Não consigo acessar uma pasta no servidor windows.

Iniciado por edugc73, 01 de Junho de 2011, 15:08

tópico anterior - próximo tópico

edugc73

Pessoal boa tarde, sou novo aqui e tenho uma duvida, pesquisei e não achei em lugar nenhum, se alguem puder ajudar eu agradeço.
Tenho linux ubuntu 10.4 instalado em uma maquina, que esta numa rede com servidor windows 2000server, consigo logar nesta rede normalmente, porem ao acessar meu servidor de arquivos, não consigo acessar as pasta do servidor, apresentando a seguinte mensagem: "Não foi possível montar a localização / Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor". Fico no aguardo de qualquer esclarecimento.

pkpratka

isto foi visualizado 693 vezes e ninguem postou uma solução. tambem estou com esse problema e vejo que desde julho voce está com o mesmo problema. como vamos abandonar o ruindos se ele pelo menos funciona.

raidicar

Citarcomo vamos abandonar o ruindos se ele pelo menos funciona.
Poxa vida amigo, você entra em um fórum Linux, insinua que o Linux não funciona e por isso não da para abandonar o Windows, que funciona?
É como bater na mãe e depois, pedir carinho...

Veja se concorda, culpam o sistema operacional (linux ou windows) quando o problema são as pessoas que não conseguem faze-los funcionar adequadamente por não terem o domínio das ferramentas utilizadas, por não correrem atras de conhecimento, sempre esperando ter problemas para procurar aprender alguma coisa.
Ai reclamam... Esse windows não funciona, esse linux não funciona.... e blá blá blá! Eu acredito que ambos funcionam muito bem, tudo funciona muito bem, pessoas não funcionam muito bem, não concorda?

Outro ponto é a junção de preguiça e falta de senso que, as vezes, se apodera e como consequência faz as pessoas jogarem a culpa de sua ignorância no coitado do S.O.

Em uma pesquisa no forum, encontra-se facilmente a resposta a esse problema que, não é um problema e sim, configuração. Exemplo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50885.msg333763.html#msg333763

Por fim, uma pesquisa no google por "Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor" traz no primeiro resultado uma resposta ao problema de configuração.
Ou seja, se pegarmos a mensagem de erro e ir no google, voa-lá, várias respostas, fácil fácil...

Quando aparece um problema, algumas pessoas não tentam nada, perguntam direto, poucos abrem um post assim:
"Tenho um problema, pesquisei e fiz tal coisa, não deu certo, testei outra e nada, testei então a solução tal que achei em tal lugar e nada, não encontro nada diferente, alguém tem alguma ideia?"
Ai da até gosto de responder...

Citaristo foi visualizado 693 vezes e ninguem postou uma solução
É, mais de 600 visualizações e 0 respostas, mas o que realmente surpreende não é esse post ser visualizado mais de 600 vezes e ninguém postar uma solução (coisa que, obviamente ninguém é obrigado a fazer), mas o que surpreende mesmo é um post cujo problema tem sua resposta pipocando facilmente em uma pesquisa no google ou no próprio forum.
Ai é o Sistema que não funciona, ou sou eu que não sei como configura-lo?
vide passos 4.75 e 5. http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,8212.0.html

Segue a alteração que realizo configurar o samba.
Edite, como root, o arquivo /etc/samba/smb.conf.
Nele, existe a linha:
; name resolve order = lmhosts host wins bcast

Essa linha na verdade tem de estar assim:
name resolve order = lmhosts wins bcast host

Agora reinicie o samba e teste.

Obs1: sempre faça o backup do arquivo antes de alterar o smb.conf.
Obs2: se a linha que precisa tirar não existir, apenas insira a linha que precisa ser acrescentada.

Att,
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

selvaking

raidicar

sem fazer comentários a um usuário Windows preguiçoso, mas já comentando.

Eu sempre acessei um compartilhamento windows digitando no nautilus ou no konqueror isto:

smb://ip_do_micro/nome_compartilhamento

se preguiça, digo, precisa de identificação coloco um usuário administrador da máquina Windows e sua senha e sempre acesso.

Não preciso ter o samba instalado. Não o servidor.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

zekkerj

CitarNão preciso ter o samba instalado. Não o servidor.
Mas precisa ter o pacote smbfs.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

raidicar

Citação de: selvaking online 10 de Abril de 2012, 23:24
raidicar
se preguiça, digo, precisa de identificação coloco um usuário administrador da máquina Windows e sua senha e sempre acesso.
Não preciso ter o samba instalado. Não o servidor.

salve selvaking!
Então, parece não ter relação, o que o samba tem a ver com acesso a máquina windows? como zekkerj disse, seria preciso apenas ter o smbfs!
Mas infelizmente tem, esse erro ocorre quase sempre (digo quase, mas nos casos que vi, a incidência é de 100%) com quem tem o samba instalado. e carece dessas alterações.
http://pequenotux.blogspot.com.br/2009/07/falha-ao-recuperar-lista-de.html

se os amigos pkpratka e edugc73 não tiverem, seriam esses o primeiro caso que vejo.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

selvaking

Citação de: zekkerj online 11 de Abril de 2012, 09:29
Mas precisa ter o pacote smbfs.

