Particionamento ideal / HD 10 gb

Iniciado por asobrab, 17 de Janeiro de 2007, 11:27

tópico anterior - próximo tópico

asobrab

Amigos, estou pensando em começar a usar linux e agradeceria algumas dicas!

Tenho um Athlon XP 2100+, 1.73GHz e 1.21 gb de ram. Tem um hd de 40gb onde esta o windows e outro de 10 gb onde pretendo por o linux. Vcs acham que o Ubuntu rodaria direito nessa máquina? E considerando os dados, qual seria o particionamento ideal do hd em relação a swap e tudo mais?

Asobrab

Lestat

acho que tu poderia seguir o seguinte calculo 35% (3,5gb) para o sistema, 60% (6gb) para a /home e mais ou menos 5%(500mb) p swap , só que como tu tem 1 hd de 40gb acredito que teus dados tu vai deixar no outro hd. se tu não quiser ter 1 partição dedicada para a /home ( que seria como os meus documentos do windows, tipo, a tua pasta pessoal) tu pode fazer 1 unica partição para o distema de 95% do disco e 5% para swap (ou tavez 1 pouco menos, ja que tu tem bastante ram).
espero ter ajudado
"O Primeiro Dever da Inteligência é Duvidar de Si Mesma" Albert Einstein

ppfb

você não precisa de muito swap não.....

use 512 de swap,
o resto para o / mesmo...

isso se vc realmente for deixar os arquivos no outro hd.

se for deixar nesse, crie um /dados ou algo do tipo com 5 gigas e o resto deixe para o /

use raiserfs como sistema de arquivos (pelo menos eu prefiro hehehe)

abraços

celsofaf

Citação de: ppfb online 17 de Janeiro de 2007, 11:52use raiserfs como sistema de arquivos (pelo menos eu prefiro hehehe)

Faça isso apenas se tiver à disposição um no-break ou algo do tipo, pois o reiserfs é um tanto instável quanto a desligamentos repentinos, e eu mesmo já tive problemas com ele por conta disso. Prefira ext3 ou xfs, mas com certeza ext3 (extremamente estável) para os dados pessoais (/home ou /dados, como queira), afinal eles são a coisa mais importante que alguém pode ter no computador.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

asobrab

Obrigado a todos!

e só mais uma coisa: tem algum problema deixar os dados no windows e fazer o hd só com a partição do sistema e do swap ou é fortemente recomendável ter uma partição no linux também?

abraços,
asobrab

ppfb

se você quiser você pode fazer assim, porém se seu windows estiver com o sistema de arquivos NTFS você só conseguirá ler os dados e não gravar.