Autor Tópico: Como Utilizar no notebook dois monitores  (Lida 6285 vezes)

Offline nilson45

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como Utilizar no notebook dois monitores
« Online: 26 de Setembro de 2016, 17:06 »
Olá pessoal

Tenho um notebook sim core i7, com ubuntu 16.04 incluir um monitor externo( Aoc) para utilizar os dois monitores do notebook  só que deu o seguinte problema, as telas funciona no notebook somente até eu digitar a senha, depois só funciona o monitor externo, alguém poderia me ajudar.

Offline Hulfigan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Como Utilizar no notebook dois monitores
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2016, 09:47 »
Olá pessoal

Tenho um notebook sim core i7, com ubuntu 16.04 incluir um monitor externo( Aoc) para utilizar os dois monitores do notebook  só que deu o seguinte problema, as telas funciona no notebook somente até eu digitar a senha, depois só funciona o monitor externo, alguém poderia me ajudar.

Nilson45
Acredito que no seu notebook tenha uma tecla "fn" e juntamente com essa tecla deve ter outra que vc faz o ajuste manual das telas

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como Utilizar no notebook dois monitores
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2016, 17:35 »
Tenho um notebook sim core i7, com ubuntu 16.04 incluir um monitor externo( Aoc) para utilizar os dois monitores do notebook  só que deu o seguinte problema, as telas funciona no notebook somente até eu digitar a senha, depois só funciona o monitor externo, alguém poderia me ajudar.

Então, /nilson45/,

Se os ambos monitores estão aparecendo ligados até a tela de login, tanto melhor, porque significa que ao menos foram identificados pelo sistema.

O que você pretende, parece, é ter ambos os monitores ligados formando uma área estendida, onde o mouse poderá percorrer ambas as áreas de forma contínua.

Já tentou fazer essa configuração dos dois monitores usando o recurso gráfico padrão existente em Configurações do sistema/Monitores?


1) Configuração usando o ambiente gráfico Configurações/Monitores

Acionado aquele ícone é necessário perceber que é preciso clicar nos retângulos representando os monitores, que estão na parte superior da tela, portanto deixando ativo, um por vez, o monitor que se quer configurar.

Para cada um deles, se ainda não estiver, é necessário puxar a chave que está ao lado direito do nome do monitor para a posição de "ligado", o que faz com que o fundo da chave apareça na cor 'laranja', quando ligado.

Perceba que é preciso fazer isso para os dois monitores, isto é, ambos precisam aparecer como ligados, se o que se quer é ter o uso simultâneo de ambos os monitores.

Também os retângulos representativos na parte superior podem ser movimentados fixando-se o cursor do mouse sobre eles e acionando o botão direito do mouse, então arrastando para a posição que se desejar, isto é, qual deles ficará à direita e qual ficará à esquerda, enfim, essa posição é graficamente ajustável nessa mesma tela.

As demais configurações  também devem ser feitas para cada um deles, onde é possível assinalarr se a barra de ícones do Unity (chamada posição do lançador) deve aparecer somente em um monitor ou em ambos.

Para ilustrar e tornar mais clara a exposição usaremos aqui um exemplo onde há um notebook com sua tela normal de 14", no sistema identificado como "Built-in Display" na resolução normal de 1366x768,  e nele, ligado pelo conector HDMI, um monitor LG E2250, identificado no sistema como "Goldstar Company Ltda 22", na resolução de 1920x1080.

As imagens abaixo ilustram como aparecem na janela Configuração/Monitores









Observe-se a chave ao lado do nome de cada monitor, como aparecem para cada um deles como ligada.

Essa é a forma normal de fazer essa configuração, usando o ambiente gráfico do Ubuntu e que na maioria das vezes funciona.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 17:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como Utilizar no notebook dois monitores
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2016, 17:40 »
2) Configuração usando o xrandr

Quando por qualquer razão a interface gráfica padrão não funciona adequadamente ao fazer a configuração, então uma alternativa é utilizar o xrandr.

O xrandr é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para passar parâmetros do servidor gráfico do Linux, conhecido como servidor X, estabelecendo medidas de tamanho, orientação e reflexão.

a) Obtendo informações pelo xrandr

Entretanto, usando essa configuração retro descrita, nesse teste que fiz aqui com esses dois monitores, usando o Ubuntu padrão (=Unity), na versão 16.04.1, pelo menos aqui percebi que nesta instalação há algumas dificuldades na configuração usando o recurso gráfico acima descrito.

A configuração até faz, mas parece que não está ficando gravada, se perdendo quando no reinício da sessão e do sistema e, em algumas situações, até mesmo quando simplesmente se fecha a janela. Em todo caso, pode ser um problema apenas neste sistema que estou agora usando aqui, não dá para generalizar, não testei em outras máquinas, então você precisa ver aí se a situação se reproduz ou não.

Caso realmente não esteja sendo possível fazer a configuração usando o recurso Configurações/Monitores, então será necessário fazer por linha de comando usando o xrandr


Inicialmente ajuste os monitores graficamente conforme antes descrito e deixe a janela de ajuste aberta.

Agora vamos obter algumas informações adicionais sobre os monitores.

Numa janela de terminal digite:

Código: [Selecionar]
xrandr
Irá obter uma saída semelhante a que se segue:


Screen 0: minimum 8 x 8, current 3286 x 1080, maximum 32767 x 32767
LVDS1 connected 1366x768+1920+0 (normal left inverted right x axis y axis) 309mm x 173mm
   1366x768      60.00*+  60.00 
   1360x768      59.80    59.96 
   1280x768      74.89 
   1280x720      60.00 
   1024x768      75.03    70.07    60.00 
   1024x576      60.00 
   832x624       74.55 
   960x540       60.00 
   800x600       72.19    75.00    60.32    56.25 
   864x486       60.00 
   640x480       72.81    75.00    59.94 
   720x405       60.00 
   680x384       60.00 
   640x360       60.00 
DP1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
HDMI1 connected primary 1920x1080+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 477mm x 268mm
   1920x1080     60.00*+  50.00    59.94 
   1920x1080i    60.00    50.00    59.94 
   1680x1050     59.88 
   1280x1024     60.02 
   1280x960      60.00 
   1152x864      59.97 
   1280x720      60.00    50.00    59.94 
   1024x768      60.00 
   800x600       60.32 
   720x576       50.00 
   720x480       60.00    59.94 
   640x480       60.00    59.94 
VGA1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
VIRTUAL1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
:~$

O negrito foi posposto, isto é, coloquei aqui de propósito para chamar a atenção ao que é importante neste caso.

« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 17:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como Utilizar no notebook dois monitores
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2016, 17:45 »
b) Usando o xrandr para configurar

Tendo as informações antes obtidas pelo comando xrandr, então agora é aplicar tais dados ao comando para fazer a configuração.

No caso do exemplo aqui o xrandr identificou dois monitores ligados (connected),que possuem os nomes identificadores de LVDS1 (Laptop panel), que corresponde à tela do notebook, que é fácil perceber se tratar daquele que na janela gráfica é identicada como "Built-in Display" (built-in = interno, incorporado, integrado, embutido, dentro de), é um barramento interno do tipo transceptor LVDS (Low Voltage Differential Signalling), e o outro identificado como HDMI1, correspondendo evidentemente ao monitor maior ligado pelo cabo HDMI, na tela gráfica antes também identificado como "Goldstar Company Ltda 22".

O chipset suporta ainda uma saída VGA, e de fato há esse conector no notebook, porém não está sendo usado (poderia ser colocado mais um monitor usando essa saída), como se vê está 'disconnected' e ainda há uma interface do tipo DP DisplayPort, porém não há conector correspondente no equipamento, ou seja, há o circuito eletrônico, mas não o conector externo.

Da saída do comando xrandr as informações dos monitores que nos interessam, pela ordem, são:

identificadores (output): LVDS1 e HDMI1

resolução (mode): 1366x768 e 1920x1080

posição das imagens (pos): 1920+0 e 0+0

Essas informações irão auxiliar a configuração dupla dos monitores.

A saída ainda informa os tamanhos das telas dos monitores, medidas em milimetros, horizontal e vertical (309mm x 173mm) e (477mm x 268mm), o que permitiria também obter o tamanho da diagonal, que corresponde ao tamanho de uso comercial em polegadas, porém essa informação não é relevante para o que aqui se pretende.

A rotação de ambos os monitores é normal, isto é, horizontal comum (existem monitores que se pode virar e a imagem vai para a vertical, mas não é o caso aqui) e ainda o monitor maior é o principal, quero que os ícones da área de trabalho apareçam nele e não no notebook (ou seja, o notebook é a extensão e não o contrário), enfim, essa é a configuração aqui desejada.

No caso em questão quero o monitor maior (HDMI1) à esquerda do monitor menor (LVDS1) (o que evidentemente é a mesma coisa que dizer que quero a tela do notebook à direta do monitor maior)


Isto é, de forma simples, na minha frente quero a tela maior (tenho também um outro teclado wireless acoplado) e vou deixar o notebook à minha direita (como visto antes na forma gráfica).

Então será necessário adaptar essas informações ao que pretendo, conforme descrito acima.

Assim definido o que pretendo, então agora é montar o comando respectivo usando as informações disponíveis:



Código: [Selecionar]
xrandr --output HDMI1 --primary --mode 1920x1080 --pos 0x0 --rotate normal --output LVDS1 --mode 1366x768 --pos 1920x0 --rotate normal --right-of HDMI1

Note que o comando acima é a mesma coisa e produz o mesmo efeito que dizer:


Código: [Selecionar]
xrandr --output HDMI1 --primary --mode 1920x1080 --pos 0x0 --rotate normal --left-of LVDS1 --output LVDS1 --mode 1366x768 --pos 1920x0 --rotate normal

--right-of, "à direita de" e --left-of "à esquerda de" são exatamente isso, indicações posicionais relativas dos monitores, um em relação ao outro.
Também poderia ser --above "acima" e --below "abaixo" para designar a continuidade das áreas, não é muito usual, mas existe.
O parâmetro --pos indica as coordenadas em pixels.

Se o monitor HDMI1 inicia em 0x0 e na horizontal ele tem 1920 pixels, então o segundo monitor LVDS1 irá iniciar em 1920 e a área terminará com o próprio tamanho dele.

Se acontecer de ativar uma configuração errada que deixe a tela fora de operação ou muito difícil de operar, basta chavear para o terminal de texto puro (tty), usando as teclas Ctrl Alt F1 acionadas simultaneamente, ou simplesmente reiniciar para que a configuração anterior volte a ser recuperada.

Dependendo do que você pretenda aí, talvez tenha que testar algumas variações até encontrar a solução exata para o que deseja, levando em conta a posição dos monitores.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como Utilizar no notebook dois monitores
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2016, 17:47 »
c) Tornando a alteração definitiva

Essa alteração irá se perder no reinício da sessão ou do sistema, então é necessário criar um script de uma linha e colocar esse script para que seja executado nos "Aplicativos iniciais de sessão".

Vamos supor, para efeitos do exemplo, que o script está sendo criado dentro da home do usuário.

Então abra uma arquivo 'em branco' com um nome qualquer (usei esse abaixo):

Código: [Selecionar]
gedit monitor_duplo-configura.sh

Acrescente nesse arquivo o comando do xrandr que definiu como satisfatório, aqui no caso do exemplo, esse:

Citar
#!/bin/sh

xrandr --output HDMI1 --primary --mode 1920x1080 --pos 0x0 --rotate normal --output LVDS1 --mode 1366x768 --pos 1920x0 --rotate normal --right-of HDMI1


Salvar e sair

Atribua permissão para executar o arquivo:

Código: [Selecionar]
chmod u+x monitor_duplo-configura.sh
Click no Dash, localize o ícone "Aplicativos iniciais de sessão" e acrescente o script indicando o caminho.

Reinicie o sistema
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.