Telegram no tray na inicialização

Iniciado por Rinarikato, 28 de Novembro de 2017, 00:45

tópico anterior - próximo tópico

Rinarikato

caros boa noite, gostaria de uma ajuda com o bendito telegram client do Ubuntu, gostaria que o mesmo fosse inicializado na tray (minimizado) porém já tentei com os atributos -m e --minimized porém não obtive sucesso, alguém pode informar o atributo correto por favor? grato

Att.

Rinarikato

druidaobelix

O Ubuntu que você tem aí, segundo vi em tópico anterior seu, é o 17.10 Artful.
Se bem entendi você quer que o Telegram inicie minimizado na barra superior, também conhecida como top bar ou panel, isto é, apenas apareça o ícone dele lá na barra superior, portanto, com a janela minimizada.

Supondo que você já tenha acrescentado o aplicativo em "Aplicativos iniciais de sessão" (Startup Applications), como parece que já fez, então altere o arquivo:

gedit ~/.config/autostart/telegramdesktop.desktop

Note que há um . (ponto) antes de .config, o que indica se tratar de um diretório oculto.
Também, se estiver usando o display-server Wayland e o gedit não estiver funcionando, use em substituição o nano como editor de texto.

Isso posto, acrescente a opção -startintray na linha

Exec=telegram-desktop -startintray -- %u

O inteiro teor do arquivo vai ficar assim:

[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=Telegram Desktop
Comment=Official desktop version of Telegram messaging app
Exec=telegram-desktop -startintray -- %u
Icon=telegram
Terminal=false
StartupWMClass=TelegramDesktop
Type=Application
Categories=Network;InstantMessaging;Qt;
MimeType=x-scheme-handler/tg;

Aqui funcionou.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Rinarikato

Caramba velho, show de bola, assim que puder testarei aqui

Enviado de meu XT1022 usando Tapatalk

Att.

Rinarikato

Rinarikato

velhão, funcionou aqui, porém fiz de uma forma um pouco diferente, eu só adicionei o -startintray na caixa de edição do aplicativos iniciais da sessão
Att.

Rinarikato

druidaobelix

Citação de: Rinarikato online 29 de Novembro de 2017, 11:47
velhão, funcionou aqui, porém fiz de uma forma um pouco diferente, eu só adicionei o -startintray na caixa de edição do aplicativos iniciais da sessão

Dá na mesma, a ideia era apenas explicar onde estava o arquivo fonte que dá origem ao conteúdo daquela caixa dos "Aplicativos iniciais de sessão", ou seja, não apenas resolver, mas entender melhor o processo.  ;)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Rinarikato

Citação de: druidaobelix online 29 de Novembro de 2017, 14:35
Citação de: Rinarikato online 29 de Novembro de 2017, 11:47

Dá na mesma, a ideia era apenas explicar onde estava o arquivo fonte que dá origem ao conteúdo daquela caixa dos "Aplicativos iniciais de sessão", ou seja, não apenas resolver, mas entender melhor o processo.  ;)
Entendi, realmente o diferencial dos Linux based é ver o que se passa além da interface gráfica, muito obrigado por me proporcionar tal visão!

Enviado de meu XT1022 usando Tapatalk

Att.

Rinarikato