Porque o serviço de DNS não funciona no Ubuntu?

Iniciado por Itamar Lima, 06 de Abril de 2006, 12:59

tópico anterior - próximo tópico

Itamar Lima

Pessoal, sou novo por aqui, mas sou fã do Ubuntu e tenho usado ele como Desktop e pessoal e como servidor de rede no meu trabalho e de web no Datacenter onde está a nossa estação com os serviços de BD, Php, FTP, Sendmail, tudo rodando Ok. O único serviço que preciso startar e não consigo é o Named. Instalei o Bind pelo apt-get, ele se instala, na boa, tudo certo, inicio e para o serviço, sem problemas. As informações no console indicam que está tudo Ok. Mas quando uso as ferramentas Nslookup e Nmap, o serviço não aparece como ativo. Não sei mais o que devo fazer e preciso urgentemente resolver isto para poder trocar os DNSs no registro.br

Agradeço, pela atenção

Itamar Lima

Pessoal, será que pedi alguma coisa impossível ou não soube pedir.

Ariart

Faça o seguinte:

#apt-get install bindutils

Seu problema pode ser erro de sintaxe nos arquivos de configuração: Ja tive esse problema de iniciar o serviço e ele não aparecia..

Pois bem,

rode este comando para verifica a sintaxe de seu named.con
#named-checkconf
após este comando se quiser verificar alguma zona que seu DNS possui autoridade
#named-checkzone <nome da zona> <arquivo de zona>

Ariart

Desculpe o pacote a ser instalado é o "dnsutils" e não "bindutils"

Valeu...

rafasnn

pessoal,

tentei as dicas acima e o servidor retornou

servidor@servidor:/etc/bind$ sudo named-checkzone hostwb.com db.hostwb
Password:
db.hostwb:1: no TTL specified; using SOA MINTTL instead
zone hostwb.com/IN: loaded serial 2006102102
OK
servidor@servidor:/etc/bind$       

quando dou o comando dig hostwb.com @200.207.168.145 roda blz mas se testar em outro pc com win utilizando o nslookup hostwb.com servidor.hostwb.com não funciona e não consigo direcionar o dominio pro meu servidor no site da locaweb, alguém saberia o porque?
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB