Gcstar - gerencie suas coleções

Iniciado por ricardorrm, 01 de Dezembro de 2006, 18:03

tópico anterior - próximo tópico

ricardorrm

Atualmente em casa utilizo dois aplicativos para gerenciar as minhas coleções: Alexandria (livros) e o Grifitth (Filmes). Numa passeada pelo site gnomefiles, vi um aplicativo que me deixou curioso. Trata-se do Gcstar. Feito em perl, trata-se de um programa para gerenciar filmes (movies) livros (books) e...games!  :o É isso daí, um baita catalogador de coleções. Sei existir nesse mesmo nível o Tellico, esse para KDE, mas como o perl é uma linguagem que roda bem no KDE e no Gnome, achei bem prático. Caso queiram ver algumas telas, o endereço é: http://www.gcstar.org/screenshot.en.php. No site você baixa um instalador binário, que checa as dependências. Enquanto você não instalar todas elas, o programa não instala. Ainda não tive a oportunidade de experimentá-lo, só o vi funcionando uma vez (hoje na hora do almoço em minha casa), mas pelo visual é um programa de primeira. Assim que tiver mais tempo irei testá-lo e colocarei aqui as minhas impressões.

Editado

Espetacular! Bate no Alexandria, Grifitth e Tellico juntos! Cadastrei os meus filmes, livros e os games PS2 dos meus filhos. Total controle como nunca consegui em nenhum outro programa. Capas, sinopses e, para os gamemaníacos, o programa busca informações em sites especializados com diversos codes e outras informações para arrebentar nos jogos. O programa está disponível em várias línguas, infelizmente o português não faz parte da tradução (quem sabe alguém vendo este post se anima, hein?). É multiplataforma, funcionando bem no Linux.
É possível cadastrar as pessoas para as quais você empresta os itens da sua coleção, inclusive com email para avisar possíveis "distraídos", aqueles que pegam emprestado e se esquecem de devolver.
É possível obter informações de diversos sites da internet, ou cadastrar manualmente os seu arquivos. Só utilizando para ver. Recomendo fortemente.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

cyberlion

Também gostei muito do programa. Só encontrei um problema: como desinstalá-lo?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

gansinho

ricardorrm, também utilizo muito programas de gerenciamento de coleções... minhas opiniões (IMHO) sobre este são:
i)mais bonito que o tellico, Alexandria ou qualquer outro, realmente bem feito
ii) sistema de buscas na internet um pouco confuso, o do tellico ganha (pelo menos foi o que eu senti)
iii)variedade de coleções menor que o do tellico, ainda assim, cobre as principais
iv) ótimas opções de exportação (as 3 em html são melhores q as 6 que o tellico oferece juntas, isso que o gcstar ainda tem opções em xml e outros 3)
v)ótimas opções de importação! nunca tinha visto isso em outro programa de bibliotecas, importa tranquilamente arquivos do tellico
vi)sobre a instalação, apenas um erro, pelo menos aqui ele não criou automaticamente o link no applications, não que seja um grande problema, mais tem usuário que não sabe fazer tal coisa

balanço final:
Muito Muito bom, bate qualquer um nativo de gnome, fica em pé de briga com o tellico (e ganha, se vc não estiver acostumado com o sistema de busca do tellico).

Darcamo

Há muito tempo atraís eu usava um programa chamado gcfilmes para catalogar filmes e animes. O programa era muito bom, mas quando formatei o computador uma vez esqueci de fazer backup do arquivo do gcfilmes. Aí não tive saco pra fazer tudo de novo.

Depois de algum tempo vi que o autor resolveu não lançar mais versões novas do gcfilme e começar um novo projeto chamado gcstar que serviria para catalogar outras coisas além de filmes. Quer dizer, se o gcfilms já era bom o gcstar só pode ser melhor.

chakkid

Make Ubuntu 7.04 possible! Test it!

wilson_p_junior