Instalação do jGRASP

Iniciado por J81, 02 de Novembro de 2017, 14:01

tópico anterior - próximo tópico

J81

Citação de: druidaobelix online 05 de Novembro de 2017, 00:22

Na instalação teste que havia feito aqui do Java JDK fiz usando o método manual, isto é, baixando o pacote diretamente do site da Oracle e instalando, portanto, sem usar ppa, não havia testando ainda usando a ppa.


Se você não se importar, gostaria de saber como proceder na instalação manual. Tenho uma outra máquina com Ubuntu e gostaria de testar o modo manual. Peguei algumas dicas em alguns sites, no entanto, não tive sucesso. Se puder dar uma mãozinha :)

druidaobelix

#16
Citação de: J81 online 05 de Novembro de 2017, 11:02
Se você não se importar, gostaria de saber como proceder na instalação manual. Tenho uma outra máquina com Ubuntu e gostaria de testar o modo manual. Peguei algumas dicas em alguns sites, no entanto, não tive sucesso. Se puder dar uma mãozinha :)

Então,J81,


A instalação manual do pacote de desenvolvimento Java JDK é bastante semelhante a forma como foi feita com o pacote runtime, a diferença são apenas detalhes de subdiretórios de instalação.

Comece apagando quaisquer instalações anteriores feita do Java, seja aquela que aqui antes se abordou do JRE, seja a instalada via repositório ppa.

Remover de fato o que a ppa instala pode ser complicado, precisaria estudar em detalhes o que ela instala, mas de forma geral isso abaixo deverá funcionar ou então se estiver fazendo numa instalação 'limpa', onde nunca tenha sido instalado o Java, não será necessária a faxina.


Operação faxina-java-instalação-anterior:

sudo update-alternatives --remove java /usr/lib/jvm/java-8-oracle/jre/bin/java

sudo update-alternatives --remove java /opt/java/jre/bin/java

sudo apt install ppa-purge -y

sudo ppa-purge ppa:webupd8team/java -y

sudo rm /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-ubuntu-java-*.list

sudo apt-get remove --purge oracle-java* -y

sudo apt-get remove --purge openjdk*

sudo rm -rf /opt/java

sudo rm -f /usr/share/applications/jcontrol.desktop

Isso deverá ser razoavelmente suficiente para limpar quaisquer instalações anteriores.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#17
Quanto a instalação propriamente dita, baixar o Java JDK do site da Oracle, arquivo tar.gz, atentando para que seja a versão Java 8 e não, por enquanto, a versão 9 e ainda de acordo com a arquitetura do sistema, ou seja, 32-bit ou 64-bit.

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html

Nessa página do download precisa clicar em aceitar a licença (Accept License Agreement), sem o que não libera o download.


Para efeitos deste roteiro a suposição é que tenha sido baixado para dentro do diretório (=pasta) Downloads, que é o padrão do navegador e que não haja um arquivo de versão anterior no mesmo diretório.

No momento o caso concreto para o arquivo baixado é o jdk-8u151-linux-x64.tar.gz

cd ~/Downloads

NAMEARQ=$(ls jdk-*-linux-*.tar.gz)

if [ -d /opt/java ]; then sudo rm -rf /opt/java; fi; sudo mkdir /opt/java;

sudo tar -xvf $NAMEARQ -C /opt/java/

DIRJAVA=$(ls /opt/java)

sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/$DIRJAVA/jre/bin/java 10; sudo update-alternatives --set java /opt/java/$DIRJAVA/jre/bin/java

Finalmente, criar lançador para o Painel de Controle Java

echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Name=Painel de controle Java Sun-Oracle JDK\n Exec=/opt/java/'$DIRJAVA'/jre/bin/ControlPanel\n Icon=/opt/java/'$DIRJAVA'/jre/lib/images/icons/sun-java.png\n Type=Application\n Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/jcontrol.desktop


Tudo pronto, por cautela é melhor tirar o arquivo baixado de dentro da pasta Downloads, para não haver conflito no caso de uma nova instalação ou, querendo, simplesmente delete.

mkdir ~/Downloads/java

mv ~/Downloads/$NAMEARQ ~/Downloads/java/

Instalado o Java JDK daí em diante é tudo igual quanto a instalação do jGRASP, siga os mesmos passos dos posts #7 e #8 anteriores.

Com a ressalva que não testei efetivamente para a versão 32-bit, então não sei se realmente funciona e ainda que esse roteiro serve, em princípio, para o Ubuntu padrão (=Unity) na versão 16.04.3, também não testei em outras versões, eventualmente existirão detalhes que precisarão ser adaptados.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.