duvidas importantes

Iniciado por ozie, 27 de Novembro de 2006, 12:24

tópico anterior - próximo tópico

ozie

olá amigos

estou aqui meio embrulhado com o ubuntu 6.10, porque só começei bem à pouco tempo as minhas questões são as seguintes:

1 - o meu ubuntu quando ponho para desligar, porque é que ele não desliga mesmo, fica naquele modo como o dos, depois tenho de carregar no botao on/off, é normal?

2 - o meu firefox não tem as opções ( situadas nas ferramentas) como tem no windows, isto é normal?

3 - instalei o automatix tudo ok, mas quando faço download dos ficheiros, se for bin vou á propriedades ponho como executavel e ele executa, mas se for gz ou gz2, é a mesma coisa?

3 - os mpegs no ubuntu, qualquer que seja o player do lado direito da imagem fica todo distorcido, cheio de interferencias, quando no windows funciona na perfeição, eu atraves no automatix instalei os codecs todos, que devo fazer?

4 - como faço para ter um desfragmentador e um scandisk no ubuntu?

se possivel me ajudassem,

gratos pela atenção dispensada

abraços

agente100gelo

Seja bem-vindo colega.

Altere o título, ninguém aqui considera ninguém burro. São dúvidas normais. Dê uma pesquisada no fórum que tem muitas respostas sobre os problemas mais comuns.

Citar1 - o meu ubuntu quando ponho para desligar, porque é que ele não desliga mesmo, fica naquele modo como o dos, depois tenho de carregar no botao on/off, é normal?

Não é. Tem algo errado.

Citar2 - o meu firefox não tem as opções ( situadas nas ferramentas) como tem no windows, isto é normal?

No Linux ficam em Editar

Citar3 - instalei o automatix tudo ok, mas quando faço download dos ficheiros, se for bin vou á propriedades ponho como executavel e ele executa, mas se for gz ou gz2, é a mesma coisa?

gz ou gz2 são arquivos compactados, não executáveis. O que você está tentando instalar?

Citar3 - os mpegs no ubuntu, qualquer que seja o player do lado direito da imagem fica todo distorcido, cheio de interferencias, quando no windows funciona na perfeição, eu atraves no automatix instalei os codecs todos, que devo fazer?

Isto acontece mais com vídeos wmv. É uma questão de codecs proprietários. Nem todos irão rodar.

Citar4 - como faço para ter um desfragmentador e um scandisk no ubuntu?

Não precisa. Nunca utilizei.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

ozie

em relação ao primeiro topico tive a dar uma olhada no forum e falam muito em placas graficas, o meu não tem nada apenas onbord,

em relação ao gz, por exemplo o firefox ( quem diz isto diz outra coisa), vem formato tar.gz, sem ser necessário usar a consola, ou o automatix2, que se deve fazer? descompactar depois usar aquele que tem o simbolo exe?

e em relação aos videos não tem solução? Sei que a versão 7.04 vão fazer grandes melhoramentos nessa área... mas por enquanto soluções?

grato pela atenção

agente100gelo

A instalação de programas no Ubuntu deve ser feito preferencialmente utilizando o programa Synaptic.

Menu Sistema > Administração > Synaptic. É um sistema gráfico.

Arquivo tar.gz normalmente são necessários compilar... fuja disso! :)

Vídeos:
Depende da fonte que você está baixando. Sei que vídeos que utilizam codecs mais recentes não rodam legal.

Logoff:
Abra um outro tópico especificando o ocorrido e dando detalhes de sua configuração e versão do Ubuntu.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

erick.ubuntu

Quanto ao problema do log off vamos centralizar em apenas um topic, já criei um sobre isso e ele continua ativo.
Claro que estou pedindo isso apenas para mantermos o nosso fórum mais "enxuto" e organizado.

Abraços.
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

edulimaabreu

Oi :D

Citar3 - os mpegs no ubuntu, qualquer que seja o player do lado direito da imagem fica todo distorcido, cheio de interferencias, quando no windows funciona na perfeição, eu atraves no automatix instalei os codecs todos, que devo fazer?

Experimente abrir os .wmv com o mplayer, pois ele usa codecs diferentes do totem. É estranho, mas aki em casa os wmv rodam melhor no mplayer do q no totem.

Citarem relação ao gz, por exemplo o firefox ( quem diz isto diz outra coisa), vem formato tar.gz, sem ser necessário usar a consola, ou o automatix2, que se deve fazer? descompactar depois usar aquele que tem o simbolo exe?

Acho q vc deve estar tentando instalar o firefox 2.0.
Depois de descompacta-lo  rode o arquico firefox ou firefox-bin, ou algo assim (vc verá dentro da pasta). Para executar o arquivo:
   clique com o botão direito nele -> va em "permições" -> marque "Executar"(caso nao esteja marcado) -> pronto, clique nele e veja oq acontece.

OBS: - Arquivos EXE são arquivos executaveis para windows, e nao para linux.
         - Como o 100gelo disse, esses arquivos compctados geralmente são necessarios compilar, mas o firefox é uma excessão a regra  :D

até+...

ezrandrade

Pessoal, só para complementar a ajuda, digo que no começo, há uns seis meses, tive esta mesma preocupação com o WMV, porém, em umas "trelas" na internet, descobri a versão portátil do VLC Media Player. Ótimo multimedia player originalmente desenvolvido para linux, que só conheci no windows; pois no meu trabalho não se permite instalar programas, e com a necessidade de um player "toca-tudo" - é verdade, o experimentei. Pois bem, alguns dias depois instalei no meu Ubuntu 6.06 e, claro,  com o w32codec instalado ele funcionou perfeitamente; coisa que não havia conseguido de jeito algum anteriormente.

para instalar no Ubuntu 6.06 basta digitar no terminal: sudo apt-get install vlc e pronto, 10Mb depois vc pode assistir o que quiser, inclusive DVD e DIVX.

Boa Sorte...

Network-Coder

Citação de: ozie online 27 de Novembro de 2006, 12:24
4 - como faço para ter um desfragmentador e um scandisk no ubuntu?

Você não precisa de um desfragmentador para o linux, pois os sistemas de arquivo ext3 ou reiserf (os mais utilizados atualmente) não se fragmentão tão facilmente, devido a melhor localização onde o arquivo deve ficar.

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!