Problemas com MP3 e travamento.

Iniciado por a_lanrs, 01 de Junho de 2016, 07:06

tópico anterior - próximo tópico

a_lanrs

Bom dia a todos,

Sou novato no mundo Linux e tomei vergonha na cara depois de muito tempo e instalei o sistema Ubuntu 16.04 LTS no meu notebook, um HP Pavilion Dv4-2040br, Processador Core i3 de Primeira Geração com 8GB de RAM e 1TB de HD e 512MB de Placa de vídeo ATI RADEON offboard.

A especificação da máquina é ótima, para meu uso diário está ok, e instalei ele junto com o Windows 7 Ultimate. Bem, apresentações a parte, depois que instalei o Linux, percebi que ele não executa nenhum arquivo MP3 pelo Rhythmbox, mas no Windows executa normalmente. E também percebi que as vezes o sistema dá umas travadas que "congela" a tela inteira.

Será que depois da instalação eu teria que instalar alguns drivers de placa de vídeo e etc??? E o que vocês acham que pode estar acontecendo???

Muito obrigado a todos e espero aprender muito nesse fórum com a ajuda de todos vocês.

druidaobelix

Citação de: a_lanrs online 01 de Junho de 2016, 07:06

[...] instalei o sistema Ubuntu 16.04 LTS no meu notebook, um HP Pavilion Dv4-2040br, Processador Core i3 de Primeira Geração com 8GB de RAM e 1TB de HD e 512MB de Placa de vídeo ATI RADEON offboard.
[...] não executa nenhum arquivo MP3 pelo Rhythmbox, mas no Windows executa normalmente. E também percebi que as vezes o sistema dá umas travadas que "congela" a tela inteira.
Será que depois da instalação eu teria que instalar alguns drivers de placa de vídeo e etc???

Não entendi muito bem se você já instalou o sistema de fato no disco rígido ou se ainda está usando através de um live-iso (pendrive ou cdrom).

A versão 16.04 do Ubuntu no momento está com problemas em relação a placas de vídeo da AMD Radeon, veja essa tópico para esclarecer um pouco a questão, há informações adicionais lá que podem lhe ser úteis, ainda levando em conta que a indicação no momento é usar o Ubuntu 14.04, que também é uma LTS, suporte de longo prazo, onde se poderá usar o driver proprietário AMD Catalyst (fglrx) que deve propiciar um melhor desempenho da gpu.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120102.msg659644.html#msg659644

Quanto a questão do MP3, se ainda estiver rodando o sistema no live-pendrive, observe que quando da instalação propriamente dita há uma opção para instalar softwares de terceiros, que inclui suporte para mp3, então quando for instalar precisa assinalar lá.

Instalado ou no live-pendrive acione o ícone "Configurações do sistema/Programas e atualizações ou acione a janela pelo Terminal:

sudo software-properties-gtk

e na aba "Aplicativos Ubuntu" assinale a opção:

Software restricted by copyright  ou legal issues (multiverse)

que deve ser em português (ou algo muito próximo a isso, no momento não tenho como ver exatamente a tradução):

Aplicativos restritos por copyright ou questões legais (multiverse)

Click em Reload para recarregar a lista de repositórios

ou, se preferir pelo Terminal, atualize aquela lista fazendo:

sudo apt update

Depois execute numa janela de Terminal:

sudo apt install ubuntu-restricted-extras

Observe que há uma EULA (End-User License Agreement for Microsoft Software, ou seja, licença da Microsoft) para dar Ok e em seguida um Yes (referente ao ttf-mscorefonts-installer).

******Só que testei agora aqui de um certo modo num live-iso e não funcionou, porqe está faltando um pedaço - Já retorno, vou confirmar*****

------> não confirmou, o python já estava instalado!

Mas há um pequeno bug em algumas situações, não funciona de primeira, mas consegue funcionar em seguida, preciso melhor caracterizar isso.
Só se manifestou no live-iso, no sistema instalado não consegui reproduzir o erro.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

a_lanrs

Muito obrigado pela sua resposta!!!

Então, eu instalei o Ubuntu 16.04 LTS em dualboot com o meu Windows 7!!!

É então, eu li os bugs que essa versão do UBUNTU teria, mas resolvi arriscar kkkkk

Em primeiro, eu tentei executar os comandos no terminal e só primeiro comando funcionou...

Os outros o terminal "falou" que a lista de fontes não pode ser lida!!!

E em relação ao travamento, as vezes eu clico em alguma opção, ou configuração do sistema, o sistema demora pra responder, mas responde!!!

Vou continuar tentando aqui com mais calma e assim vou aprendendo... Vcs ainda vão me ver mundo nesse fórum, pois pretendo realmente substituir o uso de Windows pelo Linux, mas quero ter o pleno domínio do sistema primeiro, e pretendo futuramente me especializar no sistema sendo certificado e tudo mais!!!

Muito obrigado pelo pelas dicas e pela resposta!!! E se eu conseguir algum progresso referentes a esses problemas eu respondo aqui!!!

VALEW!!!!!

druidaobelix

CitarOs outros o terminal "falou" que a lista de fontes não pode ser lida!!!

Curioso isso, testei vários vezes e a instalação do ubuntu-restricted-extras foi tranquila.

Não digite, com o mouse copie da página do Fórum e ainda com o mouse cole no terminal e [enter], para evitar erros de retranscrição de digitação.

Mas pelo que você diz talvez o problema seja outro, ao executar o comando traga aqui para o Fórum **exatamente** a mensagem de erro, na integra como ela aparece, use sempre o mouse para copiar e colar aqui no tópico.

Na essência, se você tem certeza que habilitou a fonte lá no quadro "Configurações/Programas e Instalações", então deveria funcionar.

Lá deve estar marcado:

main / universe / restricted / multiverse

Aplicativos livres de código aberto suportado pela Canonical (main)
Aplicativos livres de código aberto mantidos pela comunidade (universe)
Drivers proprietários para dispositivos (restricted)
Aplicativos restritos por copyright ou questões legais (multiverse)

Na aba Atualizações deve estar assinalado:

xenial security / xenial updates / xenial backports

Atualizações de segurança importantes (xenial-security)
Atualizações recomendadas (xenial-updates)
Atuializações não suportadas (xenial-backports)

Esse é o padrão de como deve estar "Programas e atualizações"

E como dito, o reload deve ter sido feito.

Então, tendo certeza que isso está assinalado, é fazer:

sudo apt update

e depois

sudo apt upgrade

Esses comandos acima promovem uma atualização geral do sistema e cada uma deles deve terminar sem nenhuma mensagem de erro, caso contrário traga o resultado aqui no tópico.

Se terminaram sem erros, então é repetir aquele comando do ubuntu-restricted-extras, como dito, usando o mouse para evitar erro.

sudo apt install ubuntu-restricted-extras

editando:
Acabei de subir aqui novamente pelo live-iso e testei a instalação mais uma vez copiando o comando diretamente da página, só para confirmar se não havia errado ao escrever o comando aqui na página do tópico (aquelas coisas que estão na nossa frente e a gente não vê)  e mais uma vez executou sem problemas e instalou o ubuntu-restricted-extras e funcionou o mp3 no Rhythmbox, então creio que precisa mesmo revisar em "Programas e atualizações" confirmando se os repositórios corretos estão assinalados e executando o update e o upgrade sem erros, o problema deve estar aí.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.