Suporte a WPA2

Iniciado por DDDa, 09 de Abril de 2006, 19:26

tópico anterior - próximo tópico

DDDa

Sou novo e já vou perguntando! mas espero contribuir muito no futuro...

Eu uso o 5.10 e sempre usei meu roteador sem fio que possuo no modo WEP, simplesmente pq lembro que o gnome n possui um método gráfico para isso (n que eu conheça, mas também ainda n procurei exaustivamente). a pergunta é: tem como configurar WPA (WPA2-PSK) em modo gráfico?

embora eu saiba que é possível fazer isso em modo texto, eu gostaria de saber se o pessoal do Ubuntu quer facilitar nossa vida com o Ubuntu 6.06... digo, eu me sinto natural fazendo scripts e tal (atualmente uso bastante o haserl, q é 99% .sh), mas pq usar texto se posso usar gráfico, n é verdade?

obrigado!

adamopinheiro

Boa pergunta, ja tentei de todo jeito configurar minha Wifi WPA2 e nao consigo. Sou totalmente newbie em linux e nem os tutoriais me ajudaram.

Darcamo

Instala o pacote network-manager
Depois disso, edita o arquivo /etc/network/interfaces
sudo gedit /etc/network/interfaces
e comenta as linhas referentes a placa de rede sem fio (o network-manager não gerencia as placas que estejam configuradas no arquivo interfaces).

Depois disso reinicia o computador e vc vai ver do lado do relógio o applet do network-manager. Ele permite configurar uma rede sem fio facilmente e mudar de uma para outra se necessário. E ele tem suporte wpa.

adamopinheiro

Finalmente alguma alma caridosa que me deu uma soluçao simples e eficaz!!

Eu já tinha o Network Manager instalado mas nao funcionava. Tudo o que eu tive que fazer foi editar o interfaces e apagar umas referências de rede que já tinha configurado (acho que ele buscou da rede, que eu tinha tentado configurar antes de instalá-lo). Depois de apagar essas linhas, salvar e reiniciar o arquivo ele funcionou com perfeiçao. Detectou as redes e configurei numa boa a rede.

Muito obrigado Darcamo, primeira batalha vencida.  ;D