RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu

Iniciado por enes, 18 de Novembro de 2006, 15:16

tópico anterior - próximo tópico

enes

Olá pessoal, saudações!

A alguns dias substitui o kurumin linux que vinha mantendo como minha distro principal, pelo ubuntu 5.10. O problema é que agora eu não consigo acessar a internet, no kurumin eu utilizava os Drivers RT8180, que já vem instalados nele. Já pesquisei bastante no fórum e também no google e até agora não consegui faser a placa funconar. O maior problema é que agora eu não tenho outro sistema instalado, pois já faz algum tempo que eu só utilizo linux, e para aessar o forum, eu tenho, agora, que dar boot pelo cd do kurumin e acessar por ele. No ínicio eu pensei, bem, não se mexe em time que está ganhando, vou colocar o kurumin de volta e pronto, mas eu não sou do tipo que desiste fácil, quando coloco algo na cabeça tenho que ir até o fim, estou disposto a colocar minha net para funcionar no Ubuntu, gostaria muito que vc´s me ajudassem nisso.

Um abraço e muito obrigado a todos!

Adilson

enes

so complementando as informações, se trata de uma placa identificada no kurumin como sendo uma Realtek 8180.

Magneto

Especifique os problemas, sem isso não podemos ajudar muito.

enes

Pessoal, a situação é a seguinte:

No kurumin eu acesso a internet usando o Drive rlt8180. Este Driver já vem pré-instalado no kurumin, por isso eu só preciso ativá-lo e configurar a minha internet. Acontece que no Ubuntu 5.10, como este Driver não está presente, eu tenho que compilá-lo. Até aí tudo bem, no entanto, o Ubuntu foi compilado com o gcc-3.4.5 e o gcc presente no CD de instalação é o 4.0, por isso eu não consigo compilar o Driver. Pesquisando um pouco no forum e no Google, encontrei os links para baixar os pacotes deb's compatíveis com o kernel do meu Ubuntu (do próprio repositório do Ubuntu). Baixei pelo kurumin e instalei eles (no Ubuntu, ;)) usando o dpkg, tudo sem nenhum problema e nenhum erro. O driver da minha placa eu também já havia baixado. Então tentei compilar o Driver.Apareceram os seguintes erros:

root@ubuntu:/home/adilson/rtl8180-0.21# make
make -C /lib/modules/2.6.12-9-386/build SUBDIRS=/home/adilson/rtl8180-0.21 MODVE RDIR=/home/adilson/rtl8180-0.21 modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
  CC [M]  /home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c: In function `rtl8180_pci_probe':
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c:3632: error: structure has no member nam ed `slot_name'
make[2]: ** [/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o] Erro 1
make[1]: ** [_module_/home/adilson/rtl8180-0.21] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
make: ** [2.6] Erro 2
root@ubuntu:/home/adilson/rtl8180-0.21# clear

root@ubuntu:/home/adilson/rtl8180-0.21# make
make -C /lib/modules/2.6.12-9-386/build SUBDIRS=/home/adilson/rtl8180-0.21 MODVE RDIR=/home/adilson/rtl8180-0.21 modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
  CC [M]  /home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c: In function `rtl8180_pci_probe':
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c:3632: error: structure has no member named `slot_name'
make[2]: ** [/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o] Erro 1
make[1]: ** [_module_/home/adilson/rtl8180-0.21] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
make: ** [2.6] Erro 2

Não consigo compilar os driver's, e como não tenho internet no Ubuntu, fica muito difícil resolver o meu problema, pois tenho que dar boot pelo kurumin toda vez que preciso baixar algo ou simplesmente ler um e-mail. O Ubuntu é ótimo e eu gostaria muito de resolver esse problema e torná-lo meu sistema padrão.

Agradeço a todos que possam me ajudar!

Saudações!

enes

E aí galera...nenhuma idéia de como solucionar meu problema?

Por favor...dêem uma ajudinha aí...valeu?

t+!

Magneto

Cara, usa o Ndiswrapper, muito mais fácil, não precisa compilar e tu usa os drives do XP, no caso .sys e .inf, eu sempre usei o Ndiswrapper, presente no Kurumin por sinal, dá uma busca no fórum sobre Ndiswrapper, eu mesmo postei como eu fiz pra conectar.

enes

Citação de: Agent Orange online 22 de Novembro de 2006, 11:12
Cara, usa o Ndiswrapper, muito mais fácil, não precisa compilar e tu usa os drives do XP, no caso .sys e .inf, eu sempre usei o Ndiswrapper, presente no Kurumin por sinal, dá uma busca no fórum sobre Ndiswrapper, eu mesmo postei como eu fiz pra conectar.

Olá Agent Orange...já tentei usar o Ndiswrapper, não obtive sucesso, usei o driver que tenho no cd e também outros que baixei da net, e nenhum deles funcionou. Também estou pesquisando no forum, aliás, ja tinha visto o seu post...o kurumn tem o Ndiswrapper sim, mas com ele eu não preciso disso, o kurumin ja tráz o driver pronto para usar (no kurumin é brincadeira de criança, é 1 minuto p/ conectar na Net). Estou preocupado em solucionar o problema dos compiladores, pois se eu conseguir faser isso o meu problema estará resolvido, pois ja tenho o driver certo, só falta conseguir compilá-lo.
Obrigado por ter respondido, aguardo novas sugestões!

Um abraço!

Magneto

enes

Bom,

tive que reinstalar o kurumin, não tenho espaço para Dual-boot e estava muito difícil dar boot no cd do kurumin toda vez que ia acessar a NET. Agent Orange, agradeço muito a sua ajuda, mas fica para a próxima, talvez uma versão mais atualizada do Ubuntu eu tenha mais sorte. Alguém sabe me dizer se o 6.xx em diante tem problemas para compilar? Acho fundamental a distribuição linux ter as ferramentas adequadas para compilar os pacotes necessários. Esse é um problema que eu também enfrento no kurumin, onde o suporte a compilação não é lá grande coisa (puxa, acho que to falando de mais de kurumin aqui...rsrs, desculpem). Um abraço e obrigado pela ajuda, foi continuar frequentando o forum e assim que der instalo uma versão mais atualizada do ubuntu.

Até +!