Gravador de DVD destrói mídias com filmes (Resolvido)

Iniciado por Eduardo_BSB, 02 de Novembro de 2006, 19:46

tópico anterior - próximo tópico

Eduardo_BSB

Não encontrei no fórum um assunto semelhante, por isso resolvi postar:
Uso o dapper. Tenho um combo e um gravador de DVD, ambos da LG. O modelo do gravador é H20N. Tudo funciona quase perfeitamente. As vezes uso os dois ao mesmo tempo. Excecuto filmes de DVD com o combo sem problemas (tenho libdvdcss instalado e demais codecs e plugins). Gravo cd's(CD-R e CD-RW) em ambos e dvd's(DVD-R e DVD-RW) no gravador sem problema. O gravador grava (ui!) DVD's de filmes sem problemas também. Mas não estou abrindo esse tópico soh pra dizer que tudo está bem então lá vai: quando coloco um DVD de filme no gravador, ele simplesmente não monta a mídia e aparece(ás vezes) uma mensagem perguntando se eu não estou tentando executar um filme criptografado sem a libdvdcss (que não é o caso, pois a possuo). Depois disso o gravador simplesmente morre. Não consigo mais abrí-lo(somente ao reiniciar a máquina). E o pior. A mídia já era !!! Não funciona mais em lugar nenhum. Nem no DVD player da TV, que funcionava tranquilo. Já perdi três DVD's. Uma vez coloquei um DVD de filme alugado e funcionou perfeitamente. Suspeito que isso só ocorra com DVD's Gravados (todos são gravados, mas acho que me fiz entender. Aqueles que se gravam em casa e tal). No XP o gravador funciona perfeiamente, me fazendo ficar com cara de bobo na frente do cara da assistência técnica. Li na cara dele algo como "quem manda usar outro sistema que não o windows!) Falta pouco pr'eu conseguir fazer tudo no Linux e abandonar de vez o sistema mais famoso do mundo. Solicito a ajuda de vocês para fazer  o gravador parar de assassinar minhas mídias de filme e conseguir a tão sonhada liberdade. ;)
Aí vai o meu fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/hdb2       /               reiserfs notail          0       1
/dev/hdb3       /home           reiserfs defaults        0       2
/dev/hda1       /media/hda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1
/dev/hdb1       none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0   

alarcon

Citação de: Eduardo_BSB online 02 de Novembro de 2006, 19:46
Uso o dapper. Tenho um combo e um gravador de DVD, ambos da LG. O modelo do gravador é H20N. Tudo funciona quase perfeitamente. As vezes uso os dois ao mesmo tempo. Excecuto filmes de DVD com o combo sem problemas (tenho libdvdcss instalado e demais codecs e plugins). Gravo cd's(CD-R e CD-RW) em ambos e dvd's(DVD-R e DVD-RW) no gravador sem problema. O gravador grava (ui!) DVD's de filmes sem problemas também. Mas não estou abrindo esse tópico soh pra dizer que tudo está bem então lá vai: quando coloco um DVD de filme no gravador, ele simplesmente não monta a mídia e aparece(ás vezes) uma mensagem perguntando se eu não estou tentando executar um filme criptografado sem a libdvdcss (que não é o caso, pois a possuo). Depois disso o gravador simplesmente morre. Não consigo mais abrí-lo(somente ao reiniciar a máquina). E o pior. A mídia já era !!! Não funciona mais em lugar nenhum. Nem no DVD player da TV, que funcionava tranquilo. Já perdi três DVD's. Uma vez coloquei um DVD de filme alugado e funcionou perfeitamente. Suspeito que isso só ocorra com DVD's Gravados (todos são gravados, mas acho que me fiz entender. Aqueles que se gravam em casa e tal). No XP o gravador funciona perfeiamente, me fazendo ficar com cara de bobo na frente do cara da assistência técnica. Li na cara dele algo como "quem manda usar outro sistema que não o windows!) Falta pouco pr'eu conseguir fazer tudo no Linux e abandonar de vez o sistema mais famoso do mundo. Solicito a ajuda de vocês para fazer  o gravador parar de assassinar minhas mídias de filme e conseguir a tão sonhada liberdade. ;)
Aí vai o meu fstab:

#
/dev/hda1       /media/hda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1

tenta assim:

/dev/hdd        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdc        /media/dvdrw   udf,iso9660 user,noauto     0       0

no seu fstab na parte relacionada aos CDs e DVDs.

