Dúvida em relação as informações do driver!

Iniciado por Rafael Favero, 15 de Julho de 2016, 22:11

tópico anterior - próximo tópico

Rafael Favero

Olá, reportei um bug em relação a um driver da nouveau, e um membro pediu uma informação em relação ao driver, uma informação a qual não sei como encontrar, por isso preciso de ajuda.

Do you know whether kdenlive does GL and VDPAU calls from parallel threads?

Separately, what version of libdrm(_nouveau) do you have?

Tenho dúvida em relação a segunda pergunta, não sei onde olho a tal versão, porém caso saibam a resposta da primeira ficaria grato se me dissessem já que não saberia responder.

Tópico sobre o bug: https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=96952#c1

Penso que aqui seja a área mais adequada já que se trata do driver da placa de vídeo, caso não seja o local mais adequado peço que me avisem ou movam o tópico.

druidaobelix

Veja, /Rafael Favero/,

Embora louvável o interesse e a atitude de reportar eventual bug, antes de mais nada há uma questão conceitual nisso aí.

Não dá para afirmar, exclusivamente com base no log postado, que seja de fato um erro provocado pelo driver nouveau, daí porque quem lhe respondeu (Ilia Mirkin) está perguntando como é que o programa faz a chamada.

Bem, quem sabe como é que o programa faz isso é quem fez o próprio, não é mesmo?
Ou então, em se tratando de código aberto, precisaria ter interesse e conhecimento específico da linguagem de programação utilizada a tal ponto para ir no fonte e estudar como o código está idealizado.

OK, você agiu corretamente ao procurar um fórum do próprio kdenlive para perguntar sobre o erro que estava observando, vi seu post lá no kdenlive, nesse link:

Kdenlive closes when I play the video!

https://forum.kde.org/viewtopic.php?f=265&t=134866&p=360822#p360822

A resposta que alguém lá lhe deu (farid) é mais que coerente, pois perder tempo em cima de programa obsoleto é fim de carreira ou, como popularmente se diz, é "dar tiro em cachorro morto", não faz sentido.

O que é que o farid lhe disse?

Principalmente ele lhe disse para ir para uma versão mais atual (ele disse 16.04, mas também pode ser a 14.04, suporte LTS e **usar a mais atual versão do Kdenlive**, ou seja, novamente e de novo, "não ficar dando tiro em cachorro morto".  ;)

Não uso e não acompanho nada de kde, então realmente não sei de nada sobre kde e muito menos nada sobre isso que você está dizendo, entretanto, em rápida vista, vejo que há informações sobre um novo repositório kdenlive:

Como instalar o novo Kdenlive no Ubuntu 16.04 LTS e derivados

http://www.diolinux.com.br/2016/04/como-instalar-o-novo-kdenlive-no-ubuntu.html

Bem, o ponto central é o seguinte: normalmente quando há um bug de um determinado software, a providência mais óbvia é reportar isso ao desenvolvedor do específico software, pois ele é a pessoa mais adequada para avalir onde possa estar o problema e, eventualmente, se de fato o desenvolvedor constatar que o erro é ocasionado por bibliotecas chamadas pelo programa, em tese, ele deveria notificar aos desenvolvedores de tais bibliotecas, normalmente essa é a lógica.

Quero com isso dizer que muito dificilmente lá para onde você levou a questão, no bugs.freedesktop.org, ela será de fato considerada, até porque, como dito, não há como dizer, a priori e sem se aprofundar no código do próprio kdenlive que a causa seja de fato a libdrm-nouveau.

Isso posto, você pode identificar a libdrm-nouveau no seu sistema fazendo:

apt-cache show libdrm-nouveau2

Isso vai dar se está instalada e qual é a versão, além de outras informações.

E apenas para contextualizar o assunto, convém ter uma ideia geral do que seja libdrm:

LIBDRM is the cross-driver middleware which allows user-space applications (such as Mesa and 2D drivers) to communicate with the Kernel by the means of the DRI protocol.

Maiores (muito maiores) informações:

https://01.org/linuxgraphics/community/libdrm

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Rafael Favero

Olá, compreendi o que você escreveu, reportei pois fui aconselhado a fazer isso em outro fórum, irei quando possível atualizar o Kdenlive(já tinha a versão mais recente, porém a mesma também dava problemas e desinstalei, mas vou reinstalar), e atualizarei o sistema, no caso do comando para mostrar a informação "vai", porém não aparece nenhuma informação. Irei reportar no tópico que o problema não é exatamente com o driver mas é com o Kdenlive próprio. Irei ver se consigo reportar ao desenvolvedor. Grato pela ajuda!

druidaobelix

Na hora do sono pensei uma coisa e fiz outra.  :)
Errei no comando mencionado, já corrigido no post correspondente:

errado:

apt-cache search libdrm-nouveau2 show

correto:

apt-cache show libdrm-nouveau2
www.arredondar.org.br

Rafael Favero

Grato! Agora o comando funcionou, a propósito atualizei o Kdenlive e o Ubuntu para o 16.04 LTS, o problema ainda persiste, porém não faz mal, baixei o LightWorks, ele funciona bem, agora só falta saber usar bem, pessoalmente acho o Kdenlive mais fácil de usar, porém irei me adaptar a esse novo editor. Obrigado pela ajuda!

druidaobelix

Não me recordo os detalhes, mas seu sistema não tem uma gpu nvidia?
Se sim, não está funcionando com o driver proprietário?
www.arredondar.org.br

Rafael Favero

Sim, possuo, utilizo a placa de vídeo GeForce210, e não, não está com o driver proprietário, está com o open source (nouveau).

Mudei para o driver proprietário, porém o Kdenlive nem abrir não abria mais, tentava executar mas fechava em seguida, nem conseguia ver a tela do aplicativo.

druidaobelix

Bem, como você iniciou o registro do suposto bug lá no bugs.freedesktop.org, dê continuidade, informando ao Ilia Mirkin a versão da libdrm-nouveau e ainda que o erro ocorria no Ubuntu 15.10 e igualmente continua a ocorrer no Ubuntu 16.04, mencionando ainda, se o caso, a versão utilizada do Kdenlive, eventulamente dizendo que, como usuário, não sabe informar como o programa faz a chamada da biblioteca.  Já que deu o pontapé inicial, toca em frente, vai que dá certo

Retorne ainda ao Fórum do Kde e igualmente informe ao Farid que mudou a versão etc e tal e o problema continua e que também não funciona com a nvidia. Não sei se há (deve haver) no kde uma área específica para reportar bug, mas se tiver, registre, novamente, vai que dá certo.  :)

www.arredondar.org.br

Rafael Favero

Irei fazer, grato pela ajuda!

druidaobelix

Só uma dúvida: usando o driver nouveau a aceleração 3D está ativada?

Ou por outra, fazendo no terminal:

glxgears

Aparecem as tradicionais três engrenagens (vermelho, verde, azul) girando sincronizadamente?

Se não aparecerem, então instale:

sudo apt install mesa-utils mesa-utils-extra

Feita a instalação, verifique novamente.

Confira ainda se a renderização está ativada fazendo:

glxinfo | grep render

www.arredondar.org.br

Rafael Favero

Olhei nas configuração do Kdenlive e não vi nada relacionado a aceleração, na questão ainda aparece que o processamento por GPU está desativado.
Os resultados são os seguintes:

rafael@Rafael-desktop:~$ glxgears
Running synchronized to the vertical refresh.  The framerate should be
approximately the same as the monitor refresh rate.
302 frames in 5.0 seconds = 60.330 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.993 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.999 FPS

rafael@Rafael-desktop:~$ glxinfo | grep render
direct rendering: Yes
    GLX_MESA_multithread_makecurrent, GLX_MESA_query_renderer,
    GLX_MESA_multithread_makecurrent, GLX_MESA_query_renderer,
Extended renderer info (GLX_MESA_query_renderer):
OpenGL renderer string: Gallium 0.4 on NVA8
    GL_ARB_conditional_render_inverted, GL_ARB_conservative_depth,
    GL_NV_conditional_render, GL_NV_depth_clamp, GL_NV_packed_depth_stencil,
    GL_ARB_conditional_render_inverted, GL_ARB_conservative_depth,