[Resolvido] brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda

Iniciado por linconhawks, 10 de Julho de 2013, 15:22

tópico anterior - próximo tópico

linconhawks

Olá amigos, tenho um notebook Acer aspire e1-471, e após alguns problemas com vírus, deixei o windows 7, e estou migrando para o software livre. Instalei o Ubuntu versão 10.04, muito bom por sinal. Como instalei o SO ontem, ainda estou personalizando, e tem alguns probleminhas que eu estou tentando resolver. Primeiro era o touch pad que não funcionava, resolvido.
Agora notei que o brilho da tela não dá pra ajustar. O quando pressiono as teclas de atalho (fn+up ou down), a barrinha indicadora de brilho aparece no canto superior direito da tela, e se move quando pressiono as teclas, mas o brilho não muda. Nas configurações de energia a mesma coisa, se eu mexo no brilho, a barrinha se move, mas o brilho não muda. Já o volume funciona perfeitamente pelas teclas de atalho.
Por enquanto era isso, agradeço se puderem me ajudar.

Arthur Bernardes

Cara, nunca me importei com isso, já acostumei, mas tem um tópico aqui, que dá uma forma de fazer isso.

linconhawks

Sim, amigo, eu também não me importo com isso, mas como é um notebook, dá pra aumentar o tempo de duração da bateria ao diminuir o brilho da tela. Vou dar uma lida no link que tu postaste. Obrigado.

linconhawks

Opa, consegui, agora sim, tá 100%

O procedimento que fiz foi modificar o arquivo "grub" pelo comando:

sudo gedit /etc/default/grub

Depois alterei a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=linux acpi_backlight=vendor splash"

depois salvei, fechei e atualizei o grub pelo comando:

sudo update-grub

e por fim reiniciei o notebook.

valeu

andersonbruno02

tentei esses comandos inclusive do link e de outros sites, porem não deu certo. eu já tinha esse problema desde o windows será que tem jeito?

Nightlinux

Olá!

Eu estou com este problema. Atalhos de brilho de tela e volume (Fn + mais botões), Fn + F2 e F5 (atualização dos navegadores) não estão funcionando corretamente ou não funcionam (caso do F5) no meu Ubuntu 16.04. Corro o risco de danificar o sistema se eu testar essa mudança?

Obrigado.

Nightlinux

Oi.

No meu caso, instalei o pacote dell-recovery, disponível nos repositórios, e resolveu o problema. As teclas de atalho voltaram ao normal. Meu notebook é um Dell Inspiron 14 5458, uso Ubuntu 16.04.