fedora core 6

Iniciado por lesses, 16 de Dezembro de 2006, 00:16

tópico anterior - próximo tópico

lesses

eu atualmente estou usando o ubuntu 6.10 e achei o fedora interessante só que tenho algumas duvidas :

1 - ele tem uma versão live-cd?

2 - tem uma versao ripada que cabe em apenas 1 cd? pois vi que são 6 cds

3 - voces recomendariam ele para um usuario que tem um conheçimento rasoavel sobre linux?

4 - quais sao as vantagens e desvantagens dele?

BetinhoDJ

Um dos membros aqui do forum andou testando o Fedora Core 6.
Neste tópico tem algumas impressões que ele teve do sistema... pode ser que ajude
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12741.0

Eu particularmente testei o 5 e não gostei... pesado.. métodos complicados para fazer coisas que no Ubuntu são feitas facilmente até por um usuário sem experiência de linux... outras até aparentemente faceis, mas que não funcionaram corretamente... mas tem muita gente que não troca por outro, então acaba sendo questão de gosto.
Acho que se a curiosidade aperta tem que testar pra tirar suas proprias conclusões.. foi assim que cheguei no Ubuntu e fiquei.

Vivendo e Aprendendo!!

pedropg

Eu mexo com linux a 4 anos, e atualmente utilizo o FC 6. Posso afirmar da mesma forma que o Ubuntu é aconselhado para o publico iniciante no linux, o FC também o é. É claro que ambos são diferentes em certos pontos, mas no geral vc cão verá muitas diferenças entre ambos, só algumas específicas.
    Em relação aos cd's se vc instalar a maior parte do programas nescessitará somente do cd 1, 2, 3,4. Mas dá para fazer uma instalação praticamente completa com os cd's 1 e 2. Em relação a isto parece que nas próximas versões eles trabalharam em facilitar a instalação mínima com menor número de cd's.
    A instalação,através do Instalador Anaconda, é muito fácil e intuitiva, e na minha opnião melhor que a do Ubuntu.
    Sobre o sistema ser mais pesado, isto é verdade em partes. O sistema é mais pesado após a instalação que o Ubuntu pois ele vem com uma maior variedade de programas e serviços instalados por padrão, mas caso vc consiga fazer uma "lapidação" no sistema vc terá um sistema tão rápido quanto o Ubuntu 6.10.
    Em relação ao Yum (similar ao apt-get dos sistemas baseados no Debian) eu posso afirmar que o mesmo não é mto rápido como o apt-get, mas no entanto, o Yum possui plugins que pode dar mais  imcremento no mesmo. Ele era mto mais lento no FC 5 e a cada versão ele é aprimorado tornado-se mais rápido.
   Em relação ao número de pacotes pré-compilados, vc estará melhor servido no Ubuntu.

Agora vc quer uma dica preciosa? Teste os dois sistemas, pois é muito mais valioso para vc tirar suas próprias conclusões do que ter como suas, opiniões alheias. É claro que estude como fazer as coisas em cada sistema e tente deixá-lo com o teu gosto,  depois, pondere o que atende mais as suas necessidades. Os dois são maravilhosos, sendo difícil decidir qual é melhor dos dois.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )