Centro de controle, por que o Ubunutu não tem? Não vale o do Gnome!

Iniciado por nq6, 12 de Março de 2007, 17:53

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Eu acho que já está mais no que da hora da Canonical desenvolver um centro de controle para o Ubuntu desenvolvido para atender as necessidades dos usuários. Algo como o que é encontrado no Open Suse, Mandriva entre outras.

Até quando teremos que esperar, pois é um ponto negativo não termos tal coisa. Seria muito bom podermos configurar o grub, xorg, x11, e tantas outras coisas. O Ubuntu ainda está muito atrás das outras que aperfeiçoam os seus respectivos centros a cada dia. Outra coisa que tudo mundo sente falta é de uma ferramenta no live-cd para restaurar o Grub com existe no Biglinux.

Eu acho que todas as soluções de sucesso que as outras distros apresentaram devem ser implementadas o quanto antes no Ubuntu.

Centro de controle Mandriva:

Yast - Open Suse:

Quando eu digo centro de controle digo um centro de controle especifico da distro e não o do Gnome com opções genéricas. Como o Yast do Suse por exemplo. Não vale o do Gnome, pois na verdade são as mesmas opções de sempre organizadas numa janela.

Até quando vamos ter que esperar?

http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

naldin

Realmente. Esse centro de controle faz muita falta, afinal existe algum plano para isso?
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

brunovegan

O Mundo é dos Debs !

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

nq6

Citação de: agente100gelo online 12 de Março de 2007, 20:10
É isso que vocês querem?

http://www.masuran.org/wp-content/uploads/2007/03/cc2.png

Vai ter no Ubuntu 7.04

Esse centro de controle é do Gnome e não do ubuntu, e não tem coisas que o Yast tem por exemplo, como configurar o grub, xorg, x11 e tantas outras coisas graficamente. Isso não é novidade, e apenas os mesmos itens organizados numa janela.

Quando eu digo centro de controle digo um centro de controle especifico da distro e não o do Gnome com opções genéricas.

Ok,
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

RxDx

Concordo.. Concordo e Concordo... Acho que já passou da hora de ter pelo menos um configurador gráfico pro Xorg e GRUB.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

JeffersonX

Com certeza! Faz falta de mais!! Eu vivo batendo nessa tecla. Acho que o pessoal do Ubuntu poderia criar os aplicativos gráficos para essas configurações, colocá-las como dependências do pacote ubuntu-desktop e configurar os atalhos corretos em Sistema> Administração/Preferências. Com isso, automaticamente instalando o Ubuntu, já teria os atalhos prontos no Gnome-Control-Center. Seria o centro de controle com os aditivos de configurações do Ubuntu.
Principalmente configurações de VPN, compartilhamento de rede, configuração gráfica para acesso via SSH ou X remoto, placa de som (inclusive nas primeiras versões do Alsa vinha um configurador. Era em modo dialog, mas portar para Python GTk não seria difícil), placa e configurações de vídeo (essa acho primordial. Inclusive acho que o XORG peca nesse aspecto. Ele é muito preso às configurações. Se eu trocar aqui meu monitor por outro com frequências e resoluções diferentes, terei a tela do shell logo após o X tentar e iniciar e falhar. Se trocar a placa de vídeo Nvidia por um ATI também terei a mesma coisa. Acho que ele poderia detectar toda vez que der o boot se houve alteração e carregar os módulos necessários), placas de captura de vídeo, um aplicativo gráfico para configuração de softmodems que o Ubuntu possui driver no pacote restricted, etc..
Quem sabe no Ubuntu 7.10 sejamos agraciados com tal dádiva?? Nú! "Falei bunitu agora" hahahaha
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

nq6

Citação de: JeffersonX online 12 de Março de 2007, 22:09
Com certeza! Faz falta de mais!! Eu vivo batendo nessa tecla. Acho que o pessoal do Ubuntu poderia criar os aplicativos gráficos para essas configurações, colocá-las como dependências do pacote ubuntu-desktop e configurar os atalhos corretos em Sistema> Administração/Preferências. Com isso, automaticamente instalando o Ubuntu, já teria os atalhos prontos no Gnome-Control-Center. Seria o centro de controle com os aditivos de configurações do Ubuntu.
Principalmente configurações de VPN, compartilhamento de rede, configuração gráfica para acesso via SSH ou X remoto, placa de som (inclusive nas primeiras versões do Alsa vinha um configurador. Era em modo dialog, mas portar para Python GTk não seria difícil), placa e configurações de vídeo (essa acho primordial. Inclusive acho que o XORG peca nesse aspecto. Ele é muito preso às configurações. Se eu trocar aqui meu monitor por outro com frequências e resoluções diferentes, terei a tela do shell logo após o X tentar e iniciar e falhar. Se trocar a placa de vídeo Nvidia por um ATI também terei a mesma coisa. Acho que ele poderia detectar toda vez que der o boot se houve alteração e carregar os módulos necessários), placas de captura de vídeo, um aplicativo gráfico para configuração de softmodems que o Ubuntu possui driver no pacote restricted, etc..
Quem sabe no Ubuntu 7.10 sejamos agraciados com tal dádiva?? Nú! "Falei bunitu agora" hahahaha

Concordo pelnamente, já que a filosofia do Ubuntu é um Linux para seres humanos, que tem o intuito de ser uma distribuição para pessoas vindas do windows, não deveria exigir maiores configurações, conhecimentos específicos, configurações manuais do xorg, x11, grub, etc... Como uma pessoa recem chegada do Windows vai fazer tudo isso. A resposta é simples, não vai.

É só depois de um tempo, com muito boa vontade de um leigo, horas e mais horas em wiks, fóruns e blogs e afins, varias tentativas, algumas re-instalações e muita dor de cabeça, esse usuário vai ficando calejado e ficando safo. Mais esse tipo de aperto não acontece no Open Suse 10.2, no Mandriva One, ou até mesmo no Kurumin. Mais não me conformo como a distro numero 1 do mundo não tem uma solução, para o básico do básico, o grub e o xorg.

Vou além, eu acho que esse Centro de Controle do Ubuntu não deveria ser como o do Open Suse ou do Mandriva, e sim melhor e com mais configurações. Contendo desde da configuração gráfica do grub a uma configuração avançada de compartilhamento de internet. Pois no Mandriva se você tem duas placas de rede e quer compartilhar a conexão de seu pc com outras maquinas, em seu centro de controle épossivel fazer isso tudo de forma gráfica, já no Ubuntu para se fazer uma simples troca de ordem do grub, dependemos do terminal, de um comando, da edição manual de uma arquivo, se para isso é necessário tudo isso, imagine o trabalho que seria para compartilhar essa conexão.

Além disso, deveria ter um centro de integração para Bluetooth, Win modem , Scanner, celulares, Web can, Joystick, dispositivos infra vermelhos, e os mais diversos periféricos de difícil configuração. Desse modo com alguns cliques teríamos tudo isso configurado, funcionando.

O Kurumin por exemplo configura através de seus scripts 80% dos win modem do mercado, por que não podemos ter isso. As web cans com um pouco de trabalho em sua grande maioria não funciona? Por que não temos essas pré configurações no nosso Ubuntu?

Com um centro de controle e esse centro de integração de periféricos, teríamos de verdade um Linux para seres humanos.

É o que eu acho!

JeffersonX

Acho que então agente tem que ficar de olho no próximo "brainstorm" do Ubuntu para o 7.10 e dar essas sugestões. Quem sabe somos atendidos...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

ninjitisu

Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui