erro ao instalar o ubuntu 16.04.1 num ssd

Iniciado por gcandida, 26 de Dezembro de 2016, 18:25

tópico anterior - próximo tópico

druidaobelix

#15
Então vamos lá, vamos ver se vai usando o Legacy mesmo, vamos tratar apenas do disco SSD KINGSTON SV300S3, note no post #4 que ele está sendo corretamente identificado com a capacidade de 120GB, indicando que há nele 2 partições sda1 de boot com 367MB e sda2 com 120GB, porém ambas no formato NTFS, formato proprietário do Windows, o que evidentemente não serve para o Linux, vez que o particionamento deve ser feita em ext4. Também desabilite o setup o Secure Boot.

Tendo subido o sistema pelo live-pendrive use o GParted para excluir as partições existentes em sda (disco SSD), evidentemente estamos supondo que não há nada de realmente útil ou importante nesse disco, pois ao excluir as partições tudo o que há nele será perdido.

Isso posto, vamos fazer da forma mais simples possível, ainda com o GParted crie uma única partição isto é, use apenas metade do disco como um todo, 60 GB, e como única partição, isto é, por enquanto sem separar /boot ou /home e muito menos **não** use LVM ou criptografia e também não crie swap, vamos inicialmente pelo arroz-com-feijão, fazendo na forma comum.

Em seguida faça a instalação escolhendo a forma **avançada manual** de instalação (a parte de baixo da tela de instalação, a última opção), observando que a partição esteja em ext4 e depois faça a instalação.



Vez que o setup está em Legacy, então o bootloader, isto é, o grub deve ser gravada em /dev/sda, parte inferior da tela da instalação manual onde se indica as partições e formatações, onde consta "Device for boot loader installation (Em português: "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização").



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Somente como esclarecimento adicional, nesse primeiro momento usar apenas metade do disco, isto é, 60GB, tem como finalidade não apenas simplificar o processo de instalação, mas também deixar o restante do disco como um overprovisioning inicial do SSD. Se o caso até se pode alterar posteriormente, mas vamos inicialmente pela forma mais conservadora.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#17
Uma última consideração, em rápida vista às especificações observo que essa motherboard possui duas internal I/O ports com conectores SATA de 6GB/s (concector cinza).
Evidentemente que o disco SSD deve preferencialmente estar cabeado em uma dessas portas, para que se possa aproveitar todo o desempenho dele (Interface: SATA Rev. 3.0 (6Gb/s).

P.S.:
No manual da motherboard (versão em inglês), veja o layout do item 2.2.1, indicador 8 (oito)
Marvell Serial ATA 6.0 Gb/s connectores
7-pin SATA_6G_1, 7-pin SATA_6G_2 [gray]

Veja também a página 2-30

O manual pode ser encontrado aqui:

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1366/Sabertooth_X58/e5995_sabertooth_X58.pdf?_ga=1.16364339.443391557.1482870992

Note que acionando as teclas Ctrl M durante o POST (power-on self-test), que é aquela rotina de inicialização do hardware da máquina feita pelo próprio firmware (BIOS) é acionado o utilitário Marvell RAID utility para criar ou deletar uma configuração RAID, então, caso por qualquer razão tenha sido criada anteriormente, use o utilitário para deletar.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

gcandida

não estou a tentar instalar em maquina virtual nenhuma
tudo de raiz como fazia como um hdd normal instalando no disco todo em modo automatico
sem particionar o disco manual

gcandida

boa tarde tinhas razão tinha sido criado um raid
depois de apagado tudo a funcionar 5 estrelas
muito obrigado