Recuperar GRUB no Dapper

Iniciado por LaSSarD, 28 de Julho de 2006, 04:14

tópico anterior - próximo tópico

LaSSarD

Estava com dual-boot na máquina quando precisei reinstalar o Windows. Caí naquele velho problema já tão discutido tanto aqui quanto em todos os outros fóruns de Linux: perdi o GRUB. Para reinstalar não foi só pesquisar no Google não, o passo-a-passo dos sites simplesmente não funcionava. Não vou entrar em enrolações dizendo o porquê, vamos direto ao ponto:

1 - Rode o CD do Dapper no boot.
2 - Abra o terminal (Aplicações -> Acessórios -> Terminal)
3 - Execute:
sudo su
mkdir root
mount -t ext3 -o rw /dev/hda6 /
mount -t ext3 -o rw /dev/hda6 /home/ubuntu/root

NÃO esqueça de trocar ext3 pelo tipo de partição e hda6 pela partição onde você instalou o Ubuntu!
4 - Agora a partição já está montada. Execute:
cp -R /home/ubuntu/root/boot/grub /boot
5 - E por fim, instalar o GRUB:
/home/ubuntu/root/sbin/grub-install /dev/hda

Adaptado de HOWTO: Restore GRUB (da parte dos comentários)

Comigo não funcionou nenhuma das técnicas que utilizam chroot nem o modo rescue do CD de instalação do Breezy, sempre pelo mesmo motivo: meu HD simplesmente sumia do /dev, se eu executasse ls /dev | grep hda me retornava nada. Já essa funcionou perfeitamente. Espero que para vocês funcionem também ;D

OBS.: Não testei o método do disquete, provavelmente funcionaria, mas no meu computador não tenho floppy, portanto este método veio a ser muito mais prático :P
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

rodrigo666

Acabei de ter o mesmo problema e como tu, não possuo floopy. Parece que tudo funcionou. É bem rápida a instalação correto?

Vou reiniciar a máquina e depois volto aqui para informar se deu realmente certo.

rodrigo666

Funcionou perfeitamente!

Muito obrigado!

Tive um trabalhão com isso e já estava perdendo as esperanças.

jbmacae

Excelente tópico! Realmente todas as dicas que encontrei pelo google e/ou qualquer lugar na internet de nada me ajudaram..mas essa sim resolveu!
Claro, nem tudo funcionou perfeitamente, mas fiz uns ajustes e deixo aqui, quem sabe possa ajudar alguém! :)

- logo após o tópico 4 eu fiz o seguinte:
-->primeiro editei o "menu.lst" com o comando
Citargedit /home/ubuntu/root/boot/grub/menu.lst
--> troquei as linhas
Citarroot      (hd0,x)
para meu caso (hd0,2) e as linhas
Citar/kernel      /boot/vmlinuz-2.6.15-26-386 root=/dev/hda2 ro quiet splash
onde eu troquei hda2 para hda3 (meu caso também).

Acho que é isso, espero ter contriubuído e mais uma vez agradeço ao autor do post pela excelente dica!
João Batista
www.jbmacae.com

LaSSarD

Opa, fico feliz de ter ajudado vocês (quase nem demorei pra responder hehe)

jbmacae, estranho que você teve o trabalho extra de modificar para seu HD. O máximo que deveria acontecer era do Windows sumir da lista do GRUB e ficar apenas o Ubuntu, mas se entendi bem, no seu caso ele errou até a partição onde estava instalada o Ubuntu?
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

jbmacae

Citação de: LaSSarD online 03 de Setembro de 2006, 01:50
Opa, fico feliz de ter ajudado vocês (quase nem demorei pra responder hehe)

jbmacae, estranho que você teve o trabalho extra de modificar para seu HD. O máximo que deveria acontecer era do Windows sumir da lista do GRUB e ficar apenas o Ubuntu, mas se entendi bem, no seu caso ele errou até a partição onde estava instalada o Ubuntu?

Exatamente LaSSarD, ele errou até a partição que está instalada o Ubuntu. Mas não errou onde está o Rwindows XP e ainda colocou disponível o boot para meu segundo HD com o Windows 2000. Acho que ele pirou...hehehe

O meu desespero se deu porque eu não posso ficar sem o Rwindows no HD que está o Ubuntu, pois se eu não der boot até o SO do Bill o Ubuntu não funciona. É isso mesmo, desde que configurei a NVIDIA, todas as vezes que desligo a máquina o Ubuntu não "starta" e a solução que encontrei pra isso é entrar no Rwindows e reiniciar. Sabe algo sobre isso?!
João Batista
www.jbmacae.com

Éderson

LaSSarD, funcionou perfeitamente como vc disse. Valeu!

RC2006

LaSSard, já testei sua dica e funcionou bem.
Tomei até a liberdade de indicar este link em meu tópico sobre instalação do dapper no ítem de recuperação do Grub
Abraços
RC2006
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

mjunior

No meu caso, seguindo as outras dicas do forum, o grub sempre retorna erro 22 apos o setup (hd0)...

Seguindo esta dica...o erro foi:
root@ubuntu:/home/ubuntu# grub
Probing devices to guess BIOS drives. This may take a long time.
root@ubuntu:/home/ubuntu# mkdir root
root@ubuntu:/home/ubuntu# mount -t ext2fs -o rw /dev/hda5 /
mount: unknown filesystem type 'ext2fs'
root@ubuntu:/home/ubuntu# mount -t ext2 -o rw /dev/hda5 /
root@ubuntu:/home/ubuntu# mount -t ext2 -o rw /dev/hda5 /home/ubuntu/root
root@ubuntu:/home/ubuntu# cp -R /home/ubuntu/root/boot/grub /boot
root@ubuntu:/home/ubuntu# /home/ubuntu/root/sbin/grub-install /dev/hda
The file /boot/grub/stage1 not read correctly.
root@ubuntu:/home/ubuntu#

Detalhe..as dicas que pedem para que eu digite rescue no modo texto do boot live tamb'em retornam erro dizendo que nao h'a imagem...

Sinceramente nao sei mais o que fazer...
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).

quithos

Saudações a todos, agradesço a todos por esta dica me ajudou muito estava com problema para re-instalar o grub e esta dica foi dez.

Tudo de Bom.  ;D
"Nunca se vence uma guerra lutando sozinho, e sempre mais facil achar que a culpa e do outro, evita um aperto de mão de um possível aliado" (Raul Santos Seixas)