Ubuntu-MATE 64 bits só reconhece 2.9 gb dos 4 gb de RAM instalados

Iniciado por Cafori, 03 de Maio de 2016, 20:28

tópico anterior - próximo tópico

Cafori

Saudações

Memória limpa seguindo a orientação do Druida, verificação de bios quanto a configurações não existe ali nenhum item que possa ser alterado quanto a memória, apenas as  informações que vou transcrever abaixo:

System memory: 640 kb
Extended memory: 4095
Video memory: 128 Mb


Imagem BIOS


Os testes com live CD utilizando os comandos sugeridos por Druida, trouxeram os mesmo resultados já postados aqui, também no monitor do sistema a mesma coisa. Testei com live do ubuntu 16.04 bits 64 bits e como tira teima com o kubuntu 12.10 32 bits.
Instalei o Windows 7 professional 32 bits (pois é!!), que mostrou o seguinte: memória instalada 4 GB disponível 3.29 gb
Quando estava retirando o windows para voltar o Ubuntu-MATE, resolvi fazer novamente o memtest, observei uma coisa que, na verdade nunca havia dado atenção, as informações passadas pelo memtest que seguem:
Memory: 3070 2463 MB/s
Imagem memtest



druidaobelix

Olá /Cafori/,

A informação que você traz é muito importante.
Se bem entendi você tirou, limpou os pentes e recolocou no lugar.

O Memtest está indicando 3070 MB como memória disponível do sistema.

Se estivesse lendo os 4GB que o BIOS diz que tem deveria estar aparecendo pelo menos 3943M no Memtest.

Isso significa que a questão está **antes** do sistema operacional (SO), pois o Memtest não tem nenhuma relação com ele, o SO sequer ainda foi ligado (=iniciado), o kernel ainda não iniciou e não leu nada quando se está na linha do memtest, portanto, não adianta procurarmos algo no SO, a questão não está lá.

O Ubuntu a partir de live-iso e outras versões confirmam o mesmo dado.

Assim, resta concluir que a questão está realmente no BIOS, existindo então aquelas duas hipóteses antes mencionadas:

1) Há de fato uma reserva de memória compartilhada para o sistema de placas gráficas;

Entretanto, aparentemente não é isso que o BIOS está indicando, pois lá está mencionado Video Memory como sendo 128 MB. A menos que haja alguma outra informação em algum outro lugar do BIOS (tem que olhar tela por tela aí), então é o caso de supor se tratar mesmo apenas desses 128 MB o total de memória compartilhada, o que não explica o fato dos 1GB que desaparecem;

2) Há algma incorreção no firmware do BIOS.

Nesse caso talvez a atualização disponível para o BIOS pode ajudar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Procure nas telas do BIOS também por algo como DVMT, eventualmente associado à Total Graphics Memory ou coisa parecida ou ainda IGD Graphics Mode Select.
Dependendo do jeitão do BIOS essas coisas podem estar em páginas que dizem "North Bridge".

DVMT é Dynamic Video Memory Techonology, que como o próprio nome indica é uma tecnologia que vai alocando memória RAM aos requerimentos de vídeo conforme os aplicativos vão necessitando dela, para não travar.
Aparece com opções como Fixed, Pre-Allocated ou MaxDVMT, que é autorização para tirar o máximo que o video precisar para o vídeo onboard.

IGD é Integrated Graphics Device ou Dispositivo Gráfico Integrado, que nada mais é que o recurso de placa de vídeo onboard, mas dependendo do fabricante pode aparecer com esse nome, aí varia de fabricante para fabricante e conforme o BIOS embarcado.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#18
Atualização do BIOS

Como visto antes, há uma atualização disponível para o BIOS.

Tenha em mente que atualizar BIOS sempre representa algum risco, coisas podem acontecer durante esse processo e não mais permitir o acesso ao equipamento, exigindo que se leve a uma Assistência Técnica para consertar.

Pode acontecer, por exemplo, de ocorrer uma falta de energia elétrica exatamente no momento em que se está atualizando o BIOS e aí, como possivelmente você não tem um Nobreak, como aliás a imensa maioria das pessoais "normais" obviamente não tem, o acesso ao equipamento vai ser inutilizado.

