Xubuntu 18.04 não habilita encontrar impressoras

Iniciado por SimPos, 30 de Agosto de 2018, 18:21

tópico anterior - próximo tópico

SimPos

Boa noite, bom mais uma decepção ao 18.04 Bionic Beaver, mais uma complicação com o samba comparado ao 16.04...

Acontece que estou com uma impressora ligado por USB num Windows 7 Pro, e ele compartilhado para a rede, neste lugar eu tenho um Xubuntu 16.04 e outra sala Xubuntu 18.04, ambos completamente atualizados.

Quando no 16.04.5 pus a impressora Ricoh em Impressoras>Adicionar>Impressora do Windows via Samba>Navegar, o Linux exigiu a instalação de algo relacionado ao python e já apresentou o assistente para instalar, depois de instalado a função Navegar ficou disponível e acessível a enxergar os grupos e pc's de rede.

Agora no 18.04.1 efetuei os mesmos procedimentos, mas ao clicar no Navegar algo também faltava mas não mostrou o assistente para instalar o python, já começa que apareceu um popup para a Loja do Xubuntu, ao clicar a Loja simplesmente disse que não existia ou indisponível,  então instalei manualmente o python3-smbc, isso corrigiu e permitiu clicar em Navegar, até aparece a janela de navegação mas rapidamente a mensagem abaixo ocorre:
"Nenhum compartilhamento de impressão foi localizado. Por favor verifique se o serviço do Samba está marcado como confiável na configuração do seu firewall"

Já verifiquei o ufw status e está inativo o firewall, então porque acontece isso?

SimPos

No momento acredito que consegui inserir pelo cups, colocando pelo host ao em vez pelo IP.

O problema agora é que a impressão fica como retida e exige usuário e senha, eu até pus o do root mas indica como senha errada, mas com certeza não está, tentei por do Windows também não deu, não sei oque falta.

SimPos

Estou tentando mas não tem jeito de remover esta solicitação de autenticação para impressão, a impressora já está adicionada, fiz funcionar num Xubuntu 16.04, mas este 18.04 está com impressão retida, está faltando permissão por parte do Xubuntu 18.04

Segue as capturas:
https://drive.google.com/drive/folders/1HIuYEF10TyyuFsvi-7obVau3VniNFKBM