Como instalar o programa IRPF 2017

Iniciado por Frederico Ruegger, 24 de Fevereiro de 2017, 10:14

tópico anterior - próximo tópico

rodrigo.miguel

Se a instalação não deu certo, ou se preferir não instalar, tente baixar e utilizar a versão multiplataforma (disponível na página da receita). Basta descompactar o arquivo zip e executar o arquivo irpf.jar.

Pode ser feito com clique direito do mouse, executar com máquina virtual java...

Ou via Terminal, acessando a pasta que foi descompactada e executando java -jar irpf.jar.

Se ocorrer problema com permissão, executar chmod +x irpf.jar e depois java -jar irpf.jar

Vídeos ilustrativos aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLDd4HYheS_uIkuOspXdzPeHF8Gw1rrPzo

zebuntu

Pessoal,

a solução é executar o comando:
 
chmod - R 777  /usr/local/IRPF2017.

druidaobelix

#32
Citação de: zebuntu online 02 de Março de 2017, 17:31
a solução é executar o comando:
chmod - R 777  /usr/local/IRPF2017.

Então, Zebuntu,

Instalei e desinstalei dezenas de vezes acompanhando o tópico aqui, aliás, só pra facilitar e economizar dedo criei até um pequeno script com essa finalidade e posso  assegurar que não é necessário usar 777 para instalar e executar o IRPF2017, aliás, muito raramente alguma coisa justifica realmente usar 777, não é mesmo?  ;)

Nem mesmo o "sudo" precisa utilizar, o programa se instala integralmente na HOME, não há nenhuma dificuldade nisso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

rodrigo.miguel

Citação de: druidaobelix online 02 de Março de 2017, 18:08
Nem mesmo o "sudo" precisa utilizar, o programa se instala integralmente na HOME...

Ta aí a causa do problema. Se instalar usando o sudo, instala na pasta /usr/local/, não na HOME. Daí o problema com permissão.

sergiomelo37

Também estou tendo problemas na instalação.
Por engano instalei o IRPF2016 (que funcionou bem). Contudo, logo depois instalei o IRPF2017 seguindo os procedimentos do forum e pareceu que a instalação foi OK.
Ao clicar no icone do aplicativo ele aparece na barra lateral mas não inicia o programa.
Estou utilizado o IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin
Minha arch é x86_64.

druidaobelix

Citação de: sergiomelo37 online 04 de Março de 2017, 11:53
Por engano instalei o IRPF2016 (que funcionou bem). Contudo, logo depois instalei o IRPF2017 seguindo os procedimentos do forum e pareceu que a instalação foi OK.

Então, "sergiomelo37",

Suponho que a desinstalação do irpf2016 seja igual ao irpf2017, então se instalou por engano, desinstale conforme mencionado no post#27, apenas adequando o nome do caminho para chegar ao arquivo que originou a instalação indevida.

Se fez a instalação usando apenas seu usuário normal, que é o correto, ou seja, não usando o 'sudo', então o programa deve estar dentro desse caminho, questão de ver:

/home/ubuntu-mate/ProgramasRFB/IRPF2016/

É só confirmar se está lá mesmo e então, confirmado que é esse o caminho,  fazer algo como abaixo:

sudo /bin/bash -c "/home/ubuntu-mate/ProgramasRFB/IRPF2016/uninstall"

Depois verifique a versão do java instalado, pois pode ser isso que está bloqueando o início do programa:

java -version
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Luiz Bardella

Estou tentando instalar o IRPF 2017 no Ubuntu 16.04 32 bits, mas não estou conseguindo, estou logado como root,  ja atualizei o Java para a versão 8 e o flash player também,  dei permissão de acesso com o comando chmod +x, como explicado em vários blogs,   Após o  comando

./"arquivo bin"

aparece a seguinte mensagem de erro

Invalid command name "wm"
       while executing
"::installjammer::actions::$component $this"
       while executing
"$obj execute"
        (procedure "::installjammer::ExecuteActions" line 69)
         invoked from within
"::InstallJammer::ExecuteAction "Startup Actions""
        (procedure "::InstallJammer::InstallMain" line 10)
         Invoked from within
"::InstallJammer::InstallMain"
         (procedure "ThemeMain" line 2)
         Invoked from within
"ThemeMain "
         Invoked from within
"If {![info exists ::InstallJammer]} { ThemeMain }"
         (file "/installkitvfs/main2.tcl" line 31943)
         Invoked from within
"source [file join $::installkit::root main2.tcl]"
        (file "/installkitvfs/main.tcl" line 3)


Alguém poderia me ajudar, por favor.

Nota: Instalei o Ubuntu a pouco tempo com a opção de atualização ativada.
         

rodrigo.miguel

Luiz Bardella

Você deve estar logado como usuário comum. Não precisa usar o sudo.

druidaobelix

#38
Citação de: Luiz Bardella online 14 de Março de 2017, 17:05
Estou tentando instalar o IRPF 2017 no Ubuntu 16.04 32 bits, mas não estou conseguindo, estou logado como root,  ja atualizei o Java para a versão 8 e o flash player também,  dei permissão de acesso com o comando chmod +x, como explicado em vários blogs,   Após o  comando
./"arquivo bin"
aparece a seguinte mensagem de erro
Invalid command name "wm" [...]

