Transferência muito lenta para o pendrive

Iniciado por czrcaesar, 01 de Março de 2020, 21:06

tópico anterior - próximo tópico

czrcaesar

Olá pessoal,
Essa pergunta é em relação a um problema com o KDE Neon, como é feito a partir do Ubuntu achei que seria ok fazer a pergunta aqui, caso negativo pergunto se conhecem algum outro fórum mais adequado.

O problema é em relação à transferência de arquivos para o pendrive, em sistema de arquivos FAT 32 a barra de progresso se enche e depois de 100% demora demais para finalizar. Já com sistema NTFS no pendrive, a transferência finaliza de forma bem rápida, porém após isso ejetar o pendrive é algo muito demorado, levando alguns minutos.
No Windows a transferência ocorre normal. Só testei FAT e NTFS pois são amplamente reconhecidos nos demais dispositivos, como as TVs.
Detalhe importante, caso eu perca a paciência e retire o pendrive antes dele terminar de ejetar, os arquivos que copiei nele ficam corrompidos.

A pergunta é, isso é comum? Há alguma solução?

Meu computador é um i7 9ª geração, 16GB de RAM, com portas USB 3.0 (testei nas portas frontais).
O sistema é um KDE Neon 64 bits (instalação nova, tudo atualizado) - Utiliza como base o Ubuntu 18.04 LTS bionic.
Para transferência de arquivos utilizo o próprio gerenciador de arquivos do KDE, o Dolphin.

CelticWarrior

Windows e a maior parte das distros que testei funcionam de forma muito diferente no que toca à cópia de ficheiros entre drives.

Windows normalmente apresenta a progressão da cópia mais ou menos em tempo real. E também há a saber que NTFS e FAT323 tendem a funcionar melhor em ambiente nativo, isto é, Windows.

Em Linux habitualmente a progressão da cópia é apresentada enquanto ocorre a transferência entre a unidade origem e a memória intermédia mas não entre esta e a unidade de destino. Isto significa que podemos ver a progressão até ao ponto em que todos os dados são carregados para memória mas não quando os dados são descarregados da memória para a unidade de destino. Obviamente, retirar o pendrive antes desta "segunda fase" vai resultar em corrupção.

czrcaesar

CelticWarrior obrigado pela resposta!
Faz todo o sentido, a depender da situação então é mais rápido reiniciar o computador e fazer a transferência pelo Windows, especialmente se o pendrive estiver formatado em FAT32.

Valeu!

CelticWarrior

Não necessariamente, a diferença é mínima. A perceção do progresso é que é diferente mas o tempo efetivamente gasto na mesma é similar. Isto é algo que você pode facilmente comprovar se tiver um pendrive com LED (intermitente em operações de leitura/escrita; fixo quando não está em uso e pode ser desmontado ou ejetado). 

czrcaesar

Tem razão, realmente a diferença é pequena.

Fiz um teste, formatei um pendrive em EXT4 e o comportamento em transferências foi parecido se comparado ao NTFS.

Só em FAT32 notei uma demora maior, mas aí é detalhe, posso mudar a partição se precisar.


Obrigado, entendo melhor como funciona agora.

zekkerj

Um teste interessante seria fazer a cópia dos arquivos em linha de comandos, em vez do ambiente gráfico, e ver se há diferença no tempo de cópia.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D