automóveis X computadores

Iniciado por Versuri, 22 de Dezembro de 2006, 16:11

tópico anterior - próximo tópico

Versuri

É velhinha mas vale a pena ler novamente, principalmente com a vinda do Vista.
Versuri

------------------------------------------------------
AUTOMÓVEIS X COMPUTADORES

Numa recente feira de informática (COMDEX), Bill Gates fez uma infeliz comparação da Indústria de computadores com a automobilística e declarou: "Se a GM tivesse evoluído tecnologicamente tanto quanto a indústria de computadores evoluiu, estaríamos todos dirigindo carros que custariam 25 dólares e que fariam 1000 milhas por galão (algo como 420km/l)".

Então a General Motors divulgou o seguinte comentário a respeito desta declaração:

SE A MICROSOFT FABRICASSE CARROS:
1- Toda vez que eles repintassem as linhas das estradas você teria que comprar um carro novo.

2- Ocasionalmente, dirigindo a 100 Km/h, seu carro, de repente, morreria na auto-estrada sem nenhuma razão aparente, e você teria apenas que aceitar isso, religá-lo (desligar o carro, tirar a chave do contato, fechar o vidro, sair do carro, fechar e trancar a porta, abrir e entrar no carro, sentar-se ao banco, abrir o vidro, colocar a chave no contato e ligar) e seguir adiante.

3- Ocasionalmente, a execução de uma manobra à esquerda, poderia fazer com que seu carro parasse e falhasse. Você teria então que reinstalar o motor! Por alguma estranha razão, você aceitaria isso também.

4- A Apple faria um carro em parceria com a Sun, confiável, cinco vezes mais rápido e dez vezes mais fácil de dirigir. Mas apenas poderia rodar em 5% das estradas.

5- Os indicadores luminosos de falta de óleo, gasolina e bateria seriam substituídos por um simples "Falha Geral ou Defeito Genérico".

6- Os novos assentos obrigariam a todos terem o mesmo tamanho "default" de nádegas.

7- Em um acidente, o sistema de airbag poderia lhe perguntar: "Você tem certeza?" antes de entrar em ação.

8- No meio de uma descida pronunciada, quando você ligar o ar condicionado, o rádio e as luzes ao mesmo tempo, ao pisar no freio apareceria uma mensagem do tipo "Este Carro realizou uma operação ilegal e será desligado"!

9- Se desligar o seu Carro98 utilizando a chave, sem antes ter desligado o radio ou o pisca-alerta, quando for ligá-lo novamente, ele iria checar todas as funções do carro durante meia hora, e ainda lhe daria uma bronca para não fazê-lo novamente.

10- A cada novo lançamento de carro, você teria que reaprender a dirigir, voltar à auto-escola e tirar uma nova carteira de motorista.

11- Para DESLIGAR seu carro, você teria que apertar o botão"Iniciar"...

O tio Bill bem que poderia ter ido dormir sem essas.

Versuri

Faltou o ctrl+alt+del no painel e qdo vc buzinasse o carro iria frear.

BetinhoDJ

É por essas e outras que existe aquele ditado... "Quem fala o que quer........" ::)

Vivendo e Aprendendo!!

carlosfrancoba

eu concordo plenamente com Bill Gates
na indústria automobilística passa anos e não se vê praticamente nada de novo nos carros
os carros ainda consomem muito combustível
os carros ainda não apresentaram uma soluções para os congestionamentos
os carros ainda locomovem-se no chão (não voam nem passam através da água)
nós ainda somos obrigados a dirigir essas choças, não dá para configurá-la certos percusos que fazemos diariamente
carros ainda custam muito caro
os carros não são capazes de evitar acidentes

a GM só saiu de engraçadinha porque não atacou a indústria de computadores, mas a microsoft em particular. Bill Gates iniciou comparando dois segmentos de industria e a GM respondeu com críticas que só dizem respeito ao sistema operacional Windows.
Isso porque a GM sabe que, se compararmos o desenvolvimento dos computadores ao dos automóveis, veremos que os automóveis pararam no tempo.

1x0 para Bill Gates
Até porque a GM foi incapaz q entender o exato teor da crítica

Versuri

Caro Carlos, tenho 38 anos e sempre trabalhei em industria automobilistica e vou responder seus questionamentos:

eu concordo plenamente com Bill Gates
Eu concordo com a GM

na indústria automobilística passa anos e não se vê praticamente nada de novo nos carros
A cada ano o desenvolvimento dos carros é expressivo unindo-se o poder da computação (que é aliada ao do desenvolvimento dos softwares e hardwares automotivos) e engenharia, carros que estacionam sozinhos sem auxilio do motorista, carros guiados por satelite, materiais mais leves e com materiais com caracteristica de proteger os ocupantes em caso de colisão, etc. Aqui no Brasil não existe mas leia as novas tecnologias aplicados nos veículos na Europa ou Japão. O que falta é infra-estrurura e vontade política.

os carros ainda consomem muito combustível
Já existem carros a água, luz solar e o próprio alcool (teconologia brasileira), o que esbarra é na força politica das refinarias que impedem, por enquanto, este desenvolvimento. É a força do $$$.

os carros ainda não apresentaram uma soluções para os congestionamentos
Soluções para congestionamento é para o Governo Federal, Estadual e Municipal, adequando as suas cidades as frotas de veículos, isso se chama infra-estrurura.

os carros ainda locomovem-se no chão (não voam nem passam através da água)
Até existem protótipos de veículos anfibios ou voadores porém não é prioridade no momento pois as cidades não estão preparadas, já imaginou um ônibus batendo em um caminhão no ar por falta de controladores? OU um engraçadinho bebado entrando no décimo andar do seu prédio?

nós ainda somos obrigados a dirigir essas choças, não dá para configurá-la certos percusos que fazemos diariamente
Existem GPS, GPRS que já fazem este tipo de trabalho, leia os informes internacionais, não se baseie somente no Brasil. Aqui ainda existem "choças", já melhorou muito mas ainda não podemos nos comparar com o desenvolvimento Europeu ou Japonês.

carros ainda custam muito caro
Custam caro ou vc ganha pouco, no Japão se acha carro novo no lixo e a população troca de carro a cada ano com incentivo do governo retirando os "velhinhos" da rua. Tenho certeza que os Deputados depois do aumento que eles mesmos lhes concederam não acham os carros caros.

os carros não são capazes de evitar acidentes
Carros são máquinas guiadas por homens, homens falham, os veículos estão munidos de vários equipamentos (air-bag, materiais de impacto de choque, detector de obstáculos, etc). Uma bomba não explode sozinho, alguém a construiu com esta finalidade, e apertando um botão ela é detonada, a culpa é da bomba ou do homem? Acidentes existem porque algo falhou. Uma peça que quebra em veículo é culpa da qualidade que não viu que esta peça estava defeituosa, e quem faz a qualidade? O HOMEM.

a GM só saiu de engraçadinha porque não atacou a indústria de computadores, mas a microsoft em particular. Bill Gates iniciou comparando dois segmentos de industria e a GM respondeu com críticas que só dizem respeito ao sistema operacional Windows.
Vc já imaginou todos os carros comandados pelo Windows? Existe algo perfeito em informática que pode fazer isso? Ainda não, nem o próprio Linux é capaz porém teríamos menos acidentes se fossem com Linux ao invés de Windows.

Isso porque a GM sabe que, se compararmos o desenvolvimento dos computadores ao dos automóveis, veremos que os automóveis pararam no tempo.
O aumento da teconologia dos automóveis está ligada ao desenvolvimento de softwares e hardwares compatíveis, o problema não são os carros não evoluídos mas a informática está pŕestando atenção nos carros atualmente e agora é que está avançando. Quem faz carro não faz computador e vice-versa, então tem quye haver um dialogo entre eles, talves vc seja a pessoa adequada para mudar este quadro, experimente.

1x0 para Bill Gates
2x1 para GM

Até porque a GM foi incapaz q entender o exato teor da crítica
Existem criticas construtivas e destrutivas, o que o Bill fez foi algo destrutivo e egoísta. Que o Bill faça softwares capazes de não terem falhas aí sim serão aplicados nos veículos. Se ele não fizer alguém o fará em breve.

carlosfrancoba

tá ok
cada um com sua opinião
veja bem

há cerca de 20 anos os computadores eram verdadeiras choças gigantescas
nesse meio tempo eles passaram a caber na sua mesa e no seu bolso (computadores de 700 reais)
eles entendiam apenas "cartões furados", hoje eles podem ser comandados pela sua voz
seu monitor era uma melancia preta, hoje os LCD estão aí disponíveis com preços despencando
internet era coisa de inteligência do exército americano ou algo assim
hoje vc tem ADSL fácil ou não paga mais pulsos na telefonia para conectar-se

é preciso apenas ser um pouco sensato para perceber o que digo
eu sei que existem protótipos de carros que desmentem todas as minhas críticas
mas eu não falo de situações pontuais, de protótipos, de japão ou europa (ah se eu falar nisso as evoluções assustam)
eu falo de uma evolução que acontece a passos largos e acontece na minha sala de estar!

Versuri

Há 20 anos atras os carros também eram bem diferentes, carburador, bateria a água, ninguém estava aí para a poluição, etc. Hoje também mudaram muito, injeção eletrônica, computador de bordo, catalisador, etc mas o impacto de um computador na mão hoje é muito menor do que seria de um carro voador ou outra coisa, os governos tem que investir em modernidade e inovação, se as cidades não se adaptarem para os novos tempos realmente breca a evolução.

Temos hoje possibilidade de construir veículos movidos a energia elétrica e a água porém há uma forte resistência daqueles que detém o $$$$, as grandes refinarias de petróleo são uma delas.

SE compararmos com a informática veja que várias pessoas já se acostumaram com o windows e nem sequer tenta o linux porque escutaram que é dificil e não prezam o tempo para compreender o sistema e é impactante para essas pessoas essas mudanças. Imagine então as mudanças e principalmente os impactos que causariam se começasse a ter veículo voadores? Ninguém ainda está preparado para isso HOJE e os impactos seriam muito maiores do que a evolução dos computadores.

Veja que somente 30% a 35% da população mundial possui um computador então os impactos são menores com as mudanças porém quase 85% da população mundial possui 1 carro e destes 65% possui mais de 1, então observe quais seriam os impactos, há de haver a evolução mas na medida certa para não se criar um caos, tem-se que preparar o terreno para depois plantar.

As industrias automobilísticas estão trabalhando duro e forte na inovação mas tem que acompanhar a evolução da sociedade, do governo, gerar infra-estrutura primeiro para depois alavancar as inovações. Não adiantaria nada lançar um carro voador e controlado com os olhos se não existe uma lei, um local, pessoas preparadas e, principalmente mente aberta para as mudanças. E veja, nem estamos falando de empregos, imagina se, derrepente, todos os governos decidam ter somente carros a água? O que aconteceriam com as pessoas que trabalham nas refinarias? Os petroleiros? Os postos de gasolina? Etc. Temos mananciais suficientes de água? etc, etc, etc.

O dificil não é mudar o ambiente mas sim se adaptar as essas mudanças. As mudanças geram desconforto para o ser humano.

Mas o importante é que existam pessoas que querem mudanças e inovação (como eu, você e muitos outros) e possam opinar, lutar e mostrar que vale a pena. Talves não na minha ou na sua geração veremos estas mudanças mas com certeza uma geração às verás. Antes eu dava um baile no futebol na rua, hoje meu filho me dá um baile no computador.

JeffersonX

Ainda bem que a Microsoft não fabrica carros. Principalmente por causa do Air Bag hahaha
E só atualizando o que a GM falou:

A cada nova versão de um carro, você teria que reaprender a dirigi. Além disso, a gasolina a ser usado deveria ter uma octanagem muito maior que a versão anterior hahaha
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Lucas_Panurge

bem q o tio bill poderia dormir sem essa, lol
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

zohguy

Caro Versuri, discordo da sua resposta ao Carlos.
Veja bem, a notícia que deu origem ao tópico é da época do início da era Pentium, se não me engano os Pentiuns 133Mhz ainda eram novidade. Já naquela época o desenvolvimento dos computadores em relação aos demais setores da indústria, era extremamente mais rápido.

Além disso, se eu fosse responder a cada uma das linhas da resposta que você botou para o Carlos, eu responderia a maioria delas dizendo: "Esta inovação no setor automobilístico só foi possível devido às inovações no setor de informática." Desde o carro que estaciona sozinho, ao rastreamento por gps, etc...

Concordo que a falta de vontade política e de infraestrutura é uma das maiores causas para que não tenhamos acesso a essas tecnologias. Mas também é verdade que tais tecnologias sempre chegam primeiro à mercados como os EUA, Europa e Japão, para finalmente, depois de ultrapassadas, chegarem ao Brasil e outros mercados emergentes, como novidades caríssimas.

Contudo, a comparação feita pelo Bill Gates foi muito infeliz. Carros e computadores são coisas completamente diferentes. Muitos setores estagnaram por que: 1. ou chegaram no ápice de seu desenvolvimento, ou 2. as melhorias posteriores seriam muito caras para serem comercialmente viáveis.

