Grub e Partições [Resolvido]

Iniciado por oleschmitt, 08 de Dezembro de 2006, 20:04

tópico anterior - próximo tópico

oleschmitt

Olá a todos.
Estou tentando instalar o Ubuntu, mas estou meio perdido (leia-se: totalmente perdido) com o Grub e as partições.

Então é o seguinte:
tenho essas partições, de acordo com o Kurumin (é assim que sempre entendi partições em Linux, mas o Grub é meio estranho):

sda - Sata com WinXP - deve permanecer intocado durante a instalação - Disco 1 na Placa mãe
hdb - ATA com arquivos diversos - deve permanecer intocado durante a instalação - Disco 2 na Placa mãe
hdc - exclusivo do Linux - pode ser esculhambado à vontade - Disco 3 na placa mãe

Não gosto de utilizar Lilo ou Grub, dessa forma seleciono em qual HD dar o boot apertando F8 no menu de boot da placa mãe, escolhendo assim Linux ou WinXP.

PS.: mesmo assim sempre instalei o Lilo, por não conseguir fazer funcionar sem, não sei se pode sem.

Na hora que estou instalando o Ubuntu, ele pergunta em qual disco quero instalar o Grub, e me apresenta um tal de HD0, que nem sei qual é (tenho medo que seja o sda).
Estou com medo porque NÃO QUERO QUE SEJA MEXIDO nos sda/hdb onde tem sistemas do Windows.

Será que alguém pode me dar uma ajuda, por favor?

Eu já fiz pesquisas por aqui e mais no Google, mas o que li só me confundiu ainda mais...

O hdc pode ser particionado à vontade (swap, boot, tudo). Também sei criar as partições à mão naquele coisinha de criar partições, sem problema.

No Kurumin eu usava assim:
hdc1 - boot, sistema
hdc2 - swap
hdc3 - home

Queria manter assim, se possível.

Obrigado.

-----------------------

Editado às 19:08

Pessoal, após pesquisar mais um pouco, consegui entender essa nomenclatura do Grub, graças a uma dica do Morimoto.
Se o Admin quiser apagar esse meu tópico, tudo bem. Mas de qualquer forma, vou deixar a dica aqui:

Os dois números indicam o HD e a partição dentro dele. Ambos são nomeados a partir do zero, de forma que o "/dev/hda" vira "0", o "/dev/hdb" vira "1", o "/dev/hdc" vira "2" e o "/dev/hdd" vira "3". As partições também são nomeadas a partir do zero, de forma que a "/dev/hda1" é "0,0" e a "/dev/hda5" é "0,4", sempre subtraindo 1.

ins3rt c0in

Grub ou Lilo se vai ter que ter. Uma opção boa é não instalar o grub no HD e fazer um diskete do grub! (como o diskete de boot do Windows).

Aqui tem um ótimo guia do grub:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4055.0;topicseen

oleschmitt

Valeu Insert Coin. Muito boas essas dicas que você colocou aqui.
Favoritei pra poder consultar sempre que preciso.

Muito obrigado, viu?

Abração.