HD Inacessível

Iniciado por lenonwisk_, 20 de Outubro de 2006, 13:06

tópico anterior - próximo tópico

lenonwisk_

Quando eu fui instalar o Ubuntu, eu removi os cabos de um HD, não o principal,
mas sim um outro que eu tenho no pc, onde estão uns arquivos importantes. Ai quando eu instalei o Ubuntu no HD principal, eu conectei o outro, mas não dá pra comunicar com ele, quando eu entro em Sistema>Administração>Discos, ele parece lá, eu ativo, mas não funciona! Alguém sabe o que eu tenho que fazer? :'(

arlei

Acredito que vc não acessa este disco porque o mesmo não deve esta montado em seu sistema. Para montar um dispositivo de disco vc deve usar o comando mount, ou incluir um ponto de monstagem no /etc/fstab para que o mesmo seja montado automaticamente na inicialização do sistema.

Da uma olhada neste manual sobre discos e partições e veja maiores detalhes.
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-disc.htm

Se o problema for esse e/ou ainda tiver dúvidas poste aqui a saída do comando abaixo, que com certeza alguem ira lhe ajudar a montar esse seu disco.

Citarsudo fdisk -l

T+
Arlei

lenonwisk_

Bem, eu tentei acessar, mas dá como 'acesso negado'
Hmmmmmmmmmmm  >:(

Dispositivo: /dev/hdb1
Sistema de Arquivos: Não formatado
Ponto de Acesso: Nenhum
Estado: Inacessível

arlei

Amigão,

não sou um profundo conhecedor do ambiente Linux mais estou tentando te ajudar de alguma forma que eu conheça, então pode por favor informar como "tentou acessar" esse disco, e tbem passar o resultado do comando que solicitei acima.

Esses erros que vc relata a principio se referem:
CitarSistema de Arquivos: Não formatado
Ou seu disco não esta formatado ou esta em um formato não reconhecido.
CitarPonto de Acesso: Nenhum
Isso se refere ao fato de vc não apontar em que diretório quer montar essa partição.

T+
Arlei

arlei

Seguinte vamos fazer diferente.

Vou passar algumuns parâmetros e então vc tenta montar sua partição.

1. Crie um diretório qquer dentro do /mnt para servir de ponto de montagem
Ex.: sudo mkdir /mnt/seu_diretorio

2. Execute o fdisk -l  e descubra em que sistema de arquivo esta formatado essa sua partição /dev/hdb1

3. Tente então montar essa partição no diretório que vc acaba de criar seguindo a sintaxe do comando mount
sudo mount -t [tipo] /dev/hdb1 /mnt/seu_diretorio

onde tipo se refere ao sistema de arquivos a ser montado, como por exemplo ext3, reiserfs, vfat, ntfs e por ae vae.

T+
Arlei

lenonwisk_

Droga meo, eu não consigo
Está formatado em um tipo desconheçido
Quando to fazendo os barato no Terminal
ele dá acesso negado  :-[
Ele ta até se comunicando com o HD, mas não abre nada xD
Eu só consigo ver quando entro em 'discos'

lenonwisk_

O que seria permissão de root?