Um exemplo disso é a bicicleta. Por mais que tenham inovado com fibra de carbono, titânio, ligas exóticas.. Uma pessoa, seja um atleta ou um ciclista de fim de semana, não irá conseguir grandes diferenças de desempenho pedalando em uma bicicleta boa de R$ 1.000,00 e uma bicicleta profissional de R$ 20.000,00.
Para os atletas de ponta vale a pena utilizar uma bicicleta caríssima, pois qualquer vantagem vale muito para eles. Para os demais, as inovações não compensam pelo preço.

Com os carros a situação não é muito diferente: de que adianta ter uma Lamborghini se você não pode passar dos 80 Km/h?

Versuri

Citação de: zohguy online 22 de Dezembro de 2006, 22:47
"Esta inovação no setor automobilístico só foi possível devido às inovações no setor de informática." Desde o carro que estaciona sozinho, ao rastreamento por gps, etc...

Concordo que a falta de vontade política e de infraestrutura é uma das maiores causas para que não tenhamos acesso a essas tecnologias. Mas também é verdade que tais tecnologias sempre chegam primeiro à mercados como os EUA, Europa e Japão, para finalmente, depois de ultrapassadas, chegarem ao Brasil e outros mercados emergentes, como novidades caríssimas.

Contudo, a comparação feita pelo Bill Gates foi muito infeliz. Carros e computadores são coisas completamente diferentes. Muitos setores estagnaram por que: 1. ou chegaram no ápice de seu desenvolvimento, ou 2. as melhorias posteriores seriam muito caras para serem comercialmente viáveis.

Um exemplo disso é a bicicleta. Por mais que tenham inovado com fibra de carbono, titânio, ligas exóticas.. Uma pessoa, seja um atleta ou um ciclista de fim de semana, não irá conseguir grandes diferenças de desempenho pedalando em uma bicicleta boa de R$ 1.000,00 e uma bicicleta profissional de R$ 20.000,00.
Para os atletas de ponta vale a pena utilizar uma bicicleta caríssima, pois qualquer vantagem vale muito para eles. Para os demais, as inovações não compensam pelo preço.

Com os carros a situação não é muito diferente: de que adianta ter uma Lamborghini se você não pode passar dos 80 Km/h?

Vc não concordou comigo mas respondeu a mesma coisa que eu.....falta infra-estrutura para poder avançar.
O que a GM disse é que devemos avançar mas devemos preservar a segurança.
Se um computador travar, cair no chão, quebrar, perder os dados o máximo que vc fazer e clicar ctrl+alt+del e reiniciar, trocar um HD, recuperar um back-up etc, as pessoas não estão DENTRO de um computador porém em um carro as pessoas estão, então se falhar um freio, capotar, bater ou mesmo furar um pneu o que está em risco são as pessoas.
No computador os riscos são os dados, em um carro os riscos são a sobrevivência das pessoas.
Não se pode comparar os avanços teconológicos dos computadores com os de carro, há 20 anos atras não existia air-bag, freio ABS, freio assistido, etc, hoje isso foi um avanço tecnologico voltado para segurança.
Então, pode se criar o mais moderno dos computadores e se ele falhar, faz-se outro, troca-se peças, gasta-se em $$, em um carro não existe back-up de pessoas, não pode haver falhas e o que mais se busca no desenvolvimento de automóveis é a segurança e elas quase sempre são inviseis ou desapercebidas das pessoas.
Qdo eu falo em infra-estrutura estou falando em segurança e foi isso que a GM disse, nenhuma das falhas comuns que ocorrem em computadores não pode haver em carros.
É possivel ter um carro voador ou anfibio hoje? Sim. Oferece segurança? Não...então vamos com calma.

Bill Gates pensa em $$, a GM, Fiat, VW, Ford, Peugeot, etc pensam em $$ também porém se não houver segurança se perde pessoas coisa que para o Bill se perde computadores.

Intruder_A6

No carro M$ modelo Vista você teria que trocar o seu motor 1.0 ( que é meio devagar mas dá conta do recado, em compensação custa muito mais barato, e gasta pouco combustível ), por um carro com motor 12 cilindros de 5 litros ( que custaria uma tremenda grana, e poucos aqui no Brasil terão condição de pagar ) para suportar todos os recursos e frescuras ( que ninguém vê utilidade ) , e o consumo de combustível passaria de 15km/L para 4km/L, o carro passaria a ter problemas de super-aquecimento ( com o que seria necessário para o carro Vista funcionar ), e faria um tremendo barulho para tentar manter o motor sem superaquecer  ( não é isto que acontece com o vista, e aconteceu com o Ruindows XP, pelo menos no início ), e mesmo assim o carro andaria mais devagar que a versão Carro Ruindows 98 . ;D ;D ;D ;D ;D ;D