Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.

Iniciado por Self_Control, 23 de Novembro de 2006, 15:56

tópico anterior - próximo tópico

Edilbert

Self_Control, vc tentou instalar o pacote oss-linux_v4.0rc2-179_i386.deb?????
kra instalei aqui e o (piiii) SUMIU mesmo.
consigo diminuuir/aumentar o som deboa, porem tem aquele problema que so posso escutar uma coisa de cada vez. Nao posso abrir o AMAROK E O MPLAYER ao mesmo tempo

Edilbert

Self_Control

Edilbert,

Onde baixo esse pacote?

Eu não posso escutar duas coisas as mesmo tempo? Más posso abrir dois players sem escutar?

Edilbert

Self, pelo menos aqui basta eu abrir dois player que o som ja para.
Vamos la... tipo vc ta escutando uma musica por exemplo no amarok.... e ta afim de mostrar um filme ou tocar um nova lista de musica em outro programa xmms por exemplo quando vc abre (mplayer) o Amorok para de tocar. Ai vc tem que fechar o mplayer e apertar player de novo. ou vice versa. E estou usando dessa forma melhor que ficar com a quele piiiii
Galera esse e o link onde se baixa o oss-linux
Após instalação do oss, o alsa automaticamente nao funciona, se caso nao der certo, bastar vc ir no synapitc e pedir pra fazer a remoção completa. do pacote oss-linux, ai o alsa volta ao normal com o (piiiii)

http://www.4front-tech.com/download.cgi

Abraços

Edilbert

rbpitrovski

E aí, galera!
Tentei postar sem me registrar, mas não consegui ... Me registrei só para postar essa resposta aqui. Espero que seja útil para vocês.
Eu tenho uma Asus P5LD2-SE, que vem com o AD1986A. Segundo o site do ALSA (www.alsa-project.org) não há suporte para esse dispositivo ainda.
Tentei as dicas de vocês e também não tive sucesso. Então, fiz o seguinte e funcionou. Estou há dois dias com o som 100%, podendo até alterar o volume ;)
Basta recompilar o kernel, desabilitando o ALSA e o OSS e, em seguida, baixar o alsa do site oficial e compilá-lo. Aí, só rodar o "alsaconf".

Só um detalhe: estou usando o Debian Sid. Mas, apesar das mudanças estruturais que o Ubuntu faz, acredito que deva funcionar. Estou usando o kernel 2.8.18.

Qualquer coisa, mail me: rafael (at) iei (dot) org (dot) br.

Abraços.

Self_Control

Caraca, será que precisa recompilar um Kernel por causa de um som?

Pra usuários como eu é um pouco complicado fazer isso.

Será que se eu remover o alsa e depois instalar ele novamente não dá?

Dá ultima vez que tentei remove-lo não consegui mais nada de som, só voltou quando eu instalei o ubuntu de novo.

Self_Control

Se que aqui é um fórum de Linux só que alem de resolver esse problema do linux também queria resolver o que está ocorrendo no Ruindows.

No Ruindows o som fica estalando com alguns videos. Será como posso resolver isso?

Já reinstalei o drivers e nada.

Self_Control

Galera me explica ai como eu recompilo o kernel que nem o amigo falou e instalo o alsa.

Será que não vai dá problema(sou novo em linux)

Tenho medo pq meu ubuntu tá arrumandinho(mp3, codec's, programas...)

Estragar isso é chato.

Li alguma coisas sobre recompilação de kernel só que nem quis fazer.

Achei um pouco complicado.

ajuda ai galera.

Alguem mais conseguiu arrumar o som?

Vocês estão tendo problema com esse som no windows?

_Luks

faz tempo que venho sofrendo com esse maldito piii
já que nao consegui fazer nada, eu desativei o altofalante esquerdo ai o pii para de enxer o meu saco, porém so sai som pelo alto falante direito.

Eu já compilei a ultima versao do alsa, mas mesmo assim nao funcionou :/
vou baixar esse oss-linux_v4.0rc2-179_i386 e vê se funciona.
Se não funcionar, eu vou recompilar o kernel e compilar o alsa

:(

_Luks

esse pacote do oss parou o PII, mas o alto falante esquerdo continua mudo (sim, eu já olhei o alsamixer)
agora to recompilando o kernel:
http://www.howtoforge.com/kernel_compilation_ubuntu

_Luks

argh
essa compilação apenas serviu para me stressar
a compilação foi bem sucedida, mas meu pendrive kingston 1gb nao foi mais reconhecido.
A compilação do ALSA nao adiantou de nada ...

