Reiserfs

Iniciado por derol, 08 de Novembro de 2006, 02:18

tópico anterior - próximo tópico

derol

Alguem ai além de mim notou a falta desse Sistema de arquivo na instalação do Kubuntu 6.10?
Porque removeram o suporte a Reiserfs?

ricardorrm

Bom, na realidade removeram a opção de formatar nesse sistema de arquivos para instalação. O suporte ao ReiserFS continua existindo, caso você já tenha uma partição formatada nesse formato. Parece que o Reiser, criador do sistema de arquivos, andou comprando briga com o pessoal do kernel, algo tipo vaidades em excesso, compreende?  ??? Não sei se isso já foi resolvido, mas pode ter sido esse o motivo. Algumas distros tipo Fedora também não oferece opção de formatação em reiserfs, mas suporta o sistema de arquivos.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

mundano

O estranho é que o Ubuntu tem o RaiserFS e o Kubuntu não tem.. Não me parece que tenha nada a ver com guerras de vedetas..

corvolinoWinS

quando eu fui instalar o kubuntu tive que mudar o formato para etx3  ;\

corvolinopunk-

sidney richards

o ricardo tem razão o criador do reiserfs tá meio que brigando com a turma do kernel tanto é que o kurumin 7 vai ser lançado sem o reisefs por causa disso também como foi no kubuntu 6.10.

celsofaf

É sempre possível (a menos que você não tenha espaço para tal, ou alguma partição sobrando) instalar o Kubuntu numa partição ext3, depois usar um LiveCD para mover o conteúdo da / para outra partição, formatar a partição original com reiserfs, e mover o conteúdo de volta.

Não recomendo o reiserfs de maneira alguma devido à sua instabilidade relacionada a desligamentos repentinos. Muito fácil perder dados numa queda de eletricidade, por exemplo. Só recomendo mesmo se o usuário tiver necessidade de manipular muitos arquivos pequenos (servidor de e-mails, por exemplo) - é aí onde mora a real vantagem do reiserfs - e, mesmo assim, se tiver à disposição coisas como no-breaks para que um desligamento manual possa ser feito caso haja queda de eletricidade.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Akuhn

Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

João Ricardo

Então o ReiserFS pode ser até mais rápido, mas o mais confiável é o Ext3?

Eu instalei o Kubuntu 6.10 numa partição já formatada em ReiserFS. Tem como fazer alguma conversão para Ext3?
Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto do meu computador...

celsofaf

Citação de: João Ricardo online 30 de Janeiro de 2007, 22:30
Então o ReiserFS pode ser até mais rápido, mas o mais confiável é o Ext3?

Sim.

Citação de: João Ricardo online 30 de Janeiro de 2007, 22:30Eu instalei o Kubuntu 6.10 numa partição já formatada em ReiserFS. Tem como fazer alguma conversão para Ext3?

Sim; leia o que escrevi algumas mensagens atrás, e faça ao contrário. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

João Ricardo

O problema é que eu não tenho nenhuma partição sobrando. Não existe alguma maneira de fazer parecida no Windows 98, onde existia um programinha que fazia a conversão do FAT 16 para FAT 32?
Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto do meu computador...