como montar e desmontar pen drive? [RESOLVIDO]

Iniciado por gtludwig, 03 de Outubro de 2006, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

gtludwig

Amigos,

Sei que, como todo dispositivo USB, o pen drive é tido como hot plug, mas gostaria de montar e desmontar essa partição (que não deixa de ser uma!) no /etc/fstab. Sei que para editar esse arquivo tenho que entrar com o comando:

$ sudo gedit /etc/fstab

e escrever uma linha lá para reconhecer a partição e rodar novamente o /etc/fstab. As perguntas são:

1) o que tenho que escrever no /etc/fstab para o ubuntu reconhecer meu pen drive?

2) existe como automatizar isso num script, mesmo que eu tenha que fornecer a senha num prompt ou algo do gênero?

Obrigado desde já!

Gustavo
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

SuperStrings

Olha só como está o meu, montando automaticamente:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/hda1       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/hda5       none            swap    sw              0       0
/dev/hdb        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy   vfat    defaults,user,noauto  0       0
/dev/sda1       /mnt/sda1       vfat    defaults,user,noauto  0       0

Coloquei na mnt por me oferecer mais informações.
Intel Pentium IV 2.4 GHz  I  HD 40 GB  I  256 RAM

arlei

Amigo,
confesso que não entendi bem o que vc deseja, visto que ao plugar o seu pendrive automaticamente ele ja é montado, pois sem que o mesmo seja montado pelo sistema vc não teria acesso a ele.
Para tanto basta depois de plugado executar o comando abaixo e vc vera onde e de que forma ele foi montado.

Citarsudo mount -l

T+
Arlei

gtludwig

Realmente!

Acho que logo após ter colocado esse post espetei o pen drive na máquina e reconheceu na hora. Depois, para desmontar, cliquei com o botão direito do mouse sobre o ícone do pen que surgiu no desktop e selecionei ejetar e funcionou direitinho! Mais ou menos por essa época parei de usar o ubuntu em casa e, honestamente, tinha esquecido desse post.

Desejo a todos os amigos do Linux um Feliz Ano Novo!

|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|