Não é necessário.
É preciso ter estes pacotes instalados:
smbclient
libsmbclient
python-smbc

Desde a Hardy Heron que já vem com eles instalados por padrão.

Citação de: raidicar online 11 de Abril de 2012, 09:59
salve selvaking!
Então, parece não ter relação, o que o samba tem a ver com acesso a máquina windows? como zekkerj disse, seria preciso apenas ter o smbfs!
Mas infelizmente tem, esse erro ocorre quase sempre (digo quase, mas nos casos que vi, a incidência é de 100%) com quem tem o samba instalado. e carece dessas alterações.
http://pequenotux.blogspot.com.br/2009/07/falha-ao-recuperar-lista-de.html

se os amigos pkpratka e edugc73 não tiverem, seriam esses o primeiro caso que vejo.

Só é preciso instalar o Servidor samba se a máquina linux em questão precisa compartilhar alguma coisa via SMB.
Ela já é cliente há muito tempo de compartilhamentos SMB/CIFS
Se a máquina LINUX vai ser só cliente. remova o servidor samba.

Linux User #323049

zekkerj

Olha, pelo que eu tenho visto até agora, é necessário esse pacote sim (que não faz parte da instalação básica). Seria bom pegar uma máquina "limpa" e fazer o teste, pra gente tirar isso a limpo.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

selvaking

Citação de: zekkerj online 11 de Abril de 2012, 16:47
Olha, pelo que eu tenho visto até agora, é necessário esse pacote sim (que não faz parte da instalação básica). Seria bom pegar uma máquina "limpa" e fazer o teste, pra gente tirar isso a limpo.

Eu não estou supondo que seja assim.
Eu sei que é assim, pois uso diariamente.
Administro uma rede em torno de 120 computadores.
E sempre acessei os compartilhamentos em máquinas Windows desta forma.
Vc pode fazer um laboratório e comprovar.

Como eu sei que uma imagem vale mais que mil palavras.
Olha a comprovação abaixo:

Print Screen em Servidor externo.

1. Abri uma antiga instalação que tinha Windows XP no virtualBox.
2. Abri o Windows explorer e compartilhei uma pasta somente leitura.
3. Abri o nautilus e , após pressionar CTRL+L, digitei "smb://192.168.1.102/Downloads"
4. Abri o arquivo "34 - Um amor de cavalo.AVI". (Nota: Não consegui rodar o mesmo no Windows, pois falta alguns CODEC's no WMP)
5. Abri um terminal no Ubuntu e digitei o comando "netstat -ntl"
6. Abri um terminal no Windows e digitei "netstat -ano"
7. Fiz um printscreen da tela.

depois deste texto pronto e feito o upload do arquivo, usei este comando no sistema:
root@descartes:/home/usuario# apt-get install -s samba
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Pacotes sugeridos:
 openbsd-inetd inet-superserver smbldap-tools ldb-tools
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
 samba
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
Inst samba (2:3.5.11~dfsg-1ubuntu2.1 Ubuntu:11.10/oneiric-updates [amd64])
Conf samba (2:3.5.11~dfsg-1ubuntu2.1 Ubuntu:11.10/oneiric-updates [amd64])

Para não restar dúvidas de que ele esteja instalado.

Linux User #323049

zekkerj

Desculpe, "não restar dúvidas de que ele esteja instalado", ele, quem?

Não é do samba que eu estou falando, é do pacote "smbfs". E o que pedi para ser testado seria uma máquina limpa, recém instalada, sem nenhum pacote adicional.

selvaking

Este tbm não está instalado.
Só é preciso aqueles pacotes que citei anteriormente e que são instalados por default.

root@descartes:/home/usuario# apt-get install smbfs -s
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  cifs-utils
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  cifs-utils smbfs
0 pacotes atualizados, 2 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 13 não atualizados.
Inst cifs-utils (2:5.0-1ubuntu2 Ubuntu:11.10/oneiric [amd64])
Inst smbfs (2:5.0-1ubuntu2 Ubuntu:11.10/oneiric [amd64])
Conf cifs-utils (2:5.0-1ubuntu2 Ubuntu:11.10/oneiric [amd64])
Conf smbfs (2:5.0-1ubuntu2 Ubuntu:11.10/oneiric [amd64])

Linux User #323049

zekkerj

E nessa máquina, sem o smbfs, você consegue acessar um compartilhamento samba diretamente no gerenciador de arquivos?

selvaking

Sim. Esta é a máquina que comentei no print screen acima.

Se vc reparar na imagem aparece "descartes" que é o nome da minha máquina "Ubuntu O²"

Linux User #323049