Criar atalho na área de trabalho para um aplicativo .exe Wine

Iniciado por lctlucas, 19 de Maio de 2020, 13:35

tópico anterior - próximo tópico

lctlucas

Olá amigos,
Não tenho muito conhecimento de linux então estou apanhando de mais, poderiam me ajudar?

Instalei um aplicativo que preciso, mas que só existe versão para windows, usando o wine. Está td certo, ele roda perfeitamente, mas gostaria de tornar mais simples a inicialização desse app com um atalho na Área de Trabalho. Hoje para iniciar o app abro o terminal e digito: wine /home/lucas/Documentos/WTLB/WTlb.exe ou navego até a pasta em que está o app e rodo o comando wine WTlb.exe
Sabem me instruir como criar um atalho que rode esse comando sem ter que acessar o terminal toda vez?

FaBMak

Vc precisa criar um arquivo .desktop.

gedit /home/seu-usuario/.local/share/applications/nome-do-app.desktop

[Desktop Entry]
Name=Internet Explorer
Exec=wine "C:\Program Files\Internet Explorer\iexplore.exe"
Icon=/path/to/iconfile
Type=Application
Categories=Wine;

Corrigir o Name, Exec e Icon para os corretos.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

lctlucas

Bom dia! Obrigado pela resposta.
O que acontece é que eu mudei o caminho de instalação do programa e instalei ele no /home/lucas/Documentos. O Wine criou um diretório nesse local. Então mesmo adaptando o arquivo .desktop para o local onde o app está instalado, não funcionava.
Tentei desinstalar o app, mas o diretório continuou na pasta Documentos. Por fim entrei como root e removi o diretório, depois instalei novamente o programa deixando na pasta padrão do Wine. Feito isso o wine criou automaticamente o atalho para o programa.
Mas depois de reinstalar, só por curiosidade, testei a sua solução e funciona quando o programa é instalado na pasta padrão do wine.