Multi boot com 2 distros Linux

Iniciado por BetoCandel, 11 de Junho de 2016, 00:35

tópico anterior - próximo tópico

BetoCandel

Ola Pessoal, há uns 8 meses atrás eu instalei a versão 14 do ubuntu no meu HD, e fiquei experimentando por apenas uns poucos dias, e desinstalei. Não gostei pois achei muito estranho e esqueci. Agora estou voltando embasado em muitos fatos que li na internet, e agora o negócio decola. Pesquisei muito no youtube como fazer um multi boot com 2 distros linux e como não achei de jeito nenhum, resolvi ir descobrindo sozinho. Começei com o Mint e usei a seguinte configuração: Para o sistema operacional: Tamanho da partição: 18 GB - Tipo: primária - Localização: início - Usar como: journaling ext4 - Ponto de montagem: / - Carregar inicialização: sda, ou seja, o próprio HD.   Para o swap: Tamanho da partição: 2 GB - Tipo: lógica - Localização: início - Usar como: swap. Deu tudo beleza, agora vamos para o Ubuntu. Tamanho da partição: 16 GB - Tipo: lógica - Localização: início - Usar como: journaling ext4 - Ponto de montagem: / - Carregar inicialização: a partição que está sendo instalado o Ubuntu.

O ubuntu não terá swap, uma vez que o Mint já tem, e eu tenho 4 GB de memória RAMno sistema. Pronto, os 2 sistemas são instalados sem problemas, mas quando reinicio o PC não tem nenhum Grub de inicialização. Eu consegui o Multi boot porque experimentei usar um cd do Boot Repair Disk, para Linux e consegui reparar o MBR do HD. Eu gostaria de conseguir o mult boot sem precisar usar o cd do boot repair, por isso eu pergunto: o que eu fiz de errado, que não estou conseguindo fazer esse multi boot, e olha que já tentei umas 6 vezes essa experiência e não consigo. Gostaria que alguém me fizesse uma sugestão de como proceder.

Oportunamente, eu quero agradecer a todos que me ajudaram, percebi claramente que tem pessoas que já participaram de 2.300 enquetes, e isso já é um enorme conhecimento técnico do S.O. Nesse fórum, tem muitas pessoas que ajudam aos iniciantes e pessoas que têm muito conhecimento sobre Linux, parabéns para todos

druidaobelix

Então, /BetoCandel/,

Parece que você fez certo, supondo que o setup da sua máquina seja BIOS convencional (setup não UEFI) e que só tenhamos Linux nesse sistema (embora também pudesse ter Windows em trial boot ou quantos quisesse) e ainda estamos tratando de um único disco na máquina.

A primeira distro instala o bootloader (grub) na MBR do disco (sda).

Então o controle de atualizações sempre será por essa primeira distro, é aqui que você será irá executar o sudo update-grub e não na outra e é o arquivo de configuração dessa primeira máquina que ira comandar como o menu do grub aparece.
Assim, por exemplo, quando acontece uma atualização de kernel na segunda distro, você tem que vir na primeira e fazer o update-grub ṕara atualizar a entrada no menu do grub.

A segunda instala o grub na própria partição da instalação.

nota: nesse segunda instalação você nunca irá usar o update-grub, porque o grub está na própria partição e não faz sentido usá-lo e cria entradas que distorcem o menu do grub.

Feitas a instalações, agora sobe o sistema pela primeira instalação.

Abra o arquivo
(nota: não lembro qual é o processador de texto do Mint, vou usar o gedit que é o do Ubuntu, leafpad é do Lubuntu e assim por diante, enfim, use o editor de texto padrão que for específico do Mint, substituindo por onde está gedit):

sudo gedit /etc/default/grub

comente, isto é, coloque um símbolo # (cerquilha ou tralha, também conhecido como jogo da velha ou modernamente hashtag) antes da linha:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

Salvar e sair

agora execute:

sudo update-grub

Reinicie o sistema.

Lembre-se, a chave do raciocínio é essa: quem controla de fato o menu do grub é a distro que gravou na MBR do disco, no caso a primeira, então é lá que sempre será executado o update-grub.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

BetoCandel

Ola! DruidaObelix
Obrigado pelas explicações dadas, mas ainda continuo com dúvidas, porque meu conhecimento em Linux é quase zero, é tudo muito novo e diferente para mim, pois uso o windows há 10 anos, e nunca tinha visto qualquer distro linux funcionando.  Eu queria saber se os parâmetros usados na instalação das 2 distros estão corretos, veja que são muitas configurações, que se não estão corretas, o funcionamento do SO pode ficar comprometido, por exemplo, no windows eu instalo o primeiro sistema como uma partição primária, e os sistemas subsequentes como partição lógica, e o primeiro sistema tem que ser o mais antigo. E na plataforma Linux, eu não sei absolutamente nada de nada.

Como você não fez nenhuma observação sobre as minhas ações, eu estou supondo que está tudo correto, e eu apenas tenho que dar o boot pelo Mint, abrir o terminal, usar o editor de texto
e abrir o grub com a sintaxe: sudo nome do editor de texto /etc/default/grub. Depois eu devo acrescentar o # na linha que contém grub_hidden_timeout=0. Salvar e sair

Agora, de novo usando o terminal eu digito sudo update-grub e reinicio o sistema. Nesse ponto, encerraram-se as instruções e no meu entendimento, após esses procedimentos, eu agora vou conseguir ter o menu de boot quando reiniciar, é isso mesmo?

Amigo, desculpe toda essa explicação, mas eu sou totalmente leigo em Linux. Muito grato pela sua atenção.

druidaobelix

Na essência é isso, /BetoCandel/, experimenta aí e vamos ver se funciona.

Como disse antes, o pressuposto é que o setup (=firmware) de sua máquina seja BIOS convencional, ou seja, não é UEFI, existente em computadores mais novos e ainda que estamos falando de uma máquina com apenas um disco rígido.

Mas é algo simples de ser feito (e também de ser desfeito), então apenas experimente e veja o que concretamente acontece.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

jkmsjq

Sempre que eu instalo o 2° S.O. faço o carregamento do boot no sda principal é é este sistema que gerencia o carregamento dos sistemas operacionais instalados.

Nunca tive problemas ou erros desta forma.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz