Instalação de multifuncional canon g3100

Iniciado por Serginho Satanás, 11 de Julho de 2017, 08:41

tópico anterior - próximo tópico

Serginho Satanás

primeiro e mais importante: é possível instalar a multifuncional g3100 em ubuntu?
explico: não há uma informação no site da empresa e nem em manual de instrução em como instalar os repositórios para o hardware.
tento localizar sinal do wifi e tambem não encontro.

agradeço se alguem puder me ajudar.

o nome do meu problema é Canon G3100

sobre o meu sistema:
kernel
Linux 3.13.0-119-generic #166-Ubuntu SMP Wed May 3 12:18:55 UTC 2017 x86_64

versão da distribuição:
Ubuntu 14.04.5 LTS

ambiente gráfico:
Gnome Classic

galactus

Se for a PIXMA G3100, por incrível que pareça, a Canon disponibiliza pacotes binários do driver em questão!

http://www.cla.canon.com/cla/en/consumer/products/printers_multifunction/g_series_inkjet_printers/pixma_g3100#driversAndSoftwareTab

Só fiz entrar no site com Ubuntu e o site prontamente detectou meu sistema!  Note que são dois drivers, um pra impressora e outro para o Scanner.

Existem mais dois PPAs com drivers da Canon. Mas veja aí se o driver do fabricante funciona!

Boa sorte!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Serginho Satanás

opa! obrigado, eu não estava achando esses drivers. agora a segunda pergunta: como instalo esses drivers de terminação "tar.gz"? há algum aplicativo que funcione como instalador? se não há, como faço? obrigado!

galactus

Serginho Satanás meu fio!  Só queres o melzinho na chupeta né?  :P

Reparou que tem três  opções de downloads?

A source (fonte), se quiser compilar o driver, a "debian package" (.deb - para Debian/Ubuntu) e a "rpm package" ( .rpm - Red Hat/Fedora)?

Apesar das três opções estarem como "tar.gz" é só uma forma dele disponibilizar o arquivo compactado!   

Você vai baixar os drivers "debian package", descompactar os arquivos tar.gz ( só clicar duas vezes nele para o programa que descompacta abrir) e escolher uma pasta de destino .  Entre no seu gerenciador de arquivos e veja aí na pastinha "packages", quem está lá?

Os arquivos .deb 64 e 32bits conforme sua arquitetura!

Só clicar no pacote pretendido duas vezes para o Gdebi instalar, vai até te informar se vai ser necessário instalar algum outro pacote pra isso funcionar.  Inclusive se não der pra instalar ele também avisa!

Passou o cartão?

Espero ter ajudado mais que complicado!

Serginho Satanás

CitarEspero ter ajudado mais que complicado!

Sim, ajudou bastante. inclusive por vc ter "esmiuçado" o processo de instalação eu descobri o erro que estava cometendo. Não era a instalação em sí, mas o pacote que estava tentando instalar estava errado. eu estava tentando instalar com o pacote "source file", no entanto o correto era o "debian packagearquive".

se, no futuro, alguém tiver o mesmo problema que eu, segue os passos que fiz para instalar a impressora:

1) baixei o arquivo "cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz" pelo site linkado no segundo comentário a cima.
2) fui na pasta "home" e criei uma nova pasta, dei o nome de "multifuncional" e transferi o arquivo "cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz"para lá.
3) descompactei o arquivo na pasta mesmo, foi simples, dei dois cliques no arquivo e arrastei tudo que estava dentro do arquivo compactado para fora, ou seja, para a pasta que dei o nome de "multifuncional".

tem um jeito mais chato de fazer a mesma coisa, se preferirem é "só" 1) abrir o terminal; 2) ir para a pasta em que o arquivo "cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz" está. no meu caso é a pasta multifuncional. isso significa que no terminal eu tive que digitar: $ cd multifuncional/ [ENTER] 3)  Digitar no terminal $ tar -zxvf cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz [enter]

4) depois de descompactado eu abri o terminal e digitei $ cd multifuncional/cnijfilter2-5.30-1-deb/ [enter]. Esse processo foi para entrar na pasta "multifuncional/cnijfilter2-5.30-1-deb/" que foi criada depois de ter descompressado o arquivo que baixei.
5) feito isso eu digitei $ ls e ví que havia um arquivo denominado "install.sh"
6) digitei o comando $ ./install.sh e fim, a instalação começou.

durante a instalação haviam instruçoes simples, não lembro agora quais foram, mas eram simples, na prática foi só ficar apertando [enter]
eu instalei apenas pelo cabo usb, ainda não tentei instalar via wifi. vamos ver se consigo, mas antes vou instalar o scanner, pois estou precisando com urgencia.

de qualquer modo fica aqui um protesto sobre a Canon: muito ruim a orientação sobre instalação dessas impressoras em linux. Alias, informações inexistentes. Confesso que se pudesse voltar no tempo compraria de outra marca.

Glossário de comandos para iniciantes.

$ cd (abreviação de "change diretory" comando para entrar nas subpastas do computador)
$ ls (abreviação de "LiSt" comando para listar os arquivos contidos na pasta em que vc está navegando)
$ ./ (não sei o que significa mas executou o arquivo em questão)
$ tar -zxvf (tambem não sei o que significa, mas serve para descompactar o arquivo pretendido).

espero ajudar alguém no futuro. Abraços!

Serginho Satanás

Olha eu aqui de novo  :-\ :-\ :-\ :-\

A instalação da impressora deu tudo certo, no cabo usb e no wifi.
A instalação do scanner, pelo terminal, aparentemente também deu tudo certo. Usei o mesmo processo de instalação da impressora no scanner. o terminal não apontou qualquer problema. No entanto quando abro os programas que instalei para usar o scanner, o computador surge com as seguintes mensagens: "nenhum dispositivo encontrado" (quando abro o gscan2PDF v1.2.3), "Não é possível encontrar scanners disponíveis. O cabo pode estar desconectado ou o Scanner desligado. Verifique o status do scanner e tente novamente. (no programa ScanGear), e, "Nenhum dispositivo disponível" (no XSane image scanning program).

Alguém pode, mais uma vez, me ajudar?

Abraços

galactus

Nossa, que parto em Serginho!

Já instalou a pacotada do xsane?

sudo apt-get install sane xsane xsane-common sane-utils libsane libsane-common libsane-dbg libsane-dev libsane-extras libsane-extras-common libsane-extras-dbg libsane-extras-dev

Se não tiver essas coisas instaladas, instale e reinicie o sistema. Abra o terminal e execute o comando:

scangearmp

Tente novamente!

Se isso não der certo, achei aqui um driver que diz que funciona, um tal de sane-pixma.5. É do projeto sane: http://www.sane-project.org/

Não pesquisei como baixar e nem como instalar, vou deixar essa pra você:

http://www.sane-project.org/man/sane-pixma.5.html

Boa sorte!

Obs.:  É preciso pesquisar o suporte das coisas no Linux antes de comprar, se o Linux for seu sistema principal!  Evita muita dor de cabeça!

Engenheiro

Olá senhores,
Estou exatamente com o mesmo problema com o scaner da impressora G3100 que não funciona no Ubuntu 12.04.
Tentei as sugestões do tópico, até cheguei a instalar o SANE mas o maldito scaner não funciona.
Se alguém tiver mais alguma sugestão por favor compartilhem.
Obrigado.

kungfutsu

Boa noite, amigos.
Foram de grande valia as dicas e, no meu caso, consegui instalação com sucesso da impressora Canon G3100 e o scanner dela funcionou!
Como já foi explicado nas postagens anteriores, havia dois arquivos no link da Canon e um deles era para o scanner do multifuncional.
Após instalar a impressora pelo método do Serginho Satanás, fui na pasta onde descompactei o arquivo deb do scanner e usei o mesmo método de dentro dessa outra pasta (sudo ./install.sh).
Ele instalou rapidinho sem fazer pergunta alguma e depois não encontrei nada gráfico para poder "clicar" tampouco o digitalizador simples do sistema reconheceu a existência de um scanner; AÍ VEM O PULO DO GATO:
No terminal, simplesmente digitei            scangearmp2          e dei um ENTER  e abriu o programinha gráfico dele. Tem uma caixa para selecionar o scanner e lá estava o único (ele mesmo). Dei ok e daí foi só usar.
Espero ter ajudado.