Grub - dúvidas

Iniciado por Jose Emilio, 19 de Julho de 2016, 15:29

tópico anterior - próximo tópico

Jose Emilio

Em um HD eu tenho  XP+Ubuntu+Point+CxMágica.

Aí coloquei outro HD no mesmo PC e desconectei o HD acima para evitar alguma alteração.
Daí eu instalei o W7+Ubuntu Mate 16.04+Ubuntu 16.04.
Mas para a minha surpresa,  nem o Mate e nem o Ubuntu configurou o Grub
e só inicializa no W7

Daí eu desconectei esse HD e conectei no antigo de novo e para a minha surpresa, o Grub
sumiu e agora estou usando o GrubDisco para iniciar.

Quanto ao Grub,  estou resolvendo aqui com  Grub-Customizer.

A minha pergunta é:  O Grub é armazenado nas memórias da placa mãe?

abs

druidaobelix

Não, o grub não é gravado na motherboard, é gravado no disco.

Se o setup do seu sistema for do tipo BIOS convencional o grub será gravado na MBR ou na própria partição; se for do tipo UEFI, será gravado numa partição especial de boot denominada EFI Esp.

A questão, no seu caso, como envolve dois discos, evidente também envolverá a ordem de boot desses discos no setup.

Num sistema de setup convencional do tipo BIOS onde haja um multiboot, como é o seu caso, é necessário escolher um dos sistemas instalados, normalmente o primeiro, para que seja o "controler" do grub, isto é, esse grava na MBR, todos os demais gravam o seu próprio grub na própria partição de instalação.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Só complementando, um arquitetura da qual gosto e que concretamente uso.

Supondo que o sistema tenha dois discos, vamos identificá-los como sda (disco 0) e sdb (disco 1) e ainda que o setup seja do tipo BIOS convencional.

Em sda coloco o sistema Windows (ou no plural, já que também permitem multiboot), mas enfim, em sda terá somente Wndows.

No disco sdb irei usar somente para Linux.

A primeira instalação que fizer será a "master" do Linux e ela irá gravar o grub na MBR do disco sdb.
Todas as demais instalações de Linux, e seja lá quantas forem, tanto faz, irão gravar seus próprios grubs nas suas próprias partições, nunca na MBR do disco, que como dito, apenas a primeira instalação faz.

Pois bem, isto posto, vamos lá no setup e invertemos a ordem de boot, dizendo para o BIOS que o disco de boot é o disco sdb (geralmente disco 1)

Uso isso dessa forma há muitos anos, a perder de vista.

A grande vantagem é que quando se precisa reinstalar o Windows, ela não irá estragar o sistema, funciona que é uma maravilha.  :)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Jose Emilio

DruidaoBelix,

Mas,  então porque o W7 detonou o grub do primeiro HD mesmo esse estando
desconectado?

:-\ :-\ :-\

Jose Emilio

Druida,

Eu estou trocando o HD do meu PC porque eu estou com 3 discos rodando
(Um com sistema operacional e dois  para armazenar arquivos)o dia todo e consumindo muita energia.  .
Vou colocar um unico disco  e os outros vou usar como HD externo ligado na porta USB e daí
só usarei qdo for preciso.

abs