HP ML110 Gen9 controladora b140i 0

Iniciado por daemoncesar, 23 de Março de 2016, 23:35

tópico anterior - próximo tópico

daemoncesar

Galera estou apanhando para fazer funcionar o RAID1 nesta máquina.

Chega na hora do particionamento aparece os 2 discos...

Alguém já conseguiu instalar o debian ou ubuntu server neste hardware (em raid1) ?

galactus

Colega, dei uma pesquisada no Tio Google e encontrei instruções detalhadas da própria HP:

http://downloads.linux.hp.com/SDR/project/ubuntu-hpdsa/

Sem o driver acima o RAID1,  com smart array mode desta controladora b140i, não vai rolar.  Infelizmente não é um processo simples.  Acredito que sera mais fácil conseguir ajuda da HP.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

daemoncesar

Pis é eu achei esse site no google, mas não consegui fazer funcionar.

Será que não existe um .deb para montar na hora de instalar ?

daemoncesar

Você conseguiu instalar com estes arquivos ?

galactus

Não, eu não tenho esse servidor! Então não tenho como testar.

Agora, já achei outros tópicos no fórum internacional do  Ubuntu mesmo aonde não recomendam instalar o Ubuntu diretamente neste servidor, mas dentro de uma máquina virtual.

daemoncesar

Com o que você recomenda eu virtualizar ?

Não gostaria de instalar o windows server com vmware, existe algo FREE mais prático ?

Obrigado

daemoncesar

Com esxi 5.1 gratuito fica bom ?

Ou vou ser limitado com alguns recursos...

quero só virtualizar e instalar 1 sistema.

galactus

Não posso te ajudar qual a melhor máquina virtual grátis. talvez seja o caso de você perguntar na parte de servidores.

Se quiser continuar com Linux pode tentar o CentOS, é o Red Hat sem custos, mas por sua conta e risco.

zekkerj

Olá daemoncesar,

Veja no site da HP quais são os sistemas operacionais homologados pro seu servidor.
No serviço temos alguns servidores HP Proliant DL-360p Gen8, e alguns DL-380p Gen8. No site da HP indica que as distribuições Linux homologadas são o SuSE SLES 11 SP2 e alguma versão do RedHat Linux.
Isso significa que o Ubuntu não é uma distribuição homologada, o que não significa que não vai funcionar, mas sim que você vai estar na mão pra fazer isso.
O fato do SLES 11 ser homologado, no entanto, dá uma boa pista, você pode tentar usar o OpenSUSE em sua máquina, e usar as mesmas instruções de instalação (com um pouco de alteração).

Em particular, como você está usando uma controladora RAID por software, você vai precisar baixar um disco de imagem com os drivers dessa controladora. Esse disco de imagem normalmente é gravado em um pendrive que é montado na máquina na hora da instalação.

Na hora em que o GRUB carrega, você precisa alterar um parâmetro de carga, pra desativar a descoberta automática dos HDs ("BROKEN_MODULES=ahci"), e incluir o driver da controladora (F6) [instruções de instalação do SLES 11]. Feito isso, as unidades lógicas RAID são visualizadas e a instalação pode prosseguir.

Conseguindo instalar o OpenSUSE, você pode instalar o XenServer na máquina, que é uma boa opção de servidor de máquinas virtuais ("hipervisor").

Você perguntou sobre o VMware ESXi, eu já o usei há muito tempo e era legal, mas a versão que eu usava não permitia que as VMs acessassem qualquer tipo de dispositivo USB, local ou remoto. Fora isso era bem legal, muito fácil de instalar e usar, com uma interface de configuração que rodava na tua estação de trabalho.

Escolhendo entre XenServer e VMware ESXi, esteja atento que o primeiro trabalha com para-virtualização, o segundo com virtualização completa. Em algumas situações isso pode fazer diferença, portanto é bom entender o que é cada um e quais as vantagens/desvantagens.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D