CODE BLOCKS erroSSS!! [RESOLVIDO]

Iniciado por prefeito182, 29 de Julho de 2016, 12:47

tópico anterior - próximo tópico

prefeito182

E ae pessoal, tudo tranquilo ?
Pois bem, esse é meu primeiro tópico no forum e não sei bem se este é o lugar correto, mas vamos lá.
Meu programa é este, bem 101 mesmo, mas não consigo executar nem um "Hello World" se quer.

#include <iostream>
#include <string>
using namespace std;

int main(void){
string nome;

cout<<"Qual eh o seu nome?"<<endl;
cin>>nome;

cout<<"Oi "<<nome<<", tudo bem com voce?";
  return 0;

Meu Code::Blocks está com erro e por mais que eu tenha decorrido dezenas de tópicos por aqui, e sabe-se lá por mais onde, não consigo consertar de maneira alguma.
A primeira dor de cabeça vem com a maldita mensagem "It seems that this file has not been built yet.  Do you want to build it now?" que vem com as opções "Yes" "No" e "Cancel" ...
Se eu clico em "Yes" simplesmente não acontece nada (apenas aparece  nos logs lá em baixo g++ -c "diretorio"     -      g++ -o "diretorio"         - e em seguida "Process terminated with status 0 (0 minute(s), 0 second (s)) 0 erros, 0 warnings, 0 minutes, 0 seconds)
Se clico em "No" não executa-se o programa no X-TERM com a seguinte mensagem
Process returned 0 (0x0) execution time 0.0002 s
Press ENTER to continue

.
Como disse, eu decorri por vários foruns e sites, alguns deles dizem para eu entrar em "settings" e mudar o "select compiler" para GNU GCC Compiler e em seguida ir em "Toolchains executables" e clickar em "Auto-detect", já fiz isso e nada, além de ter escolhido cada um da lista e repetido o processo.
.
Já dei "reset defaults" e nada também, já desinstalei e reinstalei e nada... em fim, já tentei várias coisas mas não consigo executar nada.

Por favor, se puderem me ajudar serei bastante grato.

Agradeço desde já.

Att. Prefeito

Darcamo

Como você está criando esse programa no codeblocks? Se você foi em "File>New>Empty file" então já começou errado.

Em geral no codeblocks (e em qualquer IDE) você deve criar um projeto. Vá em "File>New"Project...". Escolha "Console application" no tipo de projeto e prossiga com a criação do projeto (vai precisar dizer um nome para o projeto, mas o resto é só "next next next").

Uma vez que o projeto for criado você já tem um "hello world" pronto para compilar e rodar. O Codeblocks criou um arquivo chamado "main.cpp" que faz parte do projeto. Na parte esquerda da tela vc deve ter algo como

Workspace->Nome do Seu projeto->Sources

Clique duas vezes em Sources para expandir e então em main.cpp para abrir o arquivo. Você pode editar esse arquivo e colocar o seu próprio código lá. O botão "build and run" (que tem uma engrenagem e o símbolo de play) deve compilar e rodar seu programa corretamente.

Perceba que eu não falei nada sobre compilador aqui. Uma das telas na criação do projeto é sobre o compilador e o codeblocks já deve ter detectado o gcc como compilador e selecionado ele e por isso que só clicar em "next" deve funcionar.

prefeito182

Agradeço a atenção, consegui resolver mru problema, mas continuo com 1, nas já consigo compilar.
Dei um "purge" em tudo e reeinstalei novamente.

Obg.