Impressora em rede

Iniciado por gilaug, 30 de Novembro de 2006, 12:50

tópico anterior - próximo tópico

gilaug

Estou a tentar migrar para o Ubuntu, instalei a versão 6.06.
Até aqui muito bem, existe muita coisa que não funciona, nem consigo por a funcionar, especialmente multimedia, mas como é a maquina do trabalho n faz mal.. agora o problema é tenho uma impressora no local de trabalho que está ligada a uma maquina com o windows e partilha a impressora na rede... já adicionei, meti o username da maquina e pass. endereço ip.. e nada a mensagem que aparece é A Imprimir: Unable to connect to CIFS host,

depois de várias horas nisto.. estou prestes a desistir e passar outra vez para o windows onde tudo é bem mais fácil e simples.
sinceramente começo a achar o sistema bem mais complicado do que aqui se fala.. isto é muito bonito mas é para quem entende de linux.. por isso que o linux NUNCA vai ser um sistema operativo de massas.. demasiado complicado para instalar seja o que for.. dass para instalar a porcaria de uma impressora temos de tirar um curso de linux.. visitar foruns da especialidade.. de facto há muito tempo que tenho ouvido falar do Linux, e já uma vez tinha dado oportunidade ao fedora.. mas ao que parece e os fãns do linux que me perdoem mas para o utilizador normal pouco ou nada evoluiu.. continua a ser uma dor de cabeça instalar seja o que for.. por a funcionar um simples mp3 é irritante.. perde-se uma data de tempo.. enfim..
contra tudo e todos começo a achar que pela produtividade, rapidez e simplicidade o windows ou o OS valem a pena.. um sistema livre é utopico e NÃO funciona para o utilizador comum. Por vezes os informaticos vivem num mundo fechadinho só deles e pensam que é relativamente fácil fazer isto ou aquilo, o problema é que para a maioria dos mortais não é.. e as pessoas não querem perder nem tempo nem paciência.. dá muito bem, não dá LIXO.

Akuhn

Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Darcamo

Você diz que aprendeu tudo no windows sozinho, mas eu tenho certeza que não foi em um ou dois dias. Não dá pra aprender linux em 10 minutos só porque sabe windows a 10 anos. O Linux tem seus pontos fortes e fracos, mas não é tão complicado como você diz. O problema é que você pensa como se estivesse no windows. Certas coisas não são piores, são apenas diferentes e muitas vezes são até melhores do que estamos acostumados.

Quanto a multimidia, o suporte a vários formatos de música e vídeo fechados não vem instalados no Ubuntu de cara por questões de licença (para que o Ubuntu possa ser considerado GPL), mas é fácil instalar e tem um tópico fixo aqui no fórum na seções Dicas e Truques ensinando como. Se você não gosta desse comportamento é só pegar um distribuição como o Kurumin, por exemplo, que já vem instalado com essas coisas.

Quanto a impressora, basta ir no menu Sistema>Preferências>Imprimindo e adicionar a nova impressora. Seleciona impressora de rede, depois impressora Windows SMB. Aí é só colocar o nome da máquina (mais prático que o IP), da impressora, o usuário e a senha.