OBs: veja no seu caso quem é quem, ou seja, se o /dev/hdd e o combo e o /dev/hdc é o gravador e vice-versa. Isto que coloquei é só um exemplo.

Pra finalizar não sei se com esta linha no fstab ele já cria a pasta em /media/ então vamos criá-la também.

Abra um terminal e como root (comando sudo su e sua senha) e digite:

mkdir /media/dvdrw

para criar a subpasta dvdrw dentro da pasta /media/. no caso do meu exemplo eu dei o nome de dvdrw para o driver leitor e gravador de DVDs, caso vcqueira dar outro nome para ele no seu fstab então na hora de criar a pasta também mude para o nome desejado ok.

BetinhoDJ

Meu gravador é o mesmo modelo do seu e ja me aconteceu a mesma coisa aqui... tanto que não coloco dvds gravados nele de jeito nenhum. Os dvds convencionais e de locadoras funcionam normalmente também mas com os gravados aconteceu esse problema.

Vivendo e Aprendendo!!

galactus

Que programa vocês usam para gravar o DVD?

Estão colocando a opção dele "finalizar" a mídia?

Desculpem a pergunta besta.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

BetinhoDJ

Eu uso o k3b e se eu não me engano ele finaliza a midia por padrão... mas o dvd com o qual eu tive problema foi gravado com o Nero pelo Windows e a midia foi finalizada.
Quando coloquei o dvd no drive o Ubuntu ja abril a janela peguntando o que tipo de arquivo eu queria gravar na midia como se ela fosse uma midia virgem.
Quando tentei rodar novamente o dvd ele ja não funcionou mais nem mesmo no aparelho.

Vivendo e Aprendendo!!

Eduardo_BSB

Nesse caso eu copiei DVD's com Nautilus mesmo. Acho que não tem opção de finalizar sessão. Suponho quer seja automática. É exibida uma mensagem "Terminado" ao final da gravação.

Eduardo_BSB

Citação de: alarcon online 02 de Novembro de 2006, 20:23
Citação de: Eduardo_BSB online 02 de Novembro de 2006, 19:46
Aí vai o meu fstab:

#

tenta assim:

/dev/hdd        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdc        /media/dvdrw   udf,iso9660 user,noauto     0       0

no seu fstab na parte relacionada aos CDs e DVDs.

OBs: veja no seu caso quem é quem, ou seja, se o /dev/hdd e o combo e o /dev/hdc é o gravador e vice-versa. Isto que coloquei é só um exemplo.

Pra finalizar não sei se com esta linha no fstab ele já cria a pasta em /media/ então vamos criá-la também.

Abra um terminal e como root (comando sudo su e sua senha) e digite:

mkdir /media/dvdrw

para criar a subpasta dvdrw dentro da pasta /media/. no caso do meu exemplo eu dei o nome de dvdrw para o driver leitor e gravador de DVDs, caso vcqueira dar outro nome para ele no seu fstab então na hora de criar a pasta também mude para o nome desejado ok.

Por hora nada feito. Mas obrigado. ;) Acho que muita gente vai ter esse problema quando instalar o Ubuntu porque esse gravador é bem popular. Suponho que possa ser problema do driver do gravador utilizado no ubuntu. Alguem teria uma sugestão ? ???

Eduardo_BSB

Em Sistema - Preferências - Unidades e mídias Removíveis
Desmarquei a opção "Gravar um CD ou DVD quando uma mídia virgem for inserida" e mudei o comando para CDs de audio para "nautilus --no-desktop burn:" Até o momento não tive mais problemas com isso. Vou fechar o tópico como resolvido. ;)

Magneto

Acontece o mesmo aqui, perdi 10 DVD's, pensei ser a midia ruim, mas no gravador LG não abriu mais, só funcionaram quando comprei o Notebook, o gravador é um Pioneer e com ele consegui ler todas as mídias.

gustavo_jedi

Eu estou tendo o mesmo problema, vou tentar fazer isso.
Ninguem que trabalha comigo havia visto uma coisa dessas acontecer, sera que so acontece com gravador LG H20N?

bruno.vitorino

no meu laptop asus a6va sofro do mesmo problema :/ uns grava outros nao...
persistência, persistência,persistência...

wagnerluis1982

Tive um gravador H20n por 15 dias, como conhecia o dono da loja ele me trocou por um Sony DW-Q120A (dei a diferença). Acontecia a mesma coisa que foi relatado aqui. Com o Sony ficou perfeito.