Pacote samba-common quebrado

Iniciado por Loiane, 13 de Janeiro de 2007, 11:16

tópico anterior - próximo tópico

Loiane

Estou tentando instalar alguns pacotes (java, eclipse) e toda vez que eu tento dá um erro.
Reiniciei o Synaptic e deu uma mensagem de pacote quebrado: samba-common.
Tentei fazer a reinstalação desse pacote mas dá essa mensagem de erro:

Pré-configurando pacotes:
dpkg: erro de interpretação no arquivo '/var/lib/dpkg/status', próximo à linha 13617 pacote 'samba-common':
campo 'Depends', nome de pacote faltando, ou lixo no lugar em que se esperava o nome do pacote.

Hoje mais cedo instalei os pacotes fakeroot e java-package.

Ah, mais uma coisa:
Também já tentei:
Corrigir pacotes quebrados
Selecione Editar > Consertar Pacotes Quebrados no menu.
Selecione Aplicar Mudanças Marcadas no menu Editar ou pressione Ctrl + P.
Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Mas não adiantou.

Estou utlizando o Ubuntu 6.06

Agradeço qualquer ajuda!

arsolto

Ei, Loiane, leia com atenção a mensagem de erro que você discriminou:

Pré-configurando pacotes:
dpkg: erro de interpretação no arquivo '/var/lib/dpkg/status', próximo à linha 13617 pacote 'samba-common':
campo 'Depends', nome de pacote faltando, ou lixo no lugar em que se esperava o nome do pacote.

Tudo indica que há algum erro no diretório acima e, talvez, seja preciso alterar o conteúdo deste para que o sistema volte a funcionar devidamente. Use o editor de texto Vi. Abra o Terminal e digite o comando abaixo:

sudo vi /var/lib/dpkg/status +13617

Através deste comando o arquivo de nome "status" abrirá com o cursor do rato na linha em que está o problema. De todo modo, você verá e não deve ignorar outros itens referentes ao pacote "samba-common", postando a informação de todos aqui para que possemos analisar: Package, Essential, Status, Priority, Section, Installed-Size, Maintainer, Architecture, Version, Replaces, Depends, Description e demais. Espero que compreenda minhas palavras.

Loiane

Obrigada!
Era uma linha que estava com lixo, foi só apagá-la que resolveu este problema!

Porém, não consigo instalar mais nada. Quando seleciono algum pacote pra instalar, ele baixa, mas na hora de instalar diz que não foi possível fazer a instalação e no terminal aparece o seguinte erro:

dpkg: failed to open package info file '/var/lib/dpkg/available' for reading: no such file or directory

Li em outros fóruns que podia fazer um replace do arquivo available-old para available mas quando tentei fazer isso deu o seguinte erro:

mv: cannot stat `available-old': No such file or directory

Agradeço mais uma vez plea ajuda!
Vocês são minha salvação!!!
[]'s

arsolto

Ei, Loiane, se você tivesse prestado obediência a mim ao ler a mensagem que lhe enviei, anteriormente, eu estudaria seu caso melhor para só então lhe sugerir alguma solução. Talvez você tenha trocado um problema por outro ao apagar o tal "lixo" (o que você quer dizer com isto?) contido no arquivo/diretório: /var/lib/dpkg/status.