Veja, "Luiz Bardella",

Você está interpretando de forma errada as instruções que está lendo.

Não sei exatamente que tutorial ou instruções andou lendo, porém em algum lugar você leu que é para fazer numa janela de terminal o comando ./"arquivo bin"

Acontece que quem escreveu isso estava apenas referindo uma forma genérica, isto é, onde está escrito "arquivo.bin" você substitui pelo nome verdadeiro do arquivo bin antes baixado.

Ou seja, não é para entender ./"arquivo bin" de forma literal, não é para de verdade digitar isso num terminal, pois é apenas uma representação genérica.

Por exemplo, se seu sistema for 64-bits e o arquivo baixado no site da Receita Federal for o arquivo de nome IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin, então onde está ./"arquivo bin" você irá substituir a expressão arquivo.bin por IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin que é o nome real do arquivo baixado.

Enfim,

**Não** irá digitar

./"arquivo bin"

E sim, irá fazer algo assim:

./IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin

Leia com atenção este tópico desde o início e os vários posts que ele contém, onde existem instruções bastante claras e precisas quanto ao que fazer.

E como disse antes o colega "rodrigo.miguel", não precisa e não deve estar como root para executar o programa de IRPF, deve executá-lo a partir do seu usuário normal do sistema, não como root, não precisa usar o sudo.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Luiz Bardella

#39
Tentei como usuario normal, não funcionou, tentei usar o comando chmod 777, como dito anteriormente, não funcionou, sempre a mesma mensagem de erro, ao final desisti deste processo tão penoso, estava vendo que ia terminar o prazo e eu não conseguiria instalar, ai resolvi usar a versão multiplataforma, muito mais fácil, é só descompactar o arquivo e executar o irpf.arj, tudo dentro do modo gráfico, sem precisar ficar digitando comandos mirabolantes no terminal.

Sampayu

#40

COMO INSTALAR O IRPF 2017


Para instalar (e depois executar) o IRPF 2017 de modo praticamente automático, abra uma janela do terminal do shell (não execute o terminal em modo root / superusuário) e então execute este supercomando:

if [ -d ~/ProgramasRFB/IRPF2017 ]; then sudo rm -rf ~/ProgramasRFB/IRPF2017; fi; if [ -d /opt/java ]; then sudo rm -rf /opt/java; sudo mkdir /opt/java; else sudo mkdir /opt/java; fi; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then sudo wget http://javadl.oracle.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=220305_d54c1d3a095b4ff2b6607d096fa80163 -O /opt/java/jre.tar.gz; wget http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86_64v1.1.bin -O /tmp/irpf.bin; else sudo wget http://javadl.oracle.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=220303_d54c1d3a095b4ff2b6607d096fa80163 -O /opt/java/jre.tar.gz; wget http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86v1.1.bin -O /tmp/irpf.bin; fi; cd /opt/java; sudo tar -xvf jre.tar.gz; sudo mv ./jre1* ./jre; sudo rm -f ./jre*.tar.gz; sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/jre/bin/java 10; sudo update-alternatives --set java /opt/java/jre/bin/java; sudo chmod +x /tmp/irpf.bin; /tmp/irpf.bin

Nota: após selecionar e copiar o supercomando acima, você pode usar a combinação de teclas Ctrl Shift V para colar o supercomando dentro da janela do terminal.  ;)

Quando o supercomando acima chegar ao final, a janela do programa de instalação do IRPF surgirá na sua tela, daí você deverá:

1) Clicar em Sim;
2) Em seguida, clicar em Avançar;
3) Em seguida, clicar novamente em Avançar, pois o instalador estará mostrando, no campo "Pasta de destino", o endereço /home/sua-conta/ProgramasRFB/IRPF2017 e é aí mesmo que o IRPF 2017 tem de ser instalado. Portanto, não altere o local de instalação (observe que sua-conta representa sua pasta de usuário);
4) Em seguida, clicar mais uma vez em Avançar, para confirmar o local de instalação; e
5) Por fim, certificar-se de que a caixa "Criar atalho na Área de Trabalho" está marcada com um X, e daí clicar em Concluir.

Após a instalação estar concluída, o executável do IRPF 2017 deverá aparecer no menu do seu sistema, assim como um atalho para o IRPF 2017 deverá estar presente na Área de Trabalho ("desktop") do seu sistema. Caso nada disso ocorra e, por isto, você não consiga iniciar o programa IRPF 2017, volte ao terminal do shell e execute este comando:

java -jar ~/ProgramasRFB/IRPF2017/irpf.jar


COMO DESINSTALAR O IRPF 2017

Para desinstalar o IRPF 2017, basta retornar ao terminal do shell e executar este comando:
~/ProgramasRFB/IRPF2017/uninstall

A janela do desinstalador surgirá, daí você deverá:

1) Clicar em Sim;
2) Em seguida, selecionar a opção "Desinstalação Padrão", pois se você selecionar "Desinstalação Completa" não apenas o programa será desinstalado, mas além disso todas as declarações de imposto de renda serão deletadas; e
3) Por fim, clicar em Concluir.

