Ubuntu - Kubuntu - Xubuntu - Lubuntu

Iniciado por epassarin, 07 de Julho de 2016, 02:57

tópico anterior - próximo tópico

epassarin

Boa noite Pessoal.
Meu nome e Emerson, sou fotografo e designer de album.
Sou novo no forum e gostaria de pedir uma ajudinha ao expert ou alguem que eu pudesse me ajudar.
Como podem ler no titulo da pra sacar qual e minha duvida nao e?
Pois bem, tenho notebook do qual estou escrevendo nesse momento mas como minha esposa fazia uso para estudar vivia constantemente infectado por virus,  resolvi fazer uns teste para ver se seria possivel usa-lo.
Quando compramos ele, estava instalado o Windows Vista, posteriormente rodei o XP e por ultimo o Windows 7 Ultimate.
Entao coomeci a ler sobre o Linux e depois de ler muito resolvi pelo Ubuntu, porem acho que ele esta mujito lento ou minha maquina nao comprta muito bem ele. Eu utilizo o Scribus para diagramar alguns albuns mas esta muito lento. Gostaria de saber se as aplicacoes acima, se alguma dela roda mais fluido o sistema. a configura'cao de minha maquina e a seguinte


Acer Apire 5517
Memoria: 2.7 GB
Processador: AMD Athlon(tm) Processor TF-20
Grafic: Gallium 0.4 on AMD RS780 (DRM 2.43.0, LLVM 3.6.2)
OS Type: 64-bit

Sou usuario do  Mac OS no meu escritorio e gostaria de um sistema leve para esse meu note mas que tivesse uma interefece grafica bem bacana.

Se algum puder me ajudar agradeco.

Gostaria de um sistema que rodasse bem o GIMB, SCRIBUS, INKLEADS, DARKTABLE.





druidaobelix

O benchmark para esse processador indica 421 pontos, o que certamente é uma dificuldade para rodar adequadamente o Ubuntu padrão (=Unity), que como todo sistema moderno e complexo é exigente nos requisitos de hardware recomendando de fato um outro "sabor".

O requisito mínimo para o Ubuntu padrão é 2 GHz dual core processor or better. O processador do seu computador possui apenas 1 núcleo e clockspeed de 1.6 GHz, portanto, abaixo dos requisitos mínimos.

Confira nesse link:

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Athlon+TF-20

Então, qual sabor?

As duas melhores opções em termos de auxiliar no desempenho serão o Lubuntu e o Xubuntu.

O Lubuntu é o mais leve, roda de forma rápida e fluída, mesmo em equipamentos de hardware sofrível, entretanto, exatamente para que possa fazer isso é mais tosco na sua interface, que se pode chamar de franciscana e bem assim na suíte de programas que o acompanha e, claro, nem poderia ser diferente. É uma excelente opção desde que não se precise de muito mais do que ele oferece por padrão, pois de nada adiante instalar o Lubuntu e depois ficar instalando programas "pesadões" que irão descaracterizar a filosofia de sua construção, o que seria um contrasenso.

O Xubuntu é também muito ágil e leve, porém já traz uma suíte de programas um pouco mais elaborada, como por exemplo a suíte LibreOffice. Possivelmente será sua melhor escolha.

De toda forma, montar um live-iso (pendrive ou cdrom) de cada uma dessas opções é algo muito rápido e fácil de ser feito e provavelmente é o melhor a fazer para experimentar, na prática, o que mais lhe agrada e atende as suas necessidades.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

galactus

Vai tirar leite de pedra...

Lubuntu 32bits com JFS no sistema de aquivos.  Mesmo assim seu desempenho, como observado pelo duriadaobelix, está abaixo dos requisitos mínimos para um sistema moderno e ágil!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

epassarin

Muito obrigado Duidaobelix e Galactus.
Faz tempo que meu sistema operacional e o OS X, e como eu disse e a que utilizo normalmente para meus trabalhos (fotografia), e  pra ser sincero estou bem desabituado ao windows,por isso procurei uma distro linux que fosse bem intuitiva e nos forum notei que o ubuntu acaba sendo o mais cotado, enfretei alguns problemas no inicio em questao de inicializacao e tudo mais, mas acabei resolvendo.
Gostei do Ubuntu, mas como voces disseram ele meio pesado. A versao que estou utilizando e a 15.10 e foi atualizada ontem.
Uma das coisas que gostei dele foi o visual com uma dock parecida com o mac na parte inferior, mas confesso que utilizo mais a laterial e ate agora noa consegui desabilitar essa dock, nao sei se e possivel, mas gostaria de tira-la mas gostaria de colocar o SLINGCOLD nessa bara lateral pois utilizo bastante para encontrar os programas instalados.
Tenho alguma dificuldades ainda em encontrar programas instalados, ou que instalei mas nao aparece no meu pc.
A questao do Ubuntu no meu pc com essa configuracao realmente fica lento, mas nao tanto quanto o windows 7 utimate, ate que ele flui mais ou menos bem ja que sei que o note nao tem la uma boa configura,c~ao. (outra coisa, alguem pode me ajudar com esse teclado? j'a segui alguns tutoriais mas ele fica configurado ate quando desligo o pc, depois ja desconfigura novamente).
O que eu preciso na realizado em termos de programas sao os seguinte:
Scribus onde faco a digramacao dos fotolivros ou albuns fotograficos
DarkTable para tratar uma ou outra imagem ja que o Scribus faz um tratamento basico dentro dele mesmo
GIMP para tratar algumas fotos, apenas algumas poucas onde preciso tirar um objeto, uma mancha ou fazer uma recorte na imagem
InkScape Vetor, para quando preciso vetorizar / tra,cas alguma imagem.

Mas de um modo geral estou sempre fazendo isso no MAC, isso acima e apenas para uso exporadico quando vou a casa de minha sogra passar uns dias com minha esposa e filho, na minha cunhada, enfim, apenas para alguns casos.

O uso mais intenso dele ser'a para demonstracao de alguns imagens panoramicas (Tour Virtual 360 graus), e como se trata de uma pasta contendo varios arquivos html, flash, xml ele roda suave.

Sei que terei que testar as demais distros linux, mas de um modo geral, para que eu nao precise testar um a um, a distro que preciso deve ter as seguinte caracteristicas:

Ser a distro mais fluida possivel
Ser o mais intuitiva possivel (se for possivel)
Aceitar ou ser possivel fazer as instalacoes dos programas listados acima
Ter uma gama boa de driver como por exemplo Wi-Fi que nesse Ubuntu foi muito ruim de conseguir conectar.
Ter um visual mais ou menos agradavel

De um modo geral e isso, e desde ja agradeco as opnioes postadas.

Att
Emerson

druidaobelix

Então, /epassarin/,

Não conheço esses softwares que você menciona, exceto o GIMP, mesmo assim de uso absolutamente amadorístico e muitíssimo ocasional (e nessas pequenas coisas que fiz normalmente apanho dele), então infelizmente não tenho como avaliar como responderiam numa máquina tal qual a sua, acho mesmo que você terá que experimentar, é sempre o melhor caminho. Embora opiniões externas possam auxiliar, nada substitui a experiência direta aplicada a um específico equipamento que, no caso, só você tem.

Sei que no geral a conjuntura anda difícil com uma recessão econômica em curso, o que dificulta os negócios e, por conseguinte, entrar dinheiro e se não entra então também fica mais difícil gastar, porém no seu caso, como se trata de uso profissional, o que você precisa mesmo é comprar um outro computador, mais moderno, atual, se possível uma cpu i7, no mínimo uma i5, talvez uma gpu dedicada (=placa gráfica), dependendo concretamente dos trabalhos que faz. A solução na verdade é essa, o que deve ser feito quando possa e a economia ajudar.

Veja lá naquele benchmark apontado que uma cpu i7, nos modelos não tão atuais (sim, existe vários modelos sob o mesmo nome) inicia em 9819 pontos, contra 421 da sua máquina, a diferença é descomunal. Se então colocar uma gpu dedicada o resultado em renderização vai lá pra cima, mas como dito, tudo depende concretamente do que se faz e da disponibilidade financeira.

Quanto aos "sabores" do Ubuntu, note que são essencialmente o mesmo sistema operacional na sua estrutura e atualização, o que muda é apenas a interface gráfica, ou seja, a capa que recobre o sistema operacional e que, por consequência, irão pedir maior ou menor recurso computacional no que diz respeito aos recursos gráficos, a estrutura é sempre igual para todos eles.

No família Ubuntu há um 'sabor' específico para quem milita em edição multimídia, como audio, vídeo e imagem, computação gráfica, que é o Ubuntu Studio, que trabalha com um kernel um pouco diferente, de baixa latência, núcleo de TR (tempo-real), adequado para ilhas de edição e já traz GIMP, Inkscape (desenhos vetoriais), Blender (modelagem e animação 3D), Audacity (edição de áudio), Openshot e softwares semelhantes, mas evidentemente isso não vai dar certo nesse seu equipamento atual.

Se e quando for adquirir um outro computador, talvez uma boa opção seja encomendar diretamente à Dell, pedindo que já venha com Ubuntu instalado, o que eles fazem e, assim, evita problemas de incompatibilidades de hardware.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

creto

Vou mostrar e dizer na prática sobre o Lubuntu em hardware sofrivel como mencionou o druidaobelix:

creto@creto-P4M266A-8235:~$ sudo lshw -short
[sudo] senha para creto:
Caminho do hardware  Dispositivo  Classe      Descrição
=========================================================
                                  system      P4M266A-8235
/0                                bus         P4M266A-8235
/0/0                              memory      128KiB BIOS
/0/4                              processor   Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 1.70GHz
/0/4/9                            memory      8KiB L1 cache
/0/4/b                            memory      256KiB L2 cache
/0/5                              processor   CPU
/0/5/a                            memory      8KiB L1 cache
/0/5/c                            memory      256KiB L2 cache
/0/1c                             memory      1536MiB Memória do sistema
/0/1c/0                           memory      1GiB DIMMProject-Id-Version: lshwR
/0/1c/1                           memory      512MiB DIMMProject-Id-Version: lsh
/0/100                            bridge      P4M266 Host Bridge
/0/100/1                          bridge      VT8633 [Apollo Pro266 AGP]
/0/100/1/0                        display     VT8375 [ProSavage8 KM266/KL266]
/0/100/10                         bus         VT82xx/62xx UHCI USB 1.1 Controlle
/0/100/10/1          usb2         bus         UHCI Host Controller
/0/100/10.1                       bus         VT82xx/62xx UHCI USB 1.1 Controlle
/0/100/10.1/1        usb3         bus         UHCI Host Controller
/0/100/10.2                       bus         VT82xx/62xx UHCI USB 1.1 Controlle
/0/100/10.2/1        usb4         bus         UHCI Host Controller
/0/100/10.3                       bus         USB 2.0
/0/100/10.3/1        usb1         bus         EHCI Host Controller
/0/100/11                         bridge      VT8235 ISA Bridge
/0/100/11.1                       storage     VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/
/0/100/11.5                       multimedia  VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Cont
/0/100/12            enp0s18      network     VT6102/VT6103 [Rhine-II]
/0/1                 scsi0        storage     
/0/1/0.0.0           /dev/sda     disk        40GB SAMSUNG SP0411N
/0/1/0.0.0/1         /dev/sda1    volume      13GiB volume EXT4
/0/1/0.0.0/2         /dev/sda2    volume      23GiB Extended partition
/0/1/0.0.0/2/5       /dev/sda5    volume      1908MiB Linux swap / Solaris parti
/0/1/0.0.0/2/6       /dev/sda6    volume      21GiB Linux filesystem partition
/0/2                 scsi1        storage     
/0/2/0.0.0           /dev/cdrom   disk        CD/DVDW SH-S182F
creto@creto-P4M266A-8235:~$


A distro usada:
creto@creto-P4M266A-8235:~$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Ubuntu
Description: Ubuntu 16.04 LTS
Release: 16.04
Codename: xenial
creto@creto-P4M266A-8235:~$



Há travamentos constantes para hardwares antigos, ainda mais se este for SIS ou VIA. O sistema arrastando-se as duras penas.

Breve conclusão: as versões Linux atuais são bem poucas que ainda rodam nesse tipo de hardware. Ou seja, Linux atual, um mediano PC Intel, senão vai ter que ter bastante paciência.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

epassarin

Valeu pessoal...avaliei aqui e ali, vou fazer uns testes em todas essa distros para ver como minha maquina se comporta, mas é como "druidaobelix' falou, a questão é o equipamento defasado. Sendo assim resolvei que vou colocar o Linux mais leve que tiver apenas para rodas minhas apresentações de fotografia panorâmica, e não mais para diagramação e tratamento de imagem. Para tal penso em adquirir um Dell que vai me facilitar bem a vida nessa questão, mas tenho algumas prioridades ainda, e aquisição do note não dá pra ser imediata, provavelmente para o final do ano ou coisa do tipo.

Agora, alguém pode me ajudar como acertar o teclado, eu ja tentei de tudo que ja vi, e não consigo acertar.

Essa resposta estou escrevendo do meu Mac, e aqui tudo funcionar.

Alias, vi algum forum que tem linux que são bem semelhantes ao gráfico dos sistema IOS. Alguém sabe me dizer qual é, ja que vou comprar e tenho essa possibilidade de pedir que venha instalado o Linux, entao gostaria de saber qual vai rodar melhor e tem aparência parecida com o sistema da apple.

Quero agradece a todos pela ajuda, valeu mesmo.

outra coisa, qual a maneira mais fácil de montar uma distro live no pen drive?

Att
Emerson Passarin

druidaobelix

Citação de: epassarin online 08 de Julho de 2016, 18:19
Agora, alguém pode me ajudar como acertar o teclado, eu ja tentei de tudo que ja vi, e não consigo acertar.

Há um ótimo post do colega /Creto/ aqui do Fórum sobre teclado, talvez possa lhe ser útil:

http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/reconfigurando_a_locale

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#8
Citação de: epassarin online 08 de Julho de 2016, 18:19
Alias, vi algum forum que tem linux que são bem semelhantes ao gráfico dos sistema IOS. Alguém sabe me dizer qual é, ja que vou comprar e tenho essa possibilidade de pedir que venha instalado o Linux, entao gostaria de saber qual vai rodar melhor e tem aparência parecida com o sistema da apple.

Não entendi muito bem ao que você se refere, mas se for em relação à tela do desktop do iOS, que possui um "dock" na parte inferior, que é simplesmente os ícones colocados na horizontal na parte inferior da tela, isso você pode fazer com o próprio Ubuntu 16.04, ao invés da barra rolante de ícones ficar na lateral esquerda, pode ser movida nativamente para a posição de "dock" na horizontal inferior, além de várias e várias outras possibilidades, como o Cairo Dock (até a versão 14.04, não sei direito, mas acho que isso está meio que desatualizado), Docky/Plank (essa está atual) e por aí vai, como dito, opções é o que não faltam.

Mas veja, na verdade tudo isso não é importante, qual desktop e isso e aquilo que você vai usar é algo que irá sendo definido ao longo do tempo, conforme seu gosto pessoal e na medida em que você vá evoluindo na curva de aprendizado do Linux.

O que é importante ao adquirir um computador já com o Ubuntu pré-instalado é simplesmente a questão de assegurar, a priori, a compatibilidade de hardware, apenas isso.

O Linux é uma maravilha e funcionará na vasta maioria dos computadores pessoais, mas não em todos, entretanto, lembre-se que, em regra, os PC's são feitos para Windows, que largamente é predominante nesse mercado, detendo um avassalador market share, e não para Linux e isso quer dizer que os fabricantes sempre mais que obviamente fornecem os drivers para Windows, porque é para esse mercado que eles vendem, porque se não fosse para vender para Windows iriam vender para quem? Oras, isso posto, se por alguma razão o hardware do seu computador não tiver os drivers para Linux ou os tiver não funcionando muito bem, então se estará diante de um problema insolúvel, daí o cuidado de ao comprar um computador assegurar a compatibilidade com o Linux.

O raciocínio é todo ele muito simples: ligo na Dell e peço um computador assim e assim, com esse e aquele hardware e digo que quero que venha com o Ubuntu pré-instalado. Evidentemente eles irão te entregar o computador com todo o hardware funcionando e essa é a sua garantia de evitar (ou pelo menos minimizar) problemas de incompatibilidade.

Se depois, já com o seu novo PC, você resolver instalar o Windows em dual boot com o Linux, sem problemas, te garanto que o Windows irá sempre funcionar, então apenas não se preocupe com o Windows instalado, sempre vai dar certo, o que pode não dar certo quanto ao hardware é o Linux e não o contrário.

Então, tendo recebido seu hardware com o Linux instalado e funcionando, agora você pode trocar de ambiente, de distribuição, enfim, fazer as "trocentas mil" variações que o Linux permite, ao seu gosto, porém previamente assegurada a compatibilidade de hardware.

Quando for comprar você apenas pede com o Ubuntu padrão (=Unity), na versão LTS (=suporte de longo prazo) atual, que hoje é a 16.04, depois o restante você próprio faz.

É isso.

P.S: editando:

Só para constar, exemplificadamente:

Ubuntu 16.04 LTS - Como mover a barra do Unity para baixo

http://www.diolinux.com.br/2016/02/ubuntu-1604-lts-como-mover-barra-do-unity-para-baixo.html

Como instalar o Plank Dock no Ubuntu

http://www.diolinux.com.br/2014/12/como-instalar-o-plank-dock-no-ubuntu.html

Aqui o link original da Docky/Plank Testing PPA, do Rico Tzschichholz

https://launchpad.net/~ricotz/+archive/ubuntu/docky




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#9
Citação de: epassarin online 08 de Julho de 2016, 18:19
outra coisa, qual a maneira mais fácil de montar uma distro live no pen drive?

Não entendi muita bem qual é a sua dificuldade ou  mais exatamente a que está se referindo.

Se é a um live-iso (pendrive ou cdrom), mas você já não tem o Ubuntu instalado?

Nesse caso, se já tem instalado, já não baixou o arquivo iso do site do Ubuntu e gravou num pendrive, através de um software apropriado para isso, e etc e tal?

Esclareça melhor sua dúvida, por favor.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.