UEFI DBX

Iniciado por Clovisb, 09 de Dezembro de 2025, 17:58

tópico anterior - próximo tópico

Clovisb

Olá.
Toda vez que eu inicio o ubuntu recebo uma irritante notificação mais ou menos nestes termos "Foi instalada uma importante atualização do sistema"
Quando eu clico pra saber qual é a atualização diz que é o UEFI dbx.
Além de ser incomodo ver essa notificação toda vez que ligo o notebook também acho muito  estranho pois não faz sentido instalar um atualização toda vez que o sistema é reiniciado, dia após dia.
Eu digitei o comando fwupdmgr update e obtive o seguinte:
$ fwupdmgr update
Devices with no available firmware updates:
 • MZVLQ1T0HBLB-00B
 • System Firmware
 • UEFI Device Firmware
 • UEFI dbx
No updatable devices

Algum de vocês está com o mesmo problema (se é que é um problema)?
Até porque qualquer atualização no UEFI me parece envolver segurança.

Clovisb

Resolvi o problema desinstalando a snap-store (ubuntu software)

nomade

Citação de: Clovisb online 09 de Dezembro de 2025, 17:58Olá.
Toda vez que eu inicio o ubuntu recebo uma irritante notificação mais ou menos nestes termos "Foi instalada uma importante atualização do sistema"
Quando eu clico pra saber qual é a atualização diz que é o UEFI dbx.
Além de ser incomodo ver essa notificação toda vez que ligo o notebook também acho muito  estranho pois não faz sentido instalar um atualização toda vez que o sistema é reiniciado, dia após dia.
Eu digitei o comando fwupdmgr update e obtive o seguinte:
$ fwupdmgr update
Devices with no available firmware updates:
 • MZVLQ1T0HBLB-00B
 • System Firmware
 • UEFI Device Firmware
 • UEFI dbx
No updatable devices

Algum de vocês está com o mesmo problema (se é que é um problema)?
Até porque qualquer atualização no UEFI me parece envolver segurança.

Essa mensagem é relacionada a lista de revogação de assinaturas de firmware usada pelo Secure Boot.
Creio que se desabilitar o secure boot já resolve, mas pode ser que prefira ficar com ele, por algum motivo.
Nesse caso o pacote firmware update do Ubuntu responsável pela mensagem de atualização é snap. Se chama fwupd.
Se remover ele pode ter problemas no boot quando precisar que o firmware de conferência seja atualizado. Se remover a snap-store não recebe mais o aviso de atualização, mas o fwupd não será mais atualizado e pode ser que tenha problemas também em algum momento. Não recomendaria a remoção.

Possível solução para o problema é remover o snap fwupd e instalar o do repositório por apt

sudo snap remove fwupd
sudo apt update && sudo apt install fwupd
Espero que resolva.

Abraço

Ubuntu Studio 24.04 LTS