Acho que só restam duas coisas a se fazer ...
* torcer para que o ubuntu feisty tenha suporte a nossa placa
ou
*comprar uma placa de som pci ¬¬

orca

Caros amigos,

Desisti, depois de pelejar um bom tempo, de tentar configurar o som onboard da minha placa mae P5LD2 SE, com sistema de som ADI1986A Intel. Comprei, seguindo sugestao do phgliberal, uma placa de som da Genius: Sound Maker Value 5.1.

Espetei a tal placa num slot PCI da placa-mae, desabilitei na BIOS o sistema de som HDA onboard e bootei a maquina, que tem um Debian Etch para AMD64. Houve logo uma mensagem informativa do KDE dizendo algo como nao haver dispositivo de som (sound driver) e que ele usaria algo como o /dev/null...

Pois bem, gostaria de instrucoes especificas sobre como fazer agora tal placa offboard funcionar. Meu kernel e':

orca@andromeda:~$ uname -r
2.6.18-4-amd64

O resultado do comando lspci e':

orca@andromeda:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 945G/GZ/P/PL Express Memory Controller Hub (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 945G/GZ/P/PL Express PCI Express Root Port (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 1 (rev 01)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 4 (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) Serial ATA Storage Controller IDE (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 01)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 01)
04:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation Unknown device 016a (rev a1)

ou seja, agora nao aparece, por enquanto, mais nada de audio, como aparecia quando o sistema onboard estava habilitado na BIOS...

Nao rodei o alsaconf, nem usei o CD com eventual driver da Genius ainda...

Qual o proximo passo a tomar?? Por favor deem explicacoes detalhadas, se possivel... No CD da Genius, sugere que provavlemente teria que compilar o driver (fornecido num arquivo comprimido do CD), mas, em principio, gostaria de evitar isso e manter-me, se possivel, com os drivers default do Debian...

Abracos!

boi

orca

Pois bem,

Acbei de rodar o alsaconf. Ele propoe como driver para a tal placa nova de som (Genius Sound Maker Value 5.1) o mpu401 snd-mpu401, que eu aceitei; depois ele diz que vai alterar o arquivo /etc/modprobe.d/sound e eu tambem aceitei. finalmente ele diz que confgurou o driver e vai carrega-lo e ajustar o nivel  do som. Tudo parece correr direito. Contudo, um teste trivial como

# speaker-test

nao emite som nenhum nas caixas, diferentemente do que acontecia com o som onboard. Outra coisa: o icone do kmix, na linha de baixa do desktop, apresenta agora um botao vermelho com uma cruz e nada interessante pode ser aberto clicando-se nele...

Sera' que e' necessario compilar o driver fornecido no CD e "agrega-lo ao kernel???

[]'s

boi

Está errado, mpu401 é um interface midi, que é usada, por exemplo, pra comunicação com um teclado musical. Muitas placas de som tem esse recurso, mas não é isso que precisa ser configurado. Tem que saber qual o chipset usado por essa plaquinha da Genius, talvez nem seja bem suportado pelo Linux. Aliás, não sei quem te indicou essa placa, mas o cara merece uma chinelada. Se for para comprar uma placa de som offboard, a única que compensa é a Soundblaster, mesmo que seja a velha Live.

orca

Oi boi,

Quem sugeriu tal placa foi o phgliberal deste mesmo thread, numa mensagem anterior... De qualquer maneira, ele afirma que o driver seria snd_cmipci. O problema e' que o alsaconf, quando vai apresentar as opcoes de placas, na janela Soundcard  Selection, nao da esta como uma delas, somente:

mpu401 snd-mpu401
legacy Probe legacy ISA (non-PnP) chips

...

Esta placa Genius ate veio com um CD de documentacao e driver, inclusive para Linux; nao sei, contudo, se valeria a pena tentar compila-lo e carrega-lo como modulo do kernel...

Outra opcao e' o que voce mencionou: passar para uma Creative Labs, mas gostaria de saber o seguinte. Pelo site do alsa project, a Sound Blaster Live 5.1 e' suportada com driver emu10k1, e a Live 7.1 com driver ca0106. As Audigy parecem um pouco menos suportadas... Quais placas Sound Blaster exatamente voce recomenda com certeza de compatibilidade com o kernel 2.6.18-4 (do Debian Etch)? Qual placa de som voce tem?

[]'s