Desinstalação de sistema lado a lado.

Iniciado por ctfalci, 23 de Setembro de 2016, 23:39

tópico anterior - próximo tópico

ctfalci

Olá amigos do ubuntu-br.
Instalei em minha máquina o ubuntu mate 16, e ficou estável, tudo legal rodando bem.
Aí comecei a ficar inquieto esses dias, por que vi a beleza do Elementary OS e resolvi testá-lo, enfim, o instalei.
Mas tive uma desagradável surpresa o sistema em meu pc ficou muito instável e cheio de bugs.
Como desinstalá-lo com segurança, somente lembrando, que sou iniciante no mundo do linux, então recomendo aos profissionais, que peguem leve comigo  ;D.
Quando passar um comando passem no Bê-a-Bá.
Valeu?
Abraços.

Obs.:Antes de postar, usei a pesquisa, porém não achei nada relevante ao meu caso, e sim Windows. Acho que não serve pois o Ubuntu usa o GRUB e o Win MBR(Acho que estou certo, ou não), abraços. ::)

druidaobelix

#1
Então o que há no seu sistema nesse momento?

É um dual boot com Windows + Linux ou é apenas Linux?

O melhor caminho depende um pouco da situação atual (como perguntado acima) e do que você pretende fazer a seguir, isto é, onde quer chegar.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#2
Vamos sempre supor que você possui um backup **externo** completo e confiável dos seus arquivos pessoais (aquela foto única da vovò, da esposa ou da namorada; vídeos idem; textos autorais, enfim, tudo aquilo que não pode ser obtido por outro meio, portanto, cometer um erro qualquer e destruir tudo o que está gravado nos discos não será um problema, certo?

Note que arruinar uma instalação de um sistema operacional pode dar trabalho e perda de tempo para refazer, mas sempre é possível refazer, entretanto, documentos únicos perdidos jamais serão obtidos novamente, então tenha isso sempre em conta ao instalar ou desinstalar sistemas operacionais, criar ou excluir partições ou pensar em formatação.

Backup **externo** quer dizer que não é no mesmo computador, até porque computadores, como qualquer objeto que usa eletricidade, pode queimar.

Isso posto, vamos ao problema propriamente dito.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Se tem dual boot Windows + Linux e quer ficar apenas com o Windows, apagando totalmente o Linux e reaproveitando o espaço que ele ocupava.

1) Suba o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) e então use o gparted para simplesmente excluir a partição em que está o Linux e eventualmente a partição swap, se existir, apagando tudo o que há la e, por consequência, aquele se tornará um "espaço não alocado";

Para instalar o gparted:

sudo apt-get install gparted


2) Use o disco de instalação do Windows para fazer uma reparação do boot (vez que o grub do Linux foi apagado no passo 1 acima e agora o sistema está sem gerenciador de boot algum);

3) Use o utilitário de gerenciamento do Windows para aumentar a partição existente usando aquele espaço não alocado anterior ou use para criar uma outra partição ntfs para Windows.

Nesse caso seu sistema voltou a ser exclusivamente Windows, sem nenhum sinal do Linux que lá anteriormente havia.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#4
Se quer apenas apagar o Elementary e naquele espaço colocar o Ubuntu ou qualquer "sabor" variante dele.

Aí é bem mais fácil.

Apenas use o live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu-família que quer instalar e instale no espaço onde estava antes o Elementary.

Note que nessa nova instalação possivelmente não precisará criar uma nova partição swap porque já há uma da instalação anterior e o sistema não precisa de mais que uma swap.

Ao fazer a instalação, logo nas telas iniciais faça a opção pela instalação manual, que fica muito mais fácil direcionar exatamente para a partição que pretende reutilizar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Faça os comandos abaixo e coloque os resultados aqui no seu tópico para que o Fórum possa ter uma visão mais concreta do cenário aí existente e também para que você próprio tenha maior clareza quanto ao particionamento já existente, permitindo melhor identificação e evitando erros.



sudo fdisk -l


sudo parted -l

(sinal de hifen mais letra ele no final de ambos os comandos acima)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

nomade

#6
Entre com LiveDVD do ubuntu, abra seu HD pelo nautilus como root
sudo nautilus

Encontre a partição em que tem a raiz de diretórios do seu Ubuntu. É a que tem os diretórios bin, boot, etc, lib, home, root... exclua tudo menos o diretório home

dentro da home, entre em sua pasta pessoal (é a que tem seu nome de usuário) dai você vai pressionar ctrl+h no seu teclado. Fazendo isso mostrará suas pastas ocultas que são as que tem um ponto na frente "."

exclua todas elas, pois nelas estão contidos arquivos de configuração e preferências relacionadas aos aplicativos do seu usuário no computador.

Agora esvazie a lixeira (se aparecer algo nela), feche o nautilus e rode a instalação do sistema.

Você vai escolher a opção avançada de instalação

vai selecionar a partição ext4 e vai escolher alterar. Na tela que abrir vai escolher o sistema de arquivo ext4 e deixar desmarcada a caixa formatar (isso é muito importante, se não você perderá seus arquivos pessoais). Vai então marcar o ponto de montagem como raiz "/" <- representado por essa barra aí, mas sem aspas

Obs.: Acredito que não seja o seu caso, você deve ter só uma partição ext4, mas se você tiver instalado o sistema com a home separada em outra partição, basta formatar a partição raiz e na partição home excluir os arquivos ocultos sem formatar apontando o ponto de montagem respectivamente "/" (para a partição raiz) e "/home" (para a partição home).

vai seguir a instalação

Quando for escolher o nome de usuário, escolha o mesmo nome de antes. Assim será usado mesmo diretório de antes em sua home para o usuário e seus arquivos estarão preservados no mesmo lugar onde deixou e terá um sistema limpo instalado.
Ubuntu Studio 22.04 LTS