Gnome mplayer!

Iniciado por Piras, 12 de Janeiro de 2007, 13:21

tópico anterior - próximo tópico

Piras

Meus colegas gnomaníacos e skinfóbicos,

Quem detestava instalar a interface "skinzable" do Mplayer e invejava muito o KDE por ter uma belezinha como o Kmplayer pode agradecer aos céus. Ou como se diz na TV: Seus problemas acabaram!  Já existe um kmplayer para o Gnome, ou, pelo menos, algo parecido. Vejam a página no Gnome Files:

http://www.gnomefiles.org/app.php/GNOME_Mplayer

Tentei compilar a coisa ontem à noite, mas sem êxito: problemas de dependência. Quem conseguir, narre a sua saga, por favor!

BeoR

Aqui compilou e instalou sem aparentes problemas.

- Bem leve, sem complicações, controles limpos, interface simples, gostei disso;
- O único problema que tive foi o de alguns botões não funcionarem ainda.. ;) ex: Configure qdo clica com o botão direito;
- Ah se houver dúvida, no beryl funcionou sem problema.

   

T+

Abraços!

vitor

Concordo com o BeoR, notei também que o de som não abre, não consegui diminuir o volume. acho que só, no mais tudo bem.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Piras

Beor,

Toda vez que tentava compilar via comando ./configure, apontava a falta de certas bibliotecas - como o libgnome-2.0 e libgnomeui - que, como você sabe, estão presentes no sistema. O que você fez para compilar? Que pacotes foi preciso instalar além do build-essentials?

BeoR

#4
Desculpe a demora em responder...

Bom realmente não sei lhe dizer, aqui quando compilei ele não reclamou de biblioteca nenhuma, ha uns dias atrás eu tentei compilar um software aqui, que não me lembro qual é no momento, e tive que resolver um monte de dependências, talvez isso tenha ajudado na compilação não pedindo nenhum pacote.
Bom você pode tentar reinstalar as bibliotecas ou procurar versões mais novas, ou então posta o ./configure seu aqui, talvez algum outro usuário que entenda mais possa ajudar.

Abraços


P.S. Esqueci de mencionar, só pra constar, talvez você necessite das devs da lib ex: libgnome2-dev, porém não posso lhe dizer com certeza pq eu não sei se é esse o seu problema mesmo, vou dar uma lida no README do gnomeplayer, qualquer coisa posto aqui.

Piras

Beor,

Se você verificar, constatará que o README do Gnome Mplayer está vazio! Todas as instruções concernentes a instalação estáo mesmo no Install e não são lá grande coisa, pois não citam as dependências.

Pensei mesmo em instalar as bilbiotecas dev, mas estas tinha tantas dependências que fiquei um pouco assustado. Vou tentar novamente hoje.

Obrigado pela atenção!

Piras

#6
Bem, consegui instalar hoje o Gnome-Mplayer.

Não é meu costume compilar programas. Prefiro esperar que a Equipe Ubuntu ou a Comunidade preparem um pacote deb estável e o incluam nos repositórios. No entanto, por tratar-se um aplicativo novo, que demorará algum tempo para aparecer nos mirrors do Debian ou Ubuntu, decidi fazer um teste, compilando o pacote TAR.GZ.

Para efetuar a compilação com sucesso, tive que instalar mais de 60 (isto mesmo, sessenta pacotes!), entre os quais, o mplayer-nogui,  build-essential, checkinstall (para construir o pacote deb) e as bibliotecas libgnome-2.0-dev e lignomeui-dev. Foram estas, aliás, que instalaram a maior parte dos Sessenta, quase todos suas dependências.

Bem, com tudo pronto, bastou que eu digitasse quatro comandos

Citar$ cd gnome-mplayer-0.3
$ ./configure
$ make
$ sudo checkinstall

para ter um pacote deb devidamente instalado com o novo programa.

Para ativá-lo, bastou digitar gnome-mplayer no terminal Gnome e lá estava ele, na minha área de trabalho!

De certo modo, brincar com o Gnome-Mplayer foi ao mesmo tempo positivo e decepcionante.

Positivo porque, conceitualmente, ele é de fato um perfeito Kmplayer para o Gnome: leve, no que tange à rapidez e aparência, ele também é sóbrio em se tratando de funcionalidades. É claro que nem todas as suas opções foram testadas, como foi o caso do submenu de configurações (Configure), pela simples razão de que ele não funcionou.

O que nos leva a decepção parcial produzida pelo GM: vários dos seus comandos ainda não funcionam, como é o caso do botão de volume ou do submenu Configure, o que revela um programa ainda muito incipiente. Mas isto é surpreendente em se tratando de uma versão 0.3? Claro que não! Porisso falo apenas em decepção parcial.

De qualquer modo, ele tocou sem problema alguns arquivos mp3, não conseguiu nada com um m4a e saiu-se muito bem com um filme avi e outro mpg. A opção de tela cheia, muito fácil de ativar, funcionou muito bem, mostrando-se muito elegante devido aos pequeninos ícones do programa.

Por outro lado, não consegui tocar nenhuma rádio com ele.

Enfim, um programa ainda imperfeito, mas bastante promissor. Espero que o desenvolvimento tome ritmo e que, em breve, tenhamos uma versão realmente funcional.