Problema resolução de video Ubuntu (Gutsy Gibbon - 7.10 - 32btis)

Iniciado por Nelson Quintanilha, 19 de Outubro de 2007, 12:55

tópico anterior - próximo tópico

Nelson Quintanilha

Olá pessoal
Acabei de instalar o Ubuntu Gutsy Gibbon - 7.10, o video veio normal, 1024 x 768.
Ele detectou minha placa 3D e instalou o drive da NVidea, ai o bicho pegou porque só dá 800 x 600.
Outro detalhe, quando ligo o pc meu monitor não recebe sinal de vídeo e fica com o led piscando e passando pela tela um quadradinho com as letras (Hz ?) até o GDM carregar.
Minha placa de é vídeo gforce 7300gt.
Se alguém passou por isso ou tiver alguma sugestão agradeço.
Abraços

wagner.gsantos

Eu tive o mesmo problema com a minha GeForce FX 5200, exceto o problema do led ficar piscando ;). Por pressa tive que desinstalar e voltar pro Ubuntu 7.04 até tentar descobrir o problema.
Nelson, li em algum lugar que alguem teve o mesmo problema e como ele tinha feito backup da versão anterior do xorg dele e funcionou. Como nao tenho certeza se vai dar certo fiquei esperando alguma coisa mais paupável na net antes de testar isso. Se vc o fizer e funcionar me avise:D.

mooca

Estou com o mesmo problema ! No meu caso, tenho um monitor de 17", porém o Gusty oferece resolução ( após a instalação do driver da Nvidia ) de apenas 3 formas totalmente incompatíveis, são elas: 320 x 240 / 640 x 480 e 1400 x 1050 !!

Não tem 1280 x 1024 ! E nem 800 x 600 ! O que fazer ?!

Ps: Para você ver as resoluções disponíveis acessem: Sistema -> Administração -> Screens & Graphics

Abraço !

ronimc

Bom, qto aos que não conseguem abrir o gerenciador gráfico. Acredito que voltando o backup do xorg.conf, tudo vai se resolver. Claro que vcs fizeram um backup, não é?!!!  Se não fizeram ele está aqui:

#cd /etc/X11/  (X é maiúsculo)
Eu sempre deixo um acópia no home para emergências. Acho mais fácil.
Qto após instalar o driver da nvidia, o refresh e as resoluções, comigo só funciona correto se logo após a instalação eu editar o xorg.conf dessa maneira:

Em Section "Device", acrescente as linhas:

Option          "DynamicTwinView" "false"

No meu sempre fica assim:

Section "Device"
   Identifier   "nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
   Driver      "nvidia"
   Busid      "PCI:1:0:0"
   Option      "AddARGBVisuals"   "True"
   Option      "AddARGBGLXVisuals"   "True"
   Option      "NoLogo"   "True"
        Option          "DynamicTwinView" "false"

Espero ter ajudado ou tentado.
Valeu!!!

wagner.gsantos

Uma outra solução, que funcionou comigo (que não tinha feito o backup do xorg.conf:)) foi fazer o upgrade a partir da versão7.04, o que apens prova que era só ter um backup do xorg:D.

Abraços,
Wagner Santos

alarcon

A solução para resolver a Tela preta depois do GRUB e antes do GDM está neste link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26593.msg152645.html#msg152645

é problema com o Usplash, aquela tela com barra de progresso laranja e o logotipo Ubuntu.

ronimc

Pra quem não sabe. Qdo vc ou algum software modifica o xorg.conf, é automaticamente criado um backup.
Fica na mesma pasta:

#cd /etc/X11/  (X é maiúsculo)

Onde temos o xorg.conf e xorg.conf.backup

Se algo der errado, basta copiar o xorg.conf.backup em cima do xorg.conf usando o comando cp.
Use o comando #cd /etc/X11/ como sudo para entrar no diretório.
Depois, já dentro do diretório:

#cp xorg.conf.backup xorg.conf

Pronto.

Se estiver errado que alguém corrija por favor.

mooca

Eu acho que encontrei a solução para esse problema. Achei um fórum em que um user estava com o mesmo problema de resolução e ele tem uma placa de vídeo igual a minha. Mas como estou no trabalho posso testar apenas a noite.

Porém para quem está enfrentando a mesma dificuldade pode testar por sua conta e risco. Segue o link da discussão e a solução: http://www.hangarnet.com.br/forum/index.php?s=c71942843d3498fd9caaf85591adb700&showtopic=50681&pid=1084366&st=0&#entry1084366

Foi discutido que o problema em si, seria o Xorg não adicionar as informações sobre a frequencia horizontal e vertical do monitor e por isso apresentar somente uma resolução. Exemplo de Xorg que apresenta essa informação:

Section "Monitor"
    Identifier    "LG L1752"
    Option        "DPMS"
    HorizSync    30-83
    VertRefresh    56-75
EndSection

Alguém que está enfrentando esse problema poderia dar uma olhada no seu xorg e verificar se essa informação aparece. E a mesma coisa para quem não tem o problema, apenas para verificar a informação no Xorg.

Lembrando que é necessário verificar a frequencia correta que o seu monitor trabalha para acrescentar essa informação no Xorg.

ronimc

Caro amigo, acrescentou a linha que eu disse no xorg.conf?
Se eu não fizer isso, tbm tenho o mesmo problema.
Desde o 6.06 que faço isso e funciona redondo.

mooca

Fiz e não resolveu. Criei um tópico postando o meu Xorg para não bagunçar esse tópico.

ronimc

Claro que após fazer a alteração no xorg, vc reiniciou o x né!