Pode acontecer ainda, dentre outras possibilidades, que o pendrive para o qual se está gravando o binário da atualização do BIOS esteja com defeito, com células corrompidas, portanto, não fará a gravação corretamente e note que o fabricante não disponibiliza facilmente um hash para conferência, além do que teria que conferir no próprio pendrive gravado, mas enfim, apenas estou ilustrando que há um potencial de risco.

E se houver uma falha, o que acontece?

Não dá para consertar "em casa", vai precisar de uma Assistência Técnica, mas o pior é que não é qualquer assistência técnica que dispõe do equipamento necessário para regravar um BIOS, que é algo como um gravador de memória EEPROM, até porque como se usa muito pouco, muito frequentemente a assistência técnica encaminha para alguém especializado nisso. Nas grandes cidades isso não chega a ser um problema tão enorme assim, dá para encontrar alguém que faz, mas como o Brasil possui algo como 5570 municípios dos quais um grande número são pequenas localidades sem muitos recursos e como não sabemos onde você está e de quais recursos dispõe, por isso estou alertando para o risco. Não é frequente, mas pode acontecer.

Equipamentos mais modernos possuem recursos extras que permitem recuperar o setup da máquina mais facilmente mesmo em caso de pane, mas não parece ser o caso desse seu equipamento objeto do tópico, daí porque o cuidado.

Se optar por atualizar o BIOS, já que o binário fornecido pelo fabricante é um .exe, use o Windows se tiver facilmente disponível ou através de um pendrive usando o FreeDOS USB drive naquele link que já passei.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Cafori

Olá Druida
Bom sanando a duvida da localidade estou em são caetano, a um "pulinho" do centro de são paulo, tenho um nobreak aqui ligado aos meus equipamentos, queda de energia aqui não é coisa frequente mas prefiro não arriscar.

Como a atualização da BIOS via pen drive me pareceu ser mais um item que pode "dar errado", creio que realizar via windows sejá uma opção, até pensei em fazê-lo quando instalei o windows para ver o que ele contava sobre a memória mas achei melhor postar os resultados primeiro, assim acabei por remover o sistema e voltar o ubuntu-mate, mas, isso não é um problemão é só fazer novamente a instalação e fazer a atualização, só vou demorar um pouco para postar os resultados por conta de tempo disponível para isso, com certeza farei a atualização e passo aqui os resultados conseguidos.

Mais uma vez agradeço.

druidaobelix

Citar[...] estou em são caetano, a um "pulinho" do centro de são paulo

Então está fácil, a Rua Santa Efigênia está logo ali e lá certamente, se necessário, você encontrará quem faça isso, além certamente de uma vasta oferta pelo restante de megalópole. A questão, como disse, é que o país tem dimensão continental, uma enormidade e até uma maravilhosa e imensa floresta Amazônica, então a diversidade é igualmente imensa, se dá um problema para alguém que como você está num grande centro urbano, é fácil resolver, mas para alguém que se encontre numa região remota fica tudo muito mais difícil e caro, daí a preocupação de alertar, mas tanto melhor que para você está próximo e fácil.  :)

Quanto a atualização do BIOS propriamente dito, olhando novamente o manual do equipamento encontrei isso (página 90):

=====================
"
Utilitário BIOS
O utilitário BIOS é um programa de configuração de hardware integrado no Sistema Básico de Input/Ouput (Basic Input/Output System - BIOS) do computador.
O computador já está devidamente configurado e optimizado e por isso não é necessário executar este utilitário. Contudo, se surgirem problemas de configuração, possivelmente terá de executar o programa.

Para activar o utilitário BIOS, prima <F2> durante o autoteste de arranque (Power-On Self Test - POST) enquanto o logótipo do computador portátil está a ser apresentado.

Sequência de inicialização

Para definir a sequência de inicialização no utilitário BIOS, active-o e depois seleccione Boot a partir das categorias listadas na parte superior do ecrã."
=====================

Está me parecendo que há um Utilitário embutido no próprio BIOS que permite a atualização.
Verifique aí, se for isso fica tudo muito mais fácil, pois talvez independa de sistema operacional.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.