Software Livre causa DESEMPREGO?

Iniciado por raz0r, 06 de Janeiro de 2007, 08:26

tópico anterior - próximo tópico

raz0r

Olá pessoal. Eu li o artigo e achei bastante polêmico, apesar de não concordar c/ o mesmo, eu achei q ele tem uma certa lógica.

Leiam e postem suas opiniões. Abs a todos!  ::)

http://under-linux.org/2517-software-livre-causa-desemprego.html
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

greylica

É F.U.D. como sempre, e, como o todos os otários que existem na Terra, se não existisse o Linux ele também não meteria o pau e meteria o pau na Microsoft.
Uma pena que isso anda proliferando, mas é F.U.D. reverso, em geral o que está por trás disso é um cara derrotado. O Software Livre não é culpado disso.

A incompetência é.

Akuhn

Isso só pode ser uma piada, ou já estamos em 01 de abril?

Em primeiro lugar tenho que dizer que esse kra que escreveu esse artigo não entende nada de software livre e a experiência que ele tem com usuários deve ser "zero".

Dizer que os usuários não precisam de suporte/help desk, que eles encontram tudo na internet, claro que encontram, mas:
Quantos conseguem fazer o que encontram na internet?
Quantos usuários coseguem compilar seus programas a partir dos fontes?
Quantos estão dispostos a aprender uma linguagem de programação "C", phyton, perl ou outra qualquer somente para poder corrigir possíveis bugs nos softwares que estão usando?
A maioria das empresas vai pagar pelo suporte para ter seus programas configurados e instalados. Esse artigo é uma piada, e de muito mal gosto, na minha opinião.
O mercado está carrende de suporte em GNU/Linux e software livre em geral, não há empresas capacitadas suficiente para dar suporte a este crescente mercado. Esse mercado de suporte em Software Livre é muito atraente, visto que cada vez mais grandes empresas estão migrando. Muitas só não migraram ainda por falta de suporte especializado.
Se os projetos em Software Livre estivessem tão fadados a morte como o autor diz no artigo, eu me pergunto porque grandes empresas como IBM, HP, Novell e tantas outras estão gastando milhões/bilhões dando suporte e subsídios as desenvolvedoras de software livre.

CitarEste é o caso da distro Hed Hat, uma das versões Linux mais conhecidas e utilizadas no mundo comercial que recentemente se tornou proprietária.
O Autor é tão conhecedor do assunto que nem Red Hat ele sabe escrever, acho um absurdo deixarem que publiquem um artigo desses.

Esse artigo também está mais parecendo um desabafo de um desenvolvedor com "dor de cotovelo", pois o artigo não tem fundamentação nenhuma, ele usa apenas termos como: "imagine", "num futuro próximo", "será mesmo?", até parece aquela velha estratégia "MS" de colocar incerteza e medo nas pessoas.

CitarSoftware livre não passa de uma filosofia enganosa e impensada. Linus Torvalds apenas queria tornar seu nome e feito famoso, por esse motivo tornou o kernel do Linux free, como uma tentativa de superar o atual mercado de sistemas desktop dominado até então pela Microsoft. Isto é tão óbvio e evidente que qualquer pessoa que estivesse no lugar de Linus faria a mesma coisa.

Que absurdo, acho que o autor nunca ouvi falar em GNU, Stallmann e outros, pra ele Software Livre é Linus Torvalds, rsrs.

CitarOutro fator negativo do software free é que a maioria deles é distribuído sob a licença GPL, onde o código fonte vem incluso ao programa compilado. Isto torna qualquer software dessa filosofia vulnerável, uma vez que usuários mal intencionados poderão explorar suas falhas e provocar ataques hackers facilitando assim a desordem no sistema.

A cada parágrafo que leio me surpreendo mais. É justamente por ser com fonte aberta que é mais seguro,  pois esconder erros, obter segurança por obscuridade é uma prática de pessoas sem caráter, que não tem a ética profissional de admitir seus erros. Usuários mal intencionados sempre vão explorar as falhas dos sistemas, sendo eles fechados ou abertos, mas se forem abertos, pelo menos usuários bem intencionados poderão ajudar a corrigir essas falhas rapidamente, o que já não acontece com software proprietário.

