Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem

Iniciado por Jack Hackham, 16 de Novembro de 2020, 16:55

tópico anterior - próximo tópico

Jack Hackham

Boa tarde a todos os usuários deste grande sistema, pessoal sou novo no ambiente Linux, venho como muito do Windows, me apaixonei pelo Ubuntu e resolvi trocar de vez, apanhei bastante e tenho muito a aprender e como qualquer usuário Windows viciado, no ubuntu eu gostaria de colocar atalho de aplicativos na área de trabalho e pesquisando eu entendi que seria entrar no diretorio /share/usr/applications e copiar o aplicativo que gostaria no caso "Mysql Workbench", "Chrome" e afins para área de trabalho.

Ao entrar no diretório informado os aplicativos estão com a imagem de uma engrenagem e com nomes totalmente diferentes conforme imagem em anexo.

Vocês poderiam me ajudar com essa questão?

Desde de já muito obrigado e espero ter explanado minha dúvida de maneira correta e no tópico correto.

Att,

Jack

sigur

Acredito que o endereço a que se refere seja /usr/share/applications.
Lá existem os arquivos .desktop
Não se preocupe com o ícone deles, copie para /home/<user>/Área de Trabalho e veja se aparecerão com o ícone certo. Troque <user> pelo seu nome de usuário no sistema.

Nunca ouvi falar desses aplicativos, mas deve funcionar.

Jack Hackham

Sigur obrigado pela ajuda, consegui colocar na área de trabalho o google chrome e o mysql workbench, porém só o atalho do Google Chrome que apareceu sua imagem normal

Clicando com o botão direito e permitir iniciar, fiz o mesmo com o Workbench porém o logo do aplicativo ficou diferente.

De qualquer forma obrigado, caso tenha uma nova solução fico grato.

Att.

selvaking

Como vc pode perceber, os arquivos ali listados são arquivos textos que funcionam como links com informações básicas de como iniciar o aplicativo.

Vc pode copiar QQ deles normalmente para sua área de trabalho, basta depois clicar nele com o botão direito do mouse e ver suas propriedades e na aba permissões marcar a opção "Permitir execução do arquivo como um programa".

Depois vc clica no arquivo com o botão direito e marca "Permitir Iniciar"

PS: Mandei só pra reforçar. Estava escrevendo o texto, esqueci de enviar e fui ver uma série na Netflix. Ainda há pouco que vi que não havia enviado e ao enviar apareceu que tinham enviado algo antes e poderia tá desatualizado. Pessoal não brinca em serviço.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

sigur

Citação de: Jack Hackham online 16 de Novembro de 2020, 22:18
Sigur obrigado pela ajuda, consegui colocar na área de trabalho o google chrome e o mysql workbench, porém só o atalho do Google Chrome que apareceu sua imagem normal

Clicando com o botão direito e permitir iniciar, fiz o mesmo com o Workbench porém o logo do aplicativo ficou diferente.

De qualquer forma obrigado, caso tenha uma nova solução fico grato.

Att.

Que bom que deu certo. Como o amigo falou, pode editar esses arquivos com o editor de texto simples, ou seja, clique com o botão direito e escolha abrir com o Gedit, por exemplo.

Verá que nele são apenas instruções, incluindo o endereço para o ícone.  Por isso, nem sempre o ícone aparece pois pode ser que o programa não possua um ícone específico dele, que veio junto com a instalação.

Outra coisa legal que pode fazer é entrar na pasta dos aplicativos /usr/share/applications usando o gerenciador de arquivos (Nautilus, por ex) e verá que os .desktop aparecem com os respectivos ícones. Mas no fim das contas, todos são arquivos de texto simples.

Jack Hackham

selvaking e sigur, muito obrigado pelas respostas tão rápidas, com certeza me fizeram gostar mais do sistema Linux e continuar com ele, espero aprender mais e mais com vocês e com o próprio sistema.

Tenham um excelente dia.

Att,

Citação de: selvaking online 17 de Novembro de 2020, 00:22
Como vc pode perceber, os arquivos ali listados são arquivos textos que funcionam como links com informações básicas de como iniciar o aplicativo.

Vc pode copiar QQ deles normalmente para sua área de trabalho, basta depois clicar nele com o botão direito do mouse e ver suas propriedades e na aba permissões marcar a opção "Permitir execução do arquivo como um programa".

Depois vc clica no arquivo com o botão direito e marca "Permitir Iniciar"

PS: Mandei só pra reforçar. Estava escrevendo o texto, esqueci de enviar e fui ver uma série na Netflix. Ainda há pouco que vi que não havia enviado e ao enviar apareceu que tinham enviado algo antes e poderia tá desatualizado. Pessoal não brinca em serviço.

Citação de: sigur online 17 de Novembro de 2020, 10:47
Citação de: Jack Hackham online 16 de Novembro de 2020, 22:18

Que bom que deu certo. Como o amigo falou, pode editar esses arquivos com o editor de texto simples, ou seja, clique com o botão direito e escolha abrir com o Gedit, por exemplo.

Verá que nele são apenas instruções, incluindo o endereço para o ícone.  Por isso, nem sempre o ícone aparece pois pode ser que o programa não possua um ícone específico dele, que veio junto com a instalação.

Outra coisa legal que pode fazer é entrar na pasta dos aplicativos /usr/share/applications usando o gerenciador de arquivos (Nautilus, por ex) e verá que os .desktop aparecem com os respectivos ícones. Mas no fim das contas, todos são arquivos de texto simples.

sigur

Citação de: Jack Hackham online 17 de Novembro de 2020, 14:56
selvaking e sigur, muito obrigado pelas respostas tão rápidas, com certeza me fizeram gostar mais do sistema Linux e continuar com ele, espero aprender mais e mais com vocês e com o próprio sistema.

Tenham um excelente dia.

Att,

Bem vindo.

creto

Olá,

Vou dar apenas um pitaco da pouca experiência que adquiri. As vezes quando instalamos um App que não está nos repositórios e por conta de algum detalhe não é criado o ícone no menu (uso o KDE) mas nada impede de ser feito em qualquer ambiente gráfico usado pelo Linux, podemos criar manualmente este ícone no menu.

Apenas prestando atenção onde se encontrada o "arquivo.desktop" que como já mencionado no tópico ficam em /usr/share/applications/arquivo-fulano0de-tal.desktop, para que seja feita a mágica é abrir o terminal e comandar:

O exemplo abaixo é de quando eu instalo o Telegram Oficial que é mandado para a pasta /opt/

sudo ln -sf /opt/telegram / /opt/telegram/

echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Exec=/opt/telegram/Telegram\n Icon=Telegram\n Type=Application\n Categories=Application;Network;' | sudo tee /usr/share/applications/telegram.desktop

Executando esses dois comandos crio um lançador e uma entrada no menu para o lançador do Telegram, fácil não?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

sigur

Citação de: creto online 17 de Novembro de 2020, 22:10
O exemplo abaixo é de quando eu instalo o Telegram Oficial que é mandado para a pasta /opt/

sudo ln -sf /opt/telegram / /opt/telegram/

Qual o significado das duas barras? Talvez tenha digitado errado.

creto

Olá @sigur,

Citação de: sigur online 18 de Novembro de 2020, 07:49

Não, pois, se você reparar há um espaço entre uma barra e outra, ou seja, é /opt/telegram/ espaço /opt/telegram/, depois disso que será criado a entrada para o telegram com o ícone correto no menu, com o outro comando.

Lembrando que não uso o telegram do repositório, por as vezes dar crá crá com o outro usado no smartPobre, e também por o do site ser atualizado com um clique no próprio app.

[Dica] Telegram "oficial" no BigLinux

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

sigur

Citação de: creto online 18 de Novembro de 2020, 19:26
Olá @sigur,

Citação de: sigur online 18 de Novembro de 2020, 07:49

Não, pois, se você reparar há um espaço entre uma barra e outra, ou seja, é /opt/telegram/ espaço /opt/telegram/, depois disso que será criado a entrada para o telegram com o ícone correto no menu, com o outro comando.

Lembrando que não uso o telegram do repositório, por as vezes dar crá crá com o outro usado no smartPobre, e também por o do site ser atualizado com um clique no próprio app.

[Dica] Telegram "oficial" no BigLinux

T+

Certo. Entendi. Deve ser a fonte mono espaçada do meu navegador. A barra parece mais próxima da outra do que do diretório do Telegram.
Por isso não costumo finalizar um path com barra. Escrevo somente /opt/Telegram e pronto.

Abraços.