Rede Ubuntu

Iniciado por IgorM0L, 09 de Janeiro de 2007, 18:27

tópico anterior - próximo tópico

IgorM0L

Olá amigos!

Como eu crio uma rede entre o Linux/Ubuntu e o Windows98SE?

Locomotion

Dá uma procuradinha sobre Servidor Samba
É o que você vai usar pra criar essa rede

Tambem tem referencia no Guia
Procure pela parte número 20 no Índice
http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper

IgorM0L

Como fica a config. da minha placa de rede (eth1)?

IgorM0L

Tentei instalar o SAMBA pelo Synaptic, porém sempre retorna o erro na mensagem da tela!

arlei

Citação de: igormol online 10 de Janeiro de 2007, 13:18
Tentei instalar o SAMBA pelo Synaptic, porém sempre retorna o erro na mensagem da tela!

Que mensagem de erro?

Citação de: igormol online 09 de Janeiro de 2007, 23:24
Como fica a config. da minha placa de rede (eth1)?

Como assim sua eth1? Por acaso vc tem 2 NIC e quer compartilhar por essa maquina Linux o acesso a internet a outra estação?
Passe maiores informações do seu sistema e seus reais objetivos para facilitar a vida do pessoal aqui.

T+
Arlei

IgorM0L

Olá!
Na verdade, eu modifiquei várias vezes este tópico, agora já decidi, fiz a rede entre o Ubuntu Dapper e Win98SE.

Os dois já se "exergam" e trocam arquivos, apenas o Win98SE que é client do Ubuntu pelo samba que não consegue acessar a internet. Eu tenho de fazer mais alguma configuração entre eles para que distribua Internet?
Seria possível isto com um programinha chamado smb2www, ou não tem nada haver?

PS: No caso tenho duas placas ethernets, a eth1 se conecta com o outro computador (Win98SE), a segunda (eth2) com a Internet.

IgorM0L

Tentei instalar o smb2WWW, vejam o erro:

E: samba: subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 102
E: samba-dbg: problemas de dependência - deixando desconfigurado
E: swat: problemas de dependência - deixando desconfigurado

arlei

Não igormol,
para compartilhar o acesso a internet por esta maquina Linux o smb2www não tem nada haver.
Mais acho que o link abaixo ira lhe ajudar com essa questão. Caso não consiga assim mesmo, vc pode fazer uma busca aqui no fórum que tem muitos tópicos a respeito ou mesmo então postar aqui o problema que estiver tendo.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12291.0

T+
Arlei

IgorM0L

Fiz tudo isto(de acordo com o tutorial), e nada... simplesmente não deu resultado de conexão, mostra página não exibida no browser da MS (I.E) do Win98.

IgorM0L

Há!
Pronto, consegui!
Faltou colocar o servidor DNS na máquina client (Win98SE)!
Já consegui, obrigado.