Ajuda a instalar o Ubuntu [RESOLVIDO]

Iniciado por Foxy, 03 de Dezembro de 2006, 15:24

tópico anterior - próximo tópico

Foxy

Boas pessoal,

A relativamente pouco tempo, fiquei curioso em esperimentar sistemas operativos alternativos, mais propriamente o Ubuntu, saquei o cd, e instalei no Pentium 4 que ali tenho, correu tudo muito bem, reconheceu tudo, adorei mesmo  ;D adorei tanto que queria agora instala-lo na minha maquina principal, mas aqui é que me deparei com um problema.

Nem consigo arrancar com o live cd, começa a fazer o loading, mas quando ta mesmo quase a acabar de fazer, ou seja, quando vai arrancar, bloqueia sempre no mesmo sitio, e aparecem uns "artefactos" no ecrã.
Penso que o problema seja a grafica, mas nao tenho certeza, ja andei a procurar soluçoes, mas sinceramente nao encontrei nada que me ajuda-se.

Agradecia a vossa ajuda, poix gostei imenso do Ubuntu, e queria utiliza-lo no meu computador principal.
Atençao que sou N00B em termos de Linux  :D

O meu sistema é o seguinte:
DFI Lanparty UT NF4-SLI DR EXPERT
AMD Opteron 148
2x512mb Patriot XBLK
Sapphire X1900XT

Ajudem la please
[]´s

ins3rt c0in

Citação de: Foxy online 03 de Dezembro de 2006, 15:24
aparecem uns "artefactos" no ecrã.

Lol... isso é vago!

O senhor por acaso checou o md5sun ou ,no menu do liveCD, escolheu a opção para checar o CD?

Foxy

Sim, o cd esta esta completamente funcional, ja o utilizei para instalar num P4, funcionou perfeitamente.
Como ja disse anteriormente, sou um N00B em Linux, que tipo de informaçoes precisam?

BTW, queria tentar uma soluçao para graficas ATI, mas preciso digitar uns comandos, como posso fazer isso, se nem consigo arrancar o live cd?

ginho

Com uma X1900XT.
Tem suporte? No Ubuntu?
Procurei no Google,
Esta resposta não deu?
http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1282015

ins3rt c0in

Poderia ajudar mais se você descrevesse o que são os "artefactos"!

Foxy

Artefactos sao irregularidades na imagem apresentada no ecrã.

ins3rt c0in

Uma tela azul com caracteres estranhos?? É vídeo mesmo, mas não conheço muito de ATI!

Foxy

Nao isso nao é um artefacto, mas sim, tambem me aparece isso, dai eu deduzir que o problema seja a grafica.
preciso de modificar os drivers, tenho aqui os comandos, so que nao sei como os introduzir, onde o posso fazer?

ins3rt c0in

Eu não sei que tipo de comandos você coletou mas eu vou te dar duas opções:

Quando chegar na parte do artefato ou da tela azul você preciona "Ctrl + Alt + F2". O Ubuntu funcionará em modo de texto. Você faz o login e executa os comandos.

Ou:

Na primeira tela, nas opções do LiveCD vc tem um ítem (um daqueles da barra inferior), Other Options ou coisa do gênero. O atalho é F6. Lá você pode adicionar os comandos!

Eu arrisco dizer que se trata da primeira opção. No entanto eu não sei que tipo de comando você sabe!

Foxy

Sim o que eu procurava era a primeira opçao. thanks  ;)
mas mesmo assim, nao consegui bootar o X.

Eu tenho um TFT 19 ligado por DVI, existe algum tipo de imcompatibilidade com o Ubuntu neste aspecto?

Versuri

O CD Alternate são para maquinas mais lentas, vc não entra na area grafica do gnome, ja entra automaticamente para as configurações de instalação e formatação.

Quando há este problema de partição pelo CD Desktop o ideal é usar este CD Alternate, está resolvendo para muitas pessoas inclusive para mim.

Pegue aqui: http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/6.10/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso
md5sum = 549ef19097b10ac9237c08f6dc6084c6  ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

Para maiores detalhes veja: http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/6.10/

Foxy

O alternate da exactamente o mesmo problema.
Mas ja consegui por a funcionar, com muita luta, mas consegui, o problema eram realmente os drivers da grafica, tive que meter a funcionar com os "fglrx".

O ubuntu em termos de compatibilidaes com graficas ATI deixa muito a desejar...  >:(
Agora por tar a usar estes drivers, nao consigo por o Beryl a funcionar, porque nao é compactivel... enfim.

ins3rt c0in

Foxy, seria legal se você colocasse um "Resolvido" no título do seu post e quem sabe uma explicação do que você fez pra alguém que tenha o mesmo problema que você!

Foxy

Sim tens razao  ;)

Deixo aqui o guia que usei.
Serve para activar o driver "fglrx".

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati

[]´s