Pronto.  :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

selvaking

Citação de: Sampayu online 22 de Abril de 2017, 01:57

COMO INSTALAR O IRPF 2017


Para instalar (e depois executar) o IRPF 2017 de modo praticamente automático, abra uma janela do terminal do shell (não execute o terminal em modo root / superusuário) e então execute este supercomando:

if [ -d ~/ProgramasRFB ]; then sudo rm -rf ~/ProgramasRFB; fi; if [ -d /opt/java ]; then sudo rm -rf /opt/java; sudo mkdir /opt/java; else sudo mkdir /opt/java; fi; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then sudo wget http://javadl.oracle.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=220305_d54c1d3a095b4ff2b6607d096fa80163 -O /opt/java/jre.tar.gz; wget http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86_64v1.1.bin -O /tmp/irpf.bin; else sudo wget http://javadl.oracle.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=220303_d54c1d3a095b4ff2b6607d096fa80163 -O /opt/java/jre.tar.gz; wget http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86v1.1.bin -O /tmp/irpf.bin; fi; cd /opt/java; sudo tar -xvf jre.tar.gz; sudo mv ./jre1* ./jre; sudo rm -f ./jre*.tar.gz; sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/jre/bin/java 10; sudo update-alternatives --set java /opt/java/jre/bin/java; sudo chmod +x /tmp/irpf.bin; /tmp/irpf.bin

Nota: após selecionar e copiar o supercomando acima, você pode usar a combinação de teclas Ctrl Shift V para colar o supercomando dentro da janela do terminal.  ;)

O lado ruim do seu supercomando é que no if inicial ele removerá a pasta "~/ProgramasRFB" que é justamente onde ficam as declarações passadas e o programa não irá mais recuperar os dados da declaração anterior.

Olha o que eu iria apagar no meu se seguisse esse supercomando.
usuario@machine:~$ ls ~/ProgramasRFB/
IRPF2012  IRPF2013  IRPF2014  IRPF2015  IRPF2016
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Sampayu

Citação de: selvaking online 23 de Abril de 2017, 10:51
Citação de: Sampayu online 22 de Abril de 2017, 01:57

COMO INSTALAR O IRPF 2017


Para instalar (e depois executar) o IRPF 2017 de modo praticamente automático, abra uma janela do terminal do shell (não execute o terminal em modo root / superusuário) e então execute este supercomando:

if [ -d ~/ProgramasRFB ]; then sudo rm -rf ~/ProgramasRFB; fi; if [ -d /opt/java ]; then sudo rm -rf /opt/java; sudo mkdir /opt/java; else sudo mkdir /opt/java; fi; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then sudo wget http://javadl.oracle.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=220305_d54c1d3a095b4ff2b6607d096fa80163 -O /opt/java/jre.tar.gz; wget http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86_64v1.1.bin -O /tmp/irpf.bin; else sudo wget http://javadl.oracle.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=220303_d54c1d3a095b4ff2b6607d096fa80163 -O /opt/java/jre.tar.gz; wget http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86v1.1.bin -O /tmp/irpf.bin; fi; cd /opt/java; sudo tar -xvf jre.tar.gz; sudo mv ./jre1* ./jre; sudo rm -f ./jre*.tar.gz; sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/jre/bin/java 10; sudo update-alternatives --set java /opt/java/jre/bin/java; sudo chmod +x /tmp/irpf.bin; /tmp/irpf.bin

Nota: após selecionar e copiar o supercomando acima, você pode usar a combinação de teclas Ctrl Shift V para colar o supercomando dentro da janela do terminal.  ;)

O lado ruim do seu supercomando é que no if inicial ele removerá a pasta "~/ProgramasRFB" que é justamente onde ficam as declarações passadas e o programa não irá mais recuperar os dados da declaração anterior.

Olha o que eu iria apagar no meu se seguisse esse supercomando.
usuario@machine:~$ ls ~/ProgramasRFB/
IRPF2012  IRPF2013  IRPF2014  IRPF2015  IRPF2016


Obrigado por avisar.  :) Já corrigi o comando. Ele tem de excluir somente a pasta do IRPF2017, já que o pressuposto é que ou a pessoa não conseguiu instalar o programa IRPF 2017, ou então conseguiu instalar mas não conseguiu usar (e, por isto, de um jeito ou de outro a pessoa ainda não chegou a salvar nenhuma declaração referente ao ano 2017, exercício 2016). Eu não sei por que que pus somente ProgramasRFB (sem adicionar a subpasta IRPF2017), talvez tenha sido o sono (pelo horário em que postei o comando). Mas, enfim: corrigi. Agora o supercomando excluirá somente a pasta do IRPF2017. Obrigado de novo. :D
Yuri Sucupira ("Sampayu")