O leitor de CD/DVD não funciona.

Iniciado por teles, 19 de Outubro de 2006, 18:26

tópico anterior - próximo tópico

teles

Olá pessoal.
Tenho dois drives para CD/DVD: o leitor/gravador que é o hdc (que está conectado na IDE secundária master) e o leitor que é o hdd (que está conectado na IDE secundária slave).
Pois bem, durante o boot o Kubuntu reconhece os dois drives, conforme se verifica pela 'dmesg' a seguir:
[17179574.840000] hdc: CREATIVE DVDRW DR1620E, ATAPI CD/DVD-ROM drive
[17179575.624000] hdd: HL-DT-STDVD-ROM GDR8162B, ATAPI CD/DVD-ROM drive, porém ao se colocar um CD de áudio na bandeja o som não sai (o Amarok inicia a operação, a trilha vai rodando mas nada de sair o som!).
Aí fui procurar resolver o problema.
Primeiramente verifiquei que em '/media' havia os diretórios 'cdrom0' (gravador/leitor-DVD/CD), 'hda1' (partição WindowsXP), 'hda2' (partição Linux-Kalango) e 'hdb1' (partição Windows) e ainda o link 'cdrom -> cdrom0' (mas nada do cdrom1!).
Então criei o diretório 'cdrom1' para o leitor de CD/DVD.
A seguir verifiquei que o arquivo '/etc/fstab' não tinha nada a respeito do leitor de CD/DVD, então criei a linha '/dev/hdd  /media/cdrom1  auto  user,atime,auto,ro,dev,exec,suid  0  0' (copiando da existente para o hdc).
Então experimentei colocar um CD no drive leitor de CD/DVD. O Amarok se abre, o track 1 começa, porém não sai som nenhum, da mesma forma que anteriormente às mudanças efetuadas.
O interessante é que listando o diretório '/dev' encontra-se o seguinte a respeito dos drives de CD/DVD:
'lrwxrwxrwx 1 root root      3  2006-10-19 15:42 cdrom -> hdd' e
'lrwxrwxrwx 1 root root      3  2006-10-19 15:42 cdrw -> hdc' , que são os links apontando para o leitor (hdd)e o gravador (hdc).
Alguém saberia resolver esse problema?
Teles

teles

Olá pessoal.
Quero acrescentar que descobri o defeito do meu drive leitor de CD/DVD.
Aliás, na verdade, o drive não tem defeito, o problema estava no 'Amarok' e no 'KsCD' que não tocam nenhum cd de áudio que esteja na  bandeja do leitor de CD/DVD!
Ao abrir o cd com o Kaffeine o som saiu beleza.
O problema agora, então, é configurar o Amarok e KsCD para tocar cds de áudio que estejam naquela bandeja.
Alguém saberia informar alguma coisa?
Teles