Driver Wi-fi para Ubuntu

Iniciado por Lucas Gabriel de Paula, 25 de Abril de 2025, 04:45

tópico anterior - próximo tópico

Lucas Gabriel de Paula

Eu instalei o Ubuntu no meu notebook positivo Motion Red Q232B, o problema é que não aparece a opção para conectar o wi-fi, pesquisando eu descobri que preciso baixar um driver wi-fi mas estou com dificuldade para achar os arquivos certos, esse notebook não tem entrada pra colocar um cabo de rede, então eu tenho que baixar os arquivos em outro pc e passar pro notebook via USB.

Demeanor3730

Coloquei a sua dúvida no ChatGPT, espero que te ajude.

############## CHATGPT ################

Esse é um problema comum em notebooks mais modestos com chipsets Wi-Fi Realtek, especialmente com modelos como o Positivo Motion Q232B, que frequentemente utilizam o Realtek RTL8723BU, RTL8188EU ou similares — muitos dos quais não são suportados "de fábrica" no Ubuntu.

A seguir, um passo a passo que o usuário pode seguir para resolver isso sem internet no notebook, usando outro computador para baixar e transferir os arquivos via USB:

🛠� Passo a Passo para Instalar o Driver Wi-Fi Offline no Ubuntu
1. Descobrir o chipset Wi-Fi (opcional, mas recomendado)
Se o usuário ainda não sabe exatamente qual é o chip, ele pode usar este comando no notebook (via terminal):

lspci -nnk | grep -iA2 net

lsusb

Como ele não tem internet no notebook, peça para ele copiar e colar a saída em um pendrive e trazer até você (ou ao fórum).

📦 2. Baixar os drivers adequados
Para chipsets comuns como RTL8723BU, RTL8188EU, etc.
Recomende a este driver genérico (compatível com vários chipsets Realtek):

🔗 https://github.com/lwfinger/rtl8188eu

Ou, para o RTL8723DU / BU:

🔗 https://github.com/lwfinger/rtl8723bu

Instruções para uso offline:

No PC com internet:

Baixe o repositório como .zip: Clique no botão verde Code > Download ZIP

Copie esse ZIP para o pendrive.

No notebook (Ubuntu):

Extraia o ZIP:

unzip rtlXXXXXX.zip
cd rtlXXXXXX/

Instale as dependências (necessário apenas 1 vez, com acesso à internet):

Como ele está offline, talvez seja necessário instalar pacotes de compilação via .deb.(Ou seja, Baixe esses programas e instale manualmente) Dê preferência a:

build-essential

dkms

linux-headers-$(uname -r)

Compile e instale o driver:

make
sudo make install
sudo modprobe 8188eu  # ou outro nome de módulo, dependendo do driver

💡 3. Habilitar o Wi-Fi
Depois da instalação, o ícone de Wi-Fi deve aparecer automaticamente. Se não aparecer:

sudo rfkill unblock all

📎 Alternativa com adaptador USB Wi-Fi temporário
Se nada funcionar, sugerir usar temporariamente um adaptador USB Wi-Fi (alguns chipsets Realtek genéricos são plug and play no Ubuntu). Isso pode permitir instalar os drivers via apt ou git clone.

🔄 Resumo para você repassar ao usuário
Identifique o chipset com lsusb ou lspci.

Baixe o driver Realtek correspondente no GitHub (em outro PC).

Transfira para o notebook via pendrive.

Extraia, compile com make, e instale com sudo make install.

Carregue o módulo com sudo modprobe <nome_do_driver>.

Demeanor3730

Outra dica, sempre que for instalar um sistema Linux em algum notebook, pesquise no ChatGPT se o sistema é compatível com o aparelho Eletronicos e com o chip embarcado, vai evitar muito dor de cabeça antes de comprar ou formatar o sistema.