Nem vou comentar sobre o resto do artigo, pois é perda de tempo.
É lamentável como um site sobre Linux publica um artigo de conteúdo tão mentiroso como esse, realmente lamentável.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

greylica

Ué, voc não sabe que papel aceita qualquer coisa ?
Você pode escrever qualquer coisa no papel.
A internet tá aceitando qualquer coisa também, não esquenta, quem está fazendo isso por trás nós sabemos quem é. e tempoutra, se isso fosse verdade a onda do software livre já teria afundado, o FreeBSD  terai acabado ( é mais velho até que o Windows, tanto que o NT é baseado nele ), e mesmo os projetos que a Apple sustenta por debaixo do pano e são livres e gratuitos teriam acabado, tem outra pior, se não fosse o software livre, a Apple não teria tanta força para passar seu código para Intel.
Sempre tem uns caras que agem dessa amneira, deixa esse cara pedir emprego...

alexmatos

Eu nunca li nada tão sem fundamento quanto essa coisa (me recuso a chamar de artigo). Esse cara tem várias idéias mirabolantes de enganar as pessoas e ganhar dinheiro por trás dos panos. É como dizem: "Julgas aos outros como a ti mesmo". Só porque ele é um recalcado, ele quer que todo mundo seja também.

Tem gente que não sabe aproveitar as coisas boas da vida...

Citação de: Akuhn online 06 de Janeiro de 2007, 10:17
Esse artigo também está mais parecendo um desabafo de um desenvolvedor com "dor de cotovelo"

Hahahaha! Assino embaixo!

samuelbh

CitarAqueles que acreditam ser o serviço de suporte a salvação e os lucros do projeto, estão realmente equivocados. Afinal, quem precisa de suporte hoje em dia ?

Se ele disse isso, é porque nunca ouviu o termo "Consultoria". Trabalho em uma grande empresa de consultoria e posso dizer que o salário que ela paga é maior que o da média do mercado. Suporte dá mais dinheiro do que vender o produto empacotado.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Kamei Hyoga

Esse cara é uma cópia ("xerox" de 0,05) do Steve Ballmer.

daskrs

Só essas 3 palavras colocadas uma do lado da outra já mostram que o cara não tem nenhum conhecimento sobre o assunto "free/livre/grátis,".
Provavelmente ele tem aquela velha confusão de free == gratis e acha que o livre significa gratis também.. =/

raphabonelli

CitarPor esse motivo, a grande parte das iniciativas free estão fadadas à morte, pois não tem nenhum objetivo sério e compromisso de continuar o projeto caso esse objetivo inicial não seje atingido.

Qualquer artigo com um erro de português no nível de "seje" não deve ser levado em consideração.

Sobre o artigo propriamente digo só posso dizer que minha namorada, bem como os diversos funcionários da sempre crescente empresa aonde ela trabalha (uma empresa que fornece consultoria e serviços em Software Livre), possuem seus empregos graças ao software livre, e graças ao fato de se dedicarem à um software ao qual eles podem aprender de verdade.

Ao contrário dos técnico formatadores de Windows que tanto giram por aí.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Piras

Não há um só argumento novo neste texto em favor do que defende o autor. É só a velha ladainha de sempre em favor das patentes e proteção excessiva aos direitos do autor.

Argumentação idêntica é utilizada pelas grandes companhias farmacêuticas para negar o acesso das vítimas da AIDS a medicamentos mais baratos no Terceiro Mundo. "Destruir ou admitir excessões ao mundo das patentes e direitos superprotegidos pode acabar destruindo um dos pilares do mundo capitalista e assim produzir a perda de milhões de empregos".

Aliás, quantos empregos os prejuízos econômicos causados pelas inúmeras vulnerabilidades do sistema monopolista da Micro$$$ não devem ter sido suprimidos. Ou alguém pensa que tais danos não custam nada à economia?

Lucas_Panurge

Sabe por que tem gente que acha isso? Resposta: Preguiça de ler a fundo sobre SL... sem mais
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333