Software para criação de painéis, faixas, cartões de visita e greeting cards.

Iniciado por Éderson, 22 de Outubro de 2006, 10:41

tópico anterior - próximo tópico

Éderson

Pessoal, estou tendo uma necessidade de criar Painéis, faixas (banners) para imprimir em várias folhas, cartões de visita (business cards), greeting cards, mas não sei o que usar.
* No Windows há vários softwares que já vem prontos pra isso tipo Print Artist, Print Master, Print Shop e etc, mas são muito limitados apesar de fazerem bem o serviço e são para Windows...
* Pensei então em usar um Desktop Publishing (DTP - Editoração eletrônica) ou então um software de desenho vetorial.
          No Windows os DTPs que testei foram o MS Publisher e o PagePlus SE (da serif - que tem versão grátis e melhor que o MS Publisher - http://www.freeserifsoftware.com/). Ambos já possuem vários modelos para isso só que funcionam no Windows... Instalei o PagePlus pelo wine mas não funcionou. Se alguém conseguir fazer funcionar pelo wine favor postar aqui. No Linux o único DTP que temos é o Scribus mas não faço a menor idéia de como fazê-lo criar um banner (faixa) com umas 5 páginas ou um painel com umas 20 e fazê-los imprimir corretamente.
          A 2ª opção seria usar um software de desenho vetorial. Novamente no Windows consigo fazer isso no CorelDraw (e no PhotoPaint), ou seja, dimesiono a figura para o tamanho que quero de faixa ou painel e vou em impressões. Lá vejo tudo separado por páginas pois ele "sabe" (foi configurado) que vou usar folhas A4. No Linux pensei em usar ou o Inkscape, Xara LX ou mesmo o BrOffice mas também não faço idéia de como proceder.
A minha preferência é usar softwares nativos no linux mas se não tiver jeito tento outro via wine (PagePlus, por exemplo)
* O que queria é:
         1 - Saber qual o melhor ambiente para fazer painéis e faixas: Desktop Publishing (DTP - Editoração eletrônica) ou desenho vetorial?
         2 - Conseguir Tutoriais de como criar painéis, faixas, cartões de visita (business cards), greeting card para os programas que rodam em linux.
Favor não postar apenas o nome do software mas também links de tutoriais ou os passos de como criar os trabalhos.
         3 - Se alguém conseguir fazer o PagePlus rodar via wine favor postar o q fez.

Favor não criar flames sobre os programas que citei para Windows, foi apenas para informar.... Quero usar softwares que funcionem nativamente em ambos os sistemas, de preferência, ou só em Linux!

Éderson

Bem, pesquisei pra caramba e acabei descobrindo um software legalzinho. Ele é OpenSource e há versão para Windows, Mac e Linux.
* Nome: PosteRazor: http://posterazor.sourceforge.net/

* O que ele faz: Transforma uma figura em poster ou banner em formato pdf. Ele trabalha com vários formatos de imagem: bmp, jpg, gif, png, psd, tif, pcx, xpm, tga, ico, etc...

* Como ele faz: você escolhe uma imagem, tamanho e orientação da folha a ser impressa, quantidade de páginas que quer o banner ou painel e depois manda salvar em pdf. Tudo em apenas 5 passos rápidos, simples e prático. O arquivo gerado em pdf separa folha por folha que será impressa já com a margem solicitada na criação do arquivo. Como está em pdf você pode até enviar um projeto prontinho para outra pessoa.
Como ele trabalha com imagens, use os programas vetoriais Inkscape ou Xara LX e mande exportar como imagem. Se quiser use o GIMP contudo um programa de desenho vetorial se enquadra melhor. Prontinho!
Caso queira usar o BrOffice Draw para fazer as imagens pode usá-lo mas saiba que ele limita o tamanho. O maior banner que o BrOffice Draw consegue fazer é de 119,00 cm de largura (4 páginas).
O GIMP limita em 199,99 cm (7 páginas), O Xara limita a 233 cm (8 páginas) e o Inkscape não tem limitação.

Para fazer uma faixa lembre-se de abater a margem, o padrão de margem do software é 1,5 cm mas pode ser modificado.
Aqui (para faixa) deixei para cada página A4 em orientação retrato: largura: 26,70 cm  altura: 18,00 cm

Assim sendo, se quiser um banner com 3 páginas basta criar uma figura de largura 80,10 cm e altura 18,00 cm. Caso queira aumentar mais uma página (largura ou altura) é só redimensionar e acrescentar os valores que forneci. É bom decidir o tamanho da faixa antes de imprimir para que a figura não seja gerada antes senão haverá perda de qualidade no redimensionamento.

Aqui tem os shots do software em ação: http://posterazor.sourceforge.net/index.php?page=screenshots&lang=english

Ah, quase esqueço.... Entrei em contato com o mantenedor e ele deu o link para baixar a versão para linux (x86) que compilou depois que pedi. Funcionou 100% no dapper: http://www.casaportale.de/temp/PosteRazor.tgz
Vou começar a traduzí-lo, então é possível que em breve ele esteja em Português! :-X

Quanto a fazer banner e poster no inkscape, ou xara continuo na mesma. Não sei como fazer.

usphisics

Cara perfeito e vc acredita q uns 3 dias atrás eu precisei de um programa assim e não achei, aí a solução foi ir pro Rwindows mesmo.....
Mas agora já sei..........

;D

ninjitisu

Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui