GRUB

Iniciado por jomafras, 14 de Novembro de 2006, 00:41

tópico anterior - próximo tópico

jomafras

Duas distribuições Linux não são consideradas pelo GRUB como 2 SOs independentes?
Eu tenho o XP e o Ubuntu no mesmo HD.
Tempos atrás instalei um outro Linux (Debian 3.1 RC) e perdi o Ubuntu no boot.
Dessa vez  com o Debian e o XP  instalei o Ubuntu Edgy e  foi o Debian que saiu do boot.
Em ambos os casos o GRUB foi instalado na MBR.
Como ter 2 Linux juntos com Windows?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Sibik

Manualmente tu adiciona o SO no menu do Grub....

$sudo gedit /boot/grub/menu.lst

jomafras

Eu fiz isso mas devo ter errado em alguma coisa porque não funcionou.
O que aconteceu foi que, tanto na instalação do Debian quanto na do Ubuntu, o GRUB na MBR apagava do menu o SO que já estava instalado.
Agora eu troquei o Debian pelo Kubuntu e não houve esse problema e tenho XP hda1, Ubuntu hda2 e Kubuntu hda6, funcionando.
Valeu.
Canal do YouTube - Blog

celsofaf

Cara, desculpe a intromissão, mas... Ter ambos Ubuntu e Kubuntu instalados não é uma redundância desnecessária? Te bastaria apenas ter o Ubuntu instalado e depois instalado o pacote kubuntu-desktop ou vice-versa.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

jomafras

O Ubuntu é o i386 e o Kubuntu era o Amd64...
Era, porque já tirei, o 64 ainda não dá...
Tbém não vejo nenhuma razão pra usar Gnome e KDE, ou é um ou outro.
Eu prefiro o Gnome...
Canal do YouTube - Blog

RC2006

Citação de: pintinho online 14 de Novembro de 2006, 00:41
Duas distribuições Linux não são consideradas pelo GRUB como 2 SOs independentes?
Eu tenho o XP e o Ubuntu no mesmo HD.
Tempos atrás instalei um outro Linux (Debian 3.1 RC) e perdi o Ubuntu no boot.
Dessa vez  com o Debian e o XP  instalei o Ubuntu Edgy e  foi o Debian que saiu do boot.
Em ambos os casos o GRUB foi instalado na MBR.
Como ter 2 Linux juntos com Windows?
Normalmente o Grub  reconhece outro Linux instalado no micro.
Uma maneira de ajudar o Grub a reconhecer uma outra distro linux seria instala-lo tambem na raiz daquela distro que vc deseja inclui-la no quadro de opção.
Ex: se vc tem o Kubuntu(hda5) e o Ubuntu(hda6)  instalados no mesmo micro e usa o Grub do Ubuntu na MBR, no kubuntu digite:
sudo grub install /dev/hda5
Assim você está instalando o grub também na raiz.
Depois rode o Ubuntu e reinstale-o na MBR
sudo grub install /dev/hda0
Não se esqueça de trocar os números pelo correspondente da sua partição.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

farbus

???

Como instalar o ubuntu sem o grub???

Alguem pode me ajudar???

vfl

Citação de: farbus online 02 de Dezembro de 2006, 11:28
???

Alguem pode me ajudar???

Para ajudar é preciso saber como você pretende inicializar (bootar) o Ubuntu.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil

farbus

Citação de: vfl online 02 de Dezembro de 2006, 13:34
Citação de: farbus online 02 de Dezembro de 2006, 11:28
???

Alguem pode me ajudar???

Para ajudar é preciso saber como você pretende inicializar (bootar) o Ubuntu.

É o seguinte, tenho 2 hds em RAid0 com o XP instalado, mas tenho um outro livre de 40gb. Eu queria que o ubuntu fosse instalado nesse de 40gb, mas sem o grub aparecendo (ele estraga o raid e alem disso, não gosto dele)... Minha placa mae é uma dfi nf4ultra, basta que eu aperte 'esc' na inicializaçao e selecione o hd pra ele bootar, por isso que não quero o grub instalado.

Será que dá pra eu fazer isso??? Gosto muito do ubuntu e queria ter uma distro linux a minha disposiçao pra eu brincar...

vfl

Farbus! Qualquer sistema operacional de uso geral (Windows, Linux, etc...) vai precisar de um bootloader (carregador de inicialização). No caso do Linux, normalmente se usa o Grub ou o Lilo.
Estes carregadores podem estar instalados:
- apenas na trilha inicial da partição onde está o Linux (nesse caso no MBR ou master boot record -> trilha
      zero, setor 1 do disco)
deverá estar instalado um gerenciador de boot como o XOSL por exemplo);
- ou parte do carregador instalado no MBR e outra na trilha inicial da partição do SO;
- Uma terceira opção seria criar um disquete para inicializar o SO.

No caso de sua placa-mãe, ao dar "esc" e escolher um disco para "bootar", na verdade você está apenas dizendo para a máquina, de qual disco ela deverá ler o MBR. No MBR está definido em qual partição será buscado o "bootloader".  A placa-mãe (ou bios) em si não é capaz de iniciar um sistema operacional, ou seja, ela não tem um bootloader.

No seu caso,  instalar um bootloader (Grub ou Lilo) no hd de 40 GB, não deveria afetar o Raid, já que este disco não faz parte do mesmo. E para inicializar o Linux neste disco, você usaria o "esc" e o selecionaria.
Infelizmente não tenho um ambiente similar ao seu e nem tive um caso assim na prática, portanto só posso fazer algumas indicações teóricas.

Talvez no seu caso seja interessante fazer a instalação do Ubuntu usando o Alternate-CD e não o LiveCD. O primeiro dá mais possibilidade de escolher particularidades na instalação. Você pode obter o mesmo em: http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubuntu-releases/edgy/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

Ao bootar um Linux na sua máquina (pode ser com um LiveCD), como ele reconhece os discos ? Para ver, digite o seguinte comando em um terminal:  sudo fdisk -l

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil

farbus

Citação de: vfl online 04 de Dezembro de 2006, 12:02
Farbus! Qualquer sistema operacional de uso geral (Windows, Linux, etc...) vai precisar de um bootloader (carregador de inicialização). No caso do Linux, normalmente se usa o Grub ou o Lilo.
Estes carregadores podem estar instalados:
- apenas na trilha inicial da partição onde está o Linux (nesse caso no MBR ou master boot record -> trilha
      zero, setor 1 do disco)
deverá estar instalado um gerenciador de boot como o XOSL por exemplo);
- ou parte do carregador instalado no MBR e outra na trilha inicial da partição do SO;
- Uma terceira opção seria criar um disquete para inicializar o SO.

No caso de sua placa-mãe, ao dar "esc" e escolher um disco para "bootar", na verdade você está apenas dizendo para a máquina, de qual disco ela deverá ler o MBR. No MBR está definido em qual partição será buscado o "bootloader".  A placa-mãe (ou bios) em si não é capaz de iniciar um sistema operacional, ou seja, ela não tem um bootloader.

No seu caso,  instalar um bootloader (Grub ou Lilo) no hd de 40 GB, não deveria afetar o Raid, já que este disco não faz parte do mesmo. E para inicializar o Linux neste disco, você usaria o "esc" e o selecionaria.
Infelizmente não tenho um ambiente similar ao seu e nem tive um caso assim na prática, portanto só posso fazer algumas indicações teóricas.

Talvez no seu caso seja interessante fazer a instalação do Ubuntu usando o Alternate-CD e não o LiveCD. O primeiro dá mais possibilidade de escolher particularidades na instalação. Você pode obter o mesmo em: http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubuntu-releases/edgy/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

Ao bootar um Linux na sua máquina (pode ser com um LiveCD), como ele reconhece os discos ? Para ver, digite o seguinte comando em um terminal:  sudo fdisk -l

Obrigado pelas dicas, to baixando esse alternate pra ver se consigo entao colocar o grub somente no hd de 40gb.
Qto ao reconhecimento dos discos, ele não reconheceu que eu usava 2 hds em raid... E tenh quase certeza que estragou minha raid, pois depois que rodei o live, nao consegui acessar nenhum outro hd, tive que formatar tudo...