Formato apropriado para cópias de segurança

Iniciado por arlei, 26 de Fevereiro de 2007, 16:24

tópico anterior - próximo tópico

arlei

Amigos,

lendo um ótimo artigo da última revista Linux Magazine (LM Especial #01) que recebi sobre cópias de segurança, onde é mencionado tipos de mídias, formatos entre outros assuntos sobre o tema, um fato em especial me chamou a atenção me levando a abrir este tópico.
O artigo cita com todas as letras e de forma bem destacada a seguinte frase:

"Evite o gzip para backups como o diabo foge da cruz"

Ou seja, o autor deixa bem claro que para geração de cópias de segurança deve ser evitado o uso do formato gzip, pois o mesmo no caso de uma restauração simplesmente aborta a operação (descompactação) ao encontrar o primeiro erro, levando as vezes a perdas de enormes gigabytes de dados não corrompidos porque o gzip se recusa a continuar a descompactar a partir de um mísero bit defeituoso.

Como opção ele recomenda o uso do bzip2, pois neste formato embora muito mais lento (consome mais recursos do sistema) devido a maior taxa de compressão, os arquivos são compactados e descompactados em blocos de 900 Kbytes no máximo, então se um erro de leitura ocorrer perde-se apenas um pequeno bloco de dados, mais os blocos seguintes a ele não serão afetados.

Bem, eu como sempre uso o gzip para meus arquivos de backup, mesmo que nunca tenha tido problema, fiquei com a pulga atrás da orelha, então deixo aqui a "dica" para os colegas.

Fonte: LM Especial #01 - Pág. 42 - Artigo: E ai, tem becape? - Autor: Marc André Selig